Buscar no Cruzeiro

Buscar

Com falhas no sistema, Sisu prorroga inscrições até domingo

25 de Janeiro de 2019 às 10:31

sisu Os candidatos podem se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Há três dias com registros de lentidão no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de falhas de segurança, o Ministério da Educação (MEC) comunicou que prorrogará até as 23h59 de domingo, 27, o prazo para inscrição no sistema, que terminaria nesta sexta-feira (25).

O ministério também informou que alterou, a partir de ontem, a atualização das notas de corte, que passou a ser feita somente à 00h00 (meia noite), e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h), como vinha ocorrendo. “A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente”, explica o ministério.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.

Ontem, os candidatos continuavam relatando dificuldade para acessar o site e relatavam falhas de segurança. Quando conseguiam acessar o sistema, colocavam seus dados (login e senha), mas eram direcionados para a inscrição de outros candidatos.

O MEC informou que o sistema funcionava de forma “estável” ontem, e que a lentidão “eventualmente registrada” resultava do volume massivo de acessos simultâneos. Apesar de informar que o sistema está estável, o MEC disse que continuava realizando “todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável”, mas não se referiu às falhas de segurança relatadas

As reclamações continuavam a acontecer ontem, assim como a lentidão e as falhas. Foto: Reprodução / Facebook

Acesso no nome de outro

Os candidatos que tentavam se inscrever para uma vaga em universidades públicas pelo Sisu continuavam com dificuldade para acessar o site -- que começaram já no primeiro dia de inscrição, terça-feira, 22 -- e, quando conseguiam, colocavam seus dados (login e senha), mas eram direcionados para a inscrição de outros candidatos.

Nas redes sociais, estudantes compartilham imagens que mostram o erro. Muitos também reclamam de não conseguir acessar o site nem mesmo em horários com menos acesso -- por exemplo, na madrugada.

“Coloquei minha senha certinha e entrou nos cursos de outra pessoa, segurança zero Sisu”, escreveu um candidato nas redes sociais. Outro estudante também fez um relato do que ocorreu quando tentou acessar seu perfil. “Depois do dia inteiro tentando entrar no site, quando consigo, usando minha senha e matrícula, aparece a conta de uma Thaís, com os cursos que a menina escolheu”, disse o candidato.

Na noite de quarta-feira, 23, o MEC comunicou que registrou “lentidão do sistema em alguns momentos em razão do enorme volume de acessos, que chegaram a 500 mil simultâneos”. Na terça-feira, o pico de acessos simultâneos chegou a 350 mil. “A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados”, segundo o ministério. (Estadão Conteúdo)