Desfiles e Carnaval do Rio são suspensos
Crédito da foto: Gabriel Monteiro - Riotur
Os desfiles das Escolas de Samba do Rio não acontecerão em fevereiro, e o Carnaval da cidade não tem data para acontecer no próximo ano. A decisão da suspensão da festa na Marquês da Sapucaí foi tomada na noite da quinta-feira, 25, em reunião realizada pela Liga das Escolas de Samba (Liesa). Os blocos de Carnaval, por sua vez, haviam decidido pela suspensão de suas celebrações de rua ainda no mês passado.
Representantes de todas as agremiações se posicionaram a favor do adiamento. Três coisas pesam para definir os desfiles em 2021: imunização em massa contra o novo coronavírus, o que ainda depende da aprovação de uma vacina; tempo hábil para que as escolas se organizem; e questões financeiras.
Mesmo que a vacinação se torne uma realidade nos próximos meses e o desfile fique viável em 2021, os dirigentes avaliam que o Carnaval provavelmente não acontecerá nos moldes tradicionais. A tendência é que ele seja menor, com menos alas e alegorias. Uma última opção, mas que ainda enfrenta resistência, é cancelar definitivamente os desfiles e esperar por 2022. (Estadão Conteúdo)