Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bolsonaro participa no Congresso de sessão dos 30 anos da Constituição

06 de Novembro de 2018 às 07:51

Bolsonaro chegou pouco antes das 10h ao Congresso. Foto: Evaristo Sa / AFP

*Atualizada

Na primeira visita do presidente eleito Jair Bolsonaro a Brasília, sua participação em evento sobre os 30 anos da Constituição lotou o Congresso na manhã desta terça-feira, dia 6 As sessões solenes, como a que ocorre nesta manhã, raramente registram um grande número de parlamentares na Casa. Nesta terça, porém, tanto deputados e senadores da base quanto da oposição participam do evento.

A sessão estava marcada para ter início as 10h, mas desde 9h autoridades começaram a chegar no prédio. A imprensa, que normalmente tem trânsito livre no local, teve a circulação limitada a alguns espaços e é acompanhada de perto pelos seguranças.

Bolsonaro chegou pouco antes das 10h ao Congresso e não conversou com os jornalistas. Foi direto ao gabinete do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), onde se reuniu também com o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A chegada de Bolsonaro ao Congresso cercada por um forte esquema de segurança, bem diferente de meses atrás, quando o deputado em sétimo mandato passava despercebido pela maioria. Durante as votações, era comum ver o parlamentar, agora presidente eleito, sentado no plenário ao lado de seu filho, o também deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

https://www.youtube.com/watch?v=iPqaQ-zSf0w

Considerado por Bolsonaro o seu "Posto Ipiranga" na economia, o economista e futuro ministro Paulo Guedes também participa da sessão no Congresso. Diferentemente do presidente eleito, que se sentou na mesa diretora, Guedes se sentou em uma das cadeiras no plenário, ao lado de deputados e senadores com quem terá de negociar a votação de suas propostas para a economia.

O relator da reforma tributária, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), inclusive, aproveitou o início da sessão para puxar assunto com o futuro ministro da Economia. Hauly foi até o economista para tentar agendar uma nova reunião para falar sobre a reforma.

Depois do evento na Câmara dos Deputados, Bolsonaro almoçará com o atual ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, na Esplanada dos Ministérios. Às 14h, o presidente eleito fará uma visita ao comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e às 16h encontrará com o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

A Força Aérea Brasileira divulgou imagens da chegada do presidente eleito em Brasília. Foto: Twitter / FAB

Primeiro passo na transição de governo

A sessão no Congresso conta com a presença das principais autoridades do País. Estão presentes na sessão que celebra os 30 anos da Constituição o próprio presidente da República, Michel Temer, o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Eunício Oliveira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

Primeiro a se pronunciar, Eunício celebrou o início da transição de governo conforme a Constituição Federal de 1988. "Este é o primeiro passo de um processo de transição que, ouso afirmar, é fruto da Constituição Cidadã de 1988. A Constituição marca a transição para o mais longo período democrático do Brasil contemporâneo", comentou Eunício, que celebrou a presença da imprensa na sessão.

Vale lembrar que a cobertura da sessão pela imprensa chegou a ser vetada pela organização da cerimônia, sob pretexto de falta de espaço, uma vez que o plenário estaria lotado pelos convidados do presidente eleito. O presidente do Congresso, entretanto, autorizou a presença de jornalistas.

A participação popular na formulação da Constituição Federal foi citada por Eunício. "Quem participou daquela Constituinte costuma se lembrar daquele momento maravilhoso histórico do Brasil. Participação da população brasileira inteira foi bem marcante", disse. "Devemos sempre respeitar a Constituição e principalmente cumpri-la. Atuar com civismo cria laços de efeito com a população", emendou.

Em mensagem a Bolsonaro, Eunício declarou ter certeza de que o novo governo "irá honrar quem veio antes, sob luz da democracia" (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos