Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após 133 dias, Santuário de Aparecida retoma missas

29 de Julho de 2020 às 00:08

Após 133 dias, Santuário de Aparecida retoma missas O público presencial é limitado e transmissões continuam pela internet. Crédito da foto: A12

Depois de 133 dias sem a presença dos fiéis em razão da pandemia do coronavírus, o Santuário Nacional de Aparecida, maior templo mariano do mundo, retomou nesta terça-feira (28) as missas presenciais em Aparecida, interior de São Paulo. Devido às regras de distanciamento social, o público é limitado e as celebrações continuam sendo transmitidas pelos meios de comunicação da Rede Aparecida. As romarias de outubro em comemoração à padroeira seguem indefinidas.

A missa da retomada teve a participação de apenas 100 fiéis, muito abaixo da capacidade do templo, que já chegou a reunir 35 mil devotos.

Conforme o padre Catalfo, reitor do santuário, a partir de agora, quem visita a basílica deve seguir um protocolo de segurança, definido de acordo com as autoridades sanitárias e religiosas.

No estacionamento só é permitido o acesso de veículos com até sete lugares, já que decreto municipal impede o ingresso, na cidade, de ônibus e veículos com capacidade maior.

A entrada dos fiéis, por ordem de chegada. Só entram pessoas com máscara, que deve ser utilizada durante a celebração e o período de acolhida. Fora dos horários das missas diárias a basílica fica fechada para higienização.

A reabertura do santuário segue decreto publicado no dia 29 de junho pela prefeitura de Aparecida. Simultaneamente, foram reabertos hotéis e pousadas da cidade com lotação reduzida a 30% da capacidade.

As celebrações de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, quando grandes romarias acorrem ao santuário, ainda não estão definidas. Em todo o ano passado, o santuário recebeu 12,6 milhões de visitantes -- o maior fluxo religioso do país. (Estadão Conteúdo)