Buscar no Cruzeiro

Buscar

Frio é causa provável de ao menos cinco mortes no Estado de São Paulo

08 de Julho de 2019 às 10:22

Foto: Emídio Marques (09/12/2013)

 

Mais dois moradores de rua foram encontrados mortos em São Paulo neste domingo (7). A suspeita é de que o frio tenha causado ambos os óbitos - um registrados em Santo André, no ABC Paulista, e ouro em Assis, região oeste do Estado. Com estes dois casos, chega a cinco o número de pessoas em situação de rua encontradas mortas no Estado desde o início da onda de frio. Na madrugada de sábado, 6, foi registrada a temperatura mais baixa do ano, 7,4º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Santo André, um homem foi encontrado morto em frente a um posto de saúde no domingo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), a suspeita é de que o frio tenha sido a causa da morte. A pasta ressaltou, no entanto, que ainda não há qualquer confirmação. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para que a causa da morte seja determinada. O corpo foi encontrado enrolado em uma manta em frente ao Posto de Saúde da Família da Rua Almada, no bairro Parque Novo Oratório 1 pela Polícia Militar. O caso foi registrado no 2° Distrito Policial de Santo André.

Uma mulher, também em situação de rua, foi achada morta em Assis, no domingo, quando a cidade registrou temperatura mínima de 3ºC na madrugada. Segundo a Polícia Militar, Rozilda Maria Barreto, de 43 anos, foi encontrada por moradores na Av. Vila Prudenciana, sem qualquer marca de violência.

Na sexta-feira, 5, o morador de rua Gabriel Leguthe Laffot, de 22 anos, foi encontrado morto nas escadas do terminal de ônibus e Metrô da Barra Funda na zona oeste da capital, e um segundo, ainda não identificado, na rua Doutor Pacheco e Silva, no centro. No sábado, um terceiro homem, também não identificado, foi encontrado em Itaquera, bairro da zona leste.

Como ajudar

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CPAS, que funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pela Central 156.

A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);

- Citar pontos de referência;

- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

(Agência Estado)