Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bahia decreta emergência em 73 municípios

11 de Outubro de 2020 às 00:01

Bahia decreta emergência em 73 municípios Crédito da foto: Mateus Morbeck / AFP (9/10/2020)

O governador da Bahia, Rui Costa, decretou situação de emergência em 73 municípios do Estado em razão dos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina. O decreto foi publicado ontem (10) em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado. A situação de emergência tem validade inicial de 90 dias.

Segundo o documento, a situação de emergência atinge as bacias do Paramirim, do rio Corrente e do Rio Grande, além da Chapada Diamantina e Velho Chico. A medida foi tomada levando em consideração os avisos meteorológicos de ondas de calor e de baixa umidade relativa do ar emitidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A decisão visa amenizar os impactos negativos na saúde da população, no meio ambiente e na economia local. O governo disse ainda que os incêndios florestais estão afetando as atividades econômicas e também a flora e a fauna da região, em áreas legalmente preservadas e não preservadas, incluindo as nascentes de vários rios. (Estadão Conteúdo)