Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conselho Federal de Medicina libera cloroquina em paciente leve

24 de Abril de 2020 às 00:01

Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou permissão para uso de medicamentos com cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com casos leves da Covid-19. Apesar de reconhecer que não há ainda comprovação de segurança e eficácia do tratamento, a entidade afirma que a liberação ocorre pela excepcionalidade da pandemia.

O CFM passou a livrar de infração ética médicos que prescrevem a droga em três situações. A primeira é para caso de paciente com sintomas leves, em início de quadro clínico, em que tenham sido descartadas outras viroses e exista diagnóstico confirmado da Covid-19. Também é autorizado o uso para pessoas com “sintomas importantes”, mas que ainda não estejam sob cuidados intensivos ou internadas.

No último cenário possível, o paciente pode receber a droga se estiver em estado crítico, com cuidados intensivos, incluindo ventilação mecânica.

O médico deve explicar ao paciente sobre efeitos colaterais do medicamento. Para liberar a prescrição, será assinado pelo paciente ou familiares, um termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O CFM não autoriza a aplicação da droga com intuito preventivo. (Estadão Conteúdo)