Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anvisa concede registro definitivo à vacina da Pfizer contra Covid-19

23 de Fevereiro de 2021 às 10:58

A vacina da Pfizer é a primeira a obter o registro definitivo no Brasil. Crédito da foto: Ahmad Gharabli/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (23), o registro definitivo da vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19. É o primeiro imunizante a ter autorização para uso em massa no País.

A informação foi dada pelo presidente da agência, Antonio Barra Torres, em nota. O imunizante, no entanto, ainda não foi adquirido pelo governo brasileiro, que não concorda com exigências do laboratório. O Ministério da Saúde inclusive recorreu ao Palácio do Planalto pedindo ajuda para resolver o impasse e conseguir destravar a compra do imunizante.

Segundo a Anvisa, este é o primeiro registro de vacina contra a Covid-19 de uso amplo, nas Américas. O Brasil realiza sua campanha de vacinação com a CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, e com a produzido pela Oxford/Astrazeneca, ambas aprovadas pela Anvisa apenas para uso emergencial em grupos prioritários.

A agência acrescentou que a vacina, desenvolvida pelo laboratório americano Pfizer com a alemã BioNtech, teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas.

"Esperamos que outras vacinas estejam, em breve, sendo avaliadas e aprovadas", completou o comunicado.

A aprovação do registro definitivo acontece no momento em que o Brasil, o segundo país mais afetado pela Covid-19 no mundo, com 247.000 mortes. Mais de seis milhões de pessoas foram vacinadas até o momento, o que corresponde a 2,8% dos 212 milhões de habitantes.

Embora seja reconhecido internacionalmente por sua capacidade de organizar campanhas de imunização em larga escala, o Brasil iniciou a campanha de vacinação depois de outros países latino-americanos e de forma muito gradual, com prioridade para os profissionais de saúde, idosos e população indígena. (Estadão Conteúdo e AFP)

Íntegra da nota

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.

Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.

Esse é o nosso compromisso."