Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha de vacinação termina em SP, mas imunização continua

24 de Julho de 2020 às 17:16

Vacina continuará disponível após o encerramento da campanha. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (12/5/2020)

 

O Estado de São Paulo encerra nesta sexta-feira (24) a campanha oficial de vacinação contra gripe deste ano. Mesmo assim, ainda é possível se imunizar nos postos de saúde até término das doses disponíveis.

No dia 30 de junho, a campanha foi prorrogada e estendida para toda a população. Qualquer um pode se vacinar, não somente os grupos prioritários, como, idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

[irp posts="261380" ]

 

A vacina protege contra o vírus influenza e complicações da gripe, pneumonias entre elas. Também diminui o número de pessoas com problemas respiratórios, frequentes nesta época do ano, o que minimiza os impactos sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covid-19.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a meta de alcançar pelo menos 90% da população-alvo foi atingida entre idosos, profissionais de saúde e indígenas. Em meio aos grupos prioritários, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, mulheres em pós-parto e pessoas de 55 a 59 anos tinham sido os menos vacinados até o início da prorrogação.

Ainda de acordo com a secretaria, a orientação é para que haja organização de filas nos postos, a fim de evitar aglomerações. Uma triagem é feita, para identificar se a pessoa tem algum sintoma de problema respiratório - presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Nesses casos, a pessoa não será vacinada. (Estadão Conteúdo)