AGU quer editar vídeo de reunião ministerial

Por

Crédito da foto: Wesley Mcallister/AscomAGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou novo pedido de reconsideração ao ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, solicitando restrição no envio à Corte da gravação de reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril. A reunião foi citada pelo ex-ministro Sérgio Moro como a ocasião em que o presidente Jair Bolsonaro teria pressionado o ex-juiz a trocar o comando da Polícia Federal.

No pedido, a AGU “roga” que o decano limite o envio a “apenas e tão somente a eventuais elementos que sejam objeto do presente inquérito” -- ou seja, as conversas entre Moro e o presidente sobre o comando da PF. A ordem de Celso cobra o envio da íntegra da reunião, sem edições ou alterações.

Bolsonaro chegou a prometer que divulgaria o vídeo para mostrar como ele trata os ministros, mas depois recuou alegando que recebeu o conselho para “não criar turbulência.”

A defesa de Moro rebateu o pedido de reconsideração da AGU e diz que “eventuais colocações constrangedoras” de Bolsonaro “não são motivos aptos a impedir o atendimento de determinação judicial”, pois não se trata de “segredo de Estado”. (Estadão Conteúdo)