Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gol suspende temporariamente operação dos Boeing 737 MAX 8 no Brasil

11 de Março de 2019 às 21:09

Gol suspende temporariamente operação dos Boeing 737 MAX 8 no Brasil Desde o início das operações com o Boeing 737 Max 8, em junho de 2018, a Gol já realizou 2.933 voos. Crédito da Foto: Divulgação

Única operadora dos aviões Boeing 737 MAX 8 no Brasil, a Gol Linhas Aéreas informou na noite desta segunda-feira que suspendeu temporariamente os voos das suas sete aeronaves desse modelo. A decisão é reflexo da queda de um aparelho de mesmo tipo no domingo (10), operado pela Ethiopian Airlines, na Etiópia, que deixou 157 mortos e foi o segundo acidente em cinco meses envolvendo um 737 MAX 8.

[irp posts="82224" ]

 

No fim de outubro de 2018, 189 pessoas já haviam morrido na queda de um avião da Lion Air, da Indonésia.

Embora as investigações ainda sejam preliminares, a semelhança entre as circunstâncias dos dois acidentes deixou as demais operadoras do modelo em alerta.

Em nota enviada à imprensa, a Gol informou que "desde o início das operações com o avião Boeing 737 MAX 8, em junho de 2018, já realizou 2.933 voos, totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência". A Gol é a maior cliente da Boeing fora dos Estados Unidos no mundo, com frota composta por 121 aeronaves -- sendo sete da versão mais moderna.

"Sendo segurança o valor número um da GOL, que direciona absolutamente todas as iniciativas da empresa, a companhia informa que por liberalidade, a partir das 20 horas de hoje (segunda-feira, dia 11), suspenderá temporariamente as operações comerciais das suas aeronaves 737 MAX 8".

Os clientes com viagens previstas nas aeronaves 737 MAX 8 foram comunicados e serão reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas. As rotas para Miami e Orlando, operadas com 737 MAX 8, serão realizadas pela Delta.

A Gol acrescentou que continuará operando os outros destinos internacionais de longo curso com os aviões Boeing 737 NG, de geração anterior ao MAX, e que a decisão foi previamente comunicada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"A GOL reitera a confiança na segurança de suas operações e na Boeing, parceira exclusiva desde o início da companhia em 2001, e esclarece que está acompanhando de forma intensiva todos os fatos, que permitam o retorno das aeronaves às operações regulares da companhia no menor espaço de tempo possível", reitera a nota. (Da Redação)