Buscar no Cruzeiro

Buscar

Adesão do Estado de São Paulo ao isolamento cai e fica em 47%

11 de Abril de 2020 às 00:01

Se a população continuar desrespeitando, poderão ser tomadas medidas mais rigorosas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (4/4/2020)

O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do Governo de São Paulo revela que caiu a adesão da população do Estado às medidas de isolamento social para o combate ao novo coronavírus. Segundo o Simi-SP, o índice de isolamento social recuou 13% em quase uma semana, de 54%, em 3 de abril, para 47%, em 9 de abril. O ápice do indicador, de 59%, foi alcançado no último dia 5 de abril.

De acordo com o Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, a adesão ideal para controlar a disseminação do coronavírus é de 70%. Nesta sexta-feira (10), o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que se o índice de isolamento não subir para um porcentual entre 60% e 70% neste final de semana, o Estado adotaria medidas mais rígidas a partir de segunda-feira (13) para que as pessoas fiquem em casa, como multas e prisão.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo lidera o ranking de casos de coronavírus no Brasil, com 8.216 ocorrências. Até o momento, já foram registrados 540 óbitos. Há uma semana, eram 4.048 casos e 214 mortes. Se a taxa de adesão ao isolamento social continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. O governo de São Paulo tem usado os dados para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

(Wellington Bahnemann - Estadão Conteúdo)