Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em 24 horas Brasil tem mil novos casos de covid-19

03 de Abril de 2020 às 00:01

Em 24 horas Brasil tem mil novos casos Estação de ônibus passa por desinfecção, em Curitiba. Crédito da foto: Daniel Castellano / AFP

O Brasil registrou, em 24 horas, 1.074 novos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, os casos no País chegam a 7.910 e foram registradas mais de 300 mortes. Na atualização diária do Ministério da Saúde, feita no final da tarde, eram 299 óbitos. No início da noite, porém, o governo do Estado de São Paulo divulgou outras 20 mortes causadas pelo coronavírus.

O Estado de São Paulo segue sendo o mais afetado pela doença, com 3.506 casos confirmados e 188 óbitos. Em seguida, vêm Rio de Janeiro (992 casos, 41 óbitos), Ceará (550 casos, 20 óbitos), Minas Gerais e Distrito Federal (Cada um com 370 casos e 4 óbitos).

A região Sudeste é a que concentra o maior número de casos: 4 988, o equivalente a 63% do total. Já a região Norte, menos afetada, tem 377 casos confirmados da doença, o equivalente a 5% do total.

Primeiro caso

O Ministério da Saúde informou ontem, que detectou registro do primeiro caso de novo coronavírus no Brasil em 23 de janeiro. Antes, a pasta considerava um diagnóstico divulgado em 26 de fevereiro como sendo a chegada da doença no País.

O ministério não deu detalhes sobre a primeira infecção no Brasil. “Havia circulação inicial de casos (da Covid-19) já no final de janeiro de 201”‘, disse o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em entrevista no Palácio do Planalto sobre o balanço da pandemia no Brasil.

Oliveira explicou que o paciente foi identificado a partir da análise de internações passadas por síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Violência doméstica

No início da coletiva de imprensa, a ministra da a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, falou sobre casos de violência doméstica durante o período de isolamento social. A ministra afirmou que, de acordo com dados do Ligue 180, houve um aumento de 9% no volume de denúncias na semana passada, na comparação com a semana anterior. Segundo ela, o aumento da violência é uma tendência mundial com mais gente permanecendo em casa.

“Nos preocupa muito a expectativa do aumento da violência contra a mulher, o que já aconteceu em outros países, especialmente os países da Europa”, disse.

Damares Alves também anunciou, durante a coletiva, o lançamento de um aplicativo de smartphone para o recebimento de denúncias, tanto do Disque 180, quanto do Disque 100.

Batizado de Direitos Humanos BR, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e apresenta um passo a passo completo para que o denunciante registre a reclamação de maneira prática e segura.

Após fazer um breve cadastro, o denunciante pode registrar violências contra mulheres, crianças ou adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e outros grupos sociais. Há a opção de anexar arquivos, como fotos e vídeos. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)