Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasil tem mais 610 mortes por Covid-19

08 de Maio de 2020 às 00:01

Brasil tem mais 610 mortes por Covid-19 Crédito da foto: Evaristo Sa / AFP

O Brasil registrou 610 mortes decorrentes do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo atualização feita pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (7). Com isso, o total oficial de vítimas da doença no País subiu de 8.536 para 9.146. No registro diário, o País superou o Reino Unido (539 óbitos) e só fica atrás dos EUA (2.495 mortes).

O número oficial de casos confirmados de Covid-19 passou de 125. 218 para 135.106, sendo 9.888 novos casos registrados entre quarta e esta quinta.

São Paulo continua a liderar em casos com 3 206 mortes até ontem. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento de covid-19 é de 66,9% no Estado de São Paulo e de 89,6% na Grande São Paulo.

[irp posts="235931" ]

 

Projeção

Uma estimativa realizada por pesquisadores brasileiros e publicada no site Covid-19 Brasil aponta mais de 1,6 milhão de casos da doença causados pelo novo coronavírus no País, sendo 526 mil só no Estado de São Paulo. A contabilidade desses casos ocultados das estatísticas pela subnotificação colocaria o Brasil como o novo epicentro da doença, ultrapassando 1,2 milhão de casos registrados nos Estados Unidos, país com população maior que a brasileira.

[irp posts="242698" ]

 

“É sabido que existe uma grande subnotificação de casos no Brasil todo, pois só estão sendo testados os casos graves, de quem vai para os hospitais. Mas de quanto é essa distorção da realidade? A motivação deste estudo é, de alguma forma, contribuir para o planejamento da epidemia, pois com essa subnotificação tremenda só estamos vendo a ponta do iceberg”, diz Domingos Alves, integrante do grupo, formado por cientistas de mais de dez universidades brasileiras para monitorar a epidemia por meio de técnicas de ciências de dados.

O pesquisador, que também é coordenador do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), ressalta que uma estimativa mais realista do número de casos permitiria que governos e população tivessem maior capacidade de planejar medidas de combate à pandemia. “Para ter uma noção real da dimensão, o ideal seria testagem em massa.” (Estadão Conteúdo)