Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após receber faixa, Bolsonaro diz que Brasil começou a se libertar do socialismo

01 de Janeiro de 2019 às 08:50

https://www.youtube.com/watch?v=zjdzNEuiPpg

A reportagem do Cruzeiro do Sul seguiu na manhã desta terça-feira (1) a Brasília para acompanhar a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Confira a cobertura em tempo real.

Bolsonaro e o vice, Mourão, exibem bandeira do Brasil: "Nossa bandeira jamais será vermelha", disse.  (Photo by EVARISTO SA / various sources / AFP)

17h50 - Em um discurso com vários acenos à base de eleitores que ajudou a elegê-lo e sem tocar no tema de união nacional, o presidente Jair Bolsonaro disse que vai atender aos pedidos de mudança revelados pelas urnas e que trabalhar para colocar o Brasil no "lugar de destaque que ele merece no mundo".

Do Parlatório, após receber a faixa presidencial do ex-presidente Michel Temer, o 38º presidente da República prometeu que vai lutar contra o modelo de governo de "conchavos e acertos políticos" e libertar a Nação "da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto".

Diante da ovação do público presente que o saudava a gritos de "mito", Bolsonaro, que chegou a fazer uma pausa e abanar uma Bandeira do Brasil, falou em acabar com a ideologia que, em sua visão, "defende bandidos e criminaliza policiais", divide os brasileiros, é ensinada nas escolas e passou a guiar as relações internacionais.

"Me coloco diante da Nação no dia em que o povo começou a se libertar do socialismo", disse o presidente. "Guiados pela Constituição, com a ajuda de Deus, a mudança será possível", disse o eleito, citando o baixo orçamento de sua campanha eleitoral como uma prova de que as mudanças já começaram a ocorrer.

Sobre economia, Bolsonaro disse que seu governo vai enfrentar os efeitos da crise mundial, que vai propor e implementar as reformas "necessárias" e que vai priorizar a educação básica, a exemplo de outras nações ricas.

Em um último aceno a sua base eleitoral, Bolsonaro, que novamente citou o ataque sofrido durante a corrida eleitoral e a providência divina que o teria salvado, voltou a usar um slogan de campanha. "Nossa bandeira jamais será vermelha. Só será se for preciso nosso sangue para mantê-la verde e amarela", disse.

 

17h00 - O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira (1), no Palácio do Planalto, a faixa presidencial das mãos de seu antecessor, Michel Temer.  Após a passagem da faixa, Bolsonaro ouviu a execução do hino nacional, acompanhado de Temer e de sua esposa, Marcela; da primeira-dama, Michelle, e do vice-presidente, Antonio Hamilton Mourão e da esposa deste, Paula.

Michel Temer realizou a transmissão da faixa presidencial. Crédito da foto: Evaristo Sá/AFP

16h50 - O presidente Jair Bolsonaro agradeceu nesta tarde via Twitter a mensagem que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu a ele na mesma rede social. "Caro Sr. presidente Donald Trump, eu realmente aprecio suas palavras de encorajamento. Juntos, sob a proteção de Deus, devemos trazer prosperidade e progresso ao nosso povo!", escreveu Bolsonaro em resposta a Trump, que disse que os "EUA estão com você!".

16h25 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou pelo Twitter o presidente Jair Bolsonaro, que tomou posse há pouco em Brasília, e elogiou o discurso feito por ele durante a cerimônia. "Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um grande discurso de posse - os EUA estão com você!", escreveu Trump na rede social.

16h10 - Chefes de Estado que vieram ao Brasil para a posse do presidente Jair Bolsonaro se manifestaram nas redes sociais para desejar sorte e reforçar os vínculos entre seus países e a nação brasileira.

Pelo Twitter, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, publicou um vídeo em que aparece sorrindo no plenário do Congresso Nacional, de onde acompanhou o discurso de Bolsonaro. Ele disse estar orgulhoso em representar o Estado de Israel na cerimônia e destacou que tem um laço de amizade com o presidente brasileiro.

Primeiro ministro israelese Benjamin Netanyahu participa da cerimônia de posse de Bolsonaro. Crédito da foto: Nelson Almeida / AFP

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou ter convicção na relação do país com o Brasil. "Somos parceiros estratégicos que olham para o mesmo horizonte da #PatriaGrande", afirmou, na mesma rede social.

Outro presidente estrangeiro que se manifestou foi o paraguaio Marito Abdo, que também foi a Brasília. "Tenho certeza que continuaremos fortalecendo nossos vínculos", escreveu, ainda antes da cerimônia.

Representante do governo americano na posse, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou no Twitter estar "ansioso" por "testemunhar a pacífica transferência de poder em uma das mais fortes democracias da América Latina". (Estadão Conteúdo)

15h47 - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) iniciou discurso pregando união no País. "Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e a nossa tradição judaico-cristã", disse, durante leitura de discurso de posse, nesta terça-feira, no Congresso Nacional.

Bolsonaro também aproveitou para agradecer novamente à equipe médica que o atendeu após o atentado, em Juiz de Fora (MG). "Primeiro, quero agradecer por estar vivo. Com humildade volto a essa casa, onde por 28 anos servi à Nação Brasileira. Volto a essa casa, não como deputado, mas como presidente da Republica Federativa do Brasil", disse.

Cavalaria dos Dragões da Independência acompanha a posse de Jair Bolsonaro. Crédito da foto: Carl de Souza / AFP

15h15 - Ao chegar no plenário do Congresso, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi recebido no plenário do Congresso pelos convidados com gritos de "mito", aplausos, e muitos fizeram gestos de armas com as mãos.

