Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em SP, coronavírus avança pelo litoral e municípios do interior

07 de Maio de 2020 às 00:13

governador de São Paulo Estado soma 3 mil mortes e Doria decretou luto oficial durante toda a pandemia. Crédito da foto: Divulgação Governo de SP

O Estado de São Paulo divulgou ontem que já soma 3.045 mortes. Diante disse o governador João Doria (PSDB), decretou luto oficial no Estado durante todo o período da pandemia. Estudos mostram que a doença está avançando rapidamente no interior e no litoral paulista. Na Capital, o prefeito Bruno Covas, suspendeu o bloqueio de ruas mas avalia a reimplantação do rodízio de automóveis como forma de incentivar o isolamento social.

Entre os mais de 3 mil óbitos, 1.135 ocorreram em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. Já faleceram uma ou mais pessoas residentes de 160 cidades do Estado. Essas regiões também concentram 14.666 casos confirmados, quase 38% do total de 37.853 infectados em São Paulo, até o momento. A doença já é verificada em 57% do território estadual, em 371 municípios.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a Covid-19 é de 67,2% no Estado de São Paulo e 86,6% na Grande São Paulo.

Interior e litoral

Dados divulgados nesta quarta pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado mostram que, no período de 3 de abril a 1º de maio, o número de casos cresceu 2.532% no interior, enquanto na região metropolitana o crescimento foi de 625%.

Conforme o especialista em geografia da saúde e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Raul Guimarães, está havendo aceleração de casos novos, atingindo os municípios menores. “O risco de faltar capacidade de atendimento hospitalar para os casos mais graves é grande”, alertou.

O avanço do vírus aconteceu de forma muito rápida no Estado, segundo ele. Em pouco mais de 40 dias, de 17 de março a 30 de abril, quando apenas 9 cidades da região metropolitana tinham casos, o número no Estado saltou de 164 para 28.693. Já as mortes subiram de 1 para 2.375.

Os dados mostram que a doença se espalhou por todo o território paulista, com casos em 332 dos 645 municípios, sendo que 293 (88%) estão no interior e litoral. Das 150 cidades que já registraram mortes, 114 (76%) estão fora da região metropolitana de São Paulo. Nas regiões de Botucatu, Sorocaba e Baixada Santista, hospitais já estão com alta lotação e leitos de UTI próximos da ocupação total.

Rodízio na Capital

Diante do insucesso nos bloqueios viários para aumentar as taxas de isolamento social na cidade de São Paulo, a Prefeitura quer agora impor, a partir da segunda-feira, um novo tipo de rodízio para veículos a fim de desestimular as pessoas a saírem de casa. Nesta quarta-feira (6), a taxa de isolamento na capital ficou em 48%, quando o ideal seria 70%. Nesta quarta, às 19h, a cidade registrava 24 quilômetros de congestionamentos. (Da Redação com Estadão Conteúdo)