Presidente eleito, Jair Bolsonaro, faz leitura do compromisso constitucional. Crédito da foto: Nelson ALMEIDA / AFP

Acompanhado da primeira-dama Michele Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão, ele foi recebido pelos presidentes da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e senador Eunício Oliveira (MDB-CE). A entrada de Bolsonaro foi rápida. Ele subiu a rampa, encontrou os parlamentares na entrada do Salão Negro e seguiu direto para o plenário. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou depois de Bolsonaro. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, também aguardavam Bolsonaro e foram cumprimentados pelo presidente eleito.

 

15h00 - Presidentes de países vizinhos do Brasil chegaram na tarde desta terça-feira, 1º, ao plenário da Câmara, onde o presidente eleito, Jair Bolsonaro, toma posse às 15h. Além do presidente da Bolívia, Evo Morales, estão presentes o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, o presidente do Chile, Sebástian Piñera, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e o presidente do Peru, Martín Vizcarra. Também já chegou para a posse de Bolsonaro o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. As autoridades estão sentadas nas primeiras filas de cadeira do plenário.

14h54 - O público que acompanha a transmissão das imagens sobre a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro pelo telão instalado na Praça dos Três Poderes vibrou muito quando apareceu a saída da comitiva presidencial da Granja do Torto em direção à Esplanada dos Ministérios.

Além das bandeiras do Brasil e de diversos Estados brasileiros, Estados Unidos e Israel também são homenageados pelo público na Praça dos Três Poderes.

Depois de uma manhã quente, que levou alguns apoiadores do presidente eleito a passar mal, o tempo fechou em Brasília e, a cerca de meia hora da chegada prevista de Bolsonaro ao Congresso, o céu está carregado de nuvens negras. A previsão do tempo é que chova no horário da posse presidencial. Neste momento, ainda não chove na Esplanada.

Com relação ao público presente, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal afirmou que só divulgará a estimativa de número de participantes da posse ao final do evento.

14:48 - Bandeira de Israel é levada a para a posse de Jair Bolsonaro, aludindo à aproximação do presidente com o governo de Israel.

14:12 - Público enfrenta fila quilométrica na revista para a entrada na Esplanada dos Ministérios.

https://www.youtube.com/watch?v=lFEuWjTMZjs&feature=youtu.be

13:50 - Faltando menos de uma hora para a posse de Jair Bolsonaro,  o ambulante Fabio Soares já vendeu 2 mil camisetas desde ontem, quando chegou em Brasilia.

https://www.youtube.com/watch?v=Xgp6a3p0Bkk&feature=youtu.be

12:15 - Camelôs também estão faturando vendendo camisetas com a frase "se continuar nesse tom a gente vai ter problema" dita pela juíza Gabriela Harst que ficou nacionalmente conhecida depois que repreendeu o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A chamada de atenção aconteceu quando Lula depôs à juíza substituta de Sérgio Moro na ação que investiga o Sítio de Atibaia, da qual o ex-presidente é acusado de ter sido favorecido pelas empreiteiras OAS e Odebrechet. As camisetas são oferecidas a R$ 20,00.

Foto: Reinaldo Galhardo

12:00 - Símbolos nacionais tomaram conta da Asa Sul em Brasília na manhã desta terça-feira. Populares continuam chegando em excursões de ônibus, carro próprio ou deixando os hotéis onde se hospedaram nos últimos dias. A rede hoteleira está com a sua capacidade lotada em torno de 90%. As pessoas estão se concentrando numa grande área verde na avenida das Nações e fazem questão de mostrar o seu patriotismo agitando bandeiras, vestindo roupas verde e amarela e fazendo muito barulho com cornetas de plástico. Ambulantes estão vendendo o kit-Brasil por R$ 30,00 o que dá direito a uma bandeira do Brasil, bandanas e outros acessórios.

[gallery columns="4" size="medium" ids="60099,60100,60101,60102"]

Nem a placa de trânsito que orienta os motoristas para acesso à Esplanada dos Ministérios escapou de servir como propaganda da venda de todo tipo de artigo. Dois bonecos gigantes com 10 metros de altura estampam rosto do presidente Jair Bolsonaro. Um deles exibe uma capa nas cores verde e amarela, insinuando o lado super-herói do 38º presidente da República a ser empossado nas próximas horas.

A movimentação também inflacionou os serviços de Uber em Brasilia. Uma corrida de 20 minutos saindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubtischek até a Asa Sul, região hoteleira, e que custava em torno de R$ 20,00 agora subiu para R$ 40,00.

11:40 - Excursões de diferentes pontos do Brasil estão chegando para a posse de Jair Bolsonaro. O empresário Sérgio Rondini é um deles, vindo da cidade de Barretos.

https://www.youtube.com/watch?v=FNnVKJLgm-g&feature=youtu.be

10:20 - Ex-prefeito de Itu e deputado federal eleito com 49.653 votos, Herculano Passos veio para a posse do presidente Jair Bolsonaro. Como presidente da Frente Parlamentar Mista do Turismo, ele adiantou que vai desenvolver gestões para criar mais empregos atraindo cassinos para o Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=of6Cdbw67wE&feature=youtu.be

08:10 - Passageiros embarcam no aeroporto de Viracopos em Campinas para assistir a posse de Jair Bolsonaro. Grupo veste camisetas com a imagem do novo presidente da República. No primeiro dia do ano de 2019 o movimento é pequeno no local. O avião da Azul para Brasília decolou às 8h10.

Foto: Reinaldo Galhardo

https://www.youtube.com/watch?v=ML67cOGZF2E&feature=youtu.be

Galeria

Confira a galeria de fotos