Buscar no Cruzeiro

Buscar

Unidade da Toyota em Sorocaba poderá se transformar em uma megafábrica

17 de Junho de 2018 às 11:52

Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe - ASSIS CAVALCENTE / SECOM

A fábrica da Toyota em Sorocaba, onde já é produzido o compacto Etios desde 2012 e agora começa a fabricar o Yaris, já é a unidade que mais produz veículos da marca no Brasil e está no rumo de se tornar uma das maiores do grupo. A unidade vai inaugurar o terceiro turno de produção e começará a produzir 165 mil carros por ano. A fábrica, mais especificamente seus operários de linha de montagem, ganharam um admirador importante. Trata-se do CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Steve St.Angelo, o big boss da marca no continente, um norte-americano que nasceu em Detroit, terra do automóvel, e tem décadas de experiência no setor, boa parte desse tempo trabalhando no chão de fábrica.

St.Angelo vê grande futuro para a fábrica de Sorocaba. “Estou nesse negócio há 45 anos, a maior parte na manufatura e a fábrica de Sorocaba é a melhor em que já trabalhei.” De acordo com o executivo, se a unidade continuar produzindo com a qualidade atual e o sindicato continuar mantendo um relacionamento correto com a empresa, a marca continuará investindo na fábrica.

Steve St.Angelo já foi diretor de uma grande fábrica da Toyota no Kentucky (EUA) que produzia 570 mil veículos mais 650 mil motores e, para ele, a unidade local pode chegar a esse tamanho. Na realidade, a fábrica da Toyota de Sorocaba já tem licença ambiental para produzir até 400 mil veículos por ano. Tem também área para expansão.  “Acredito que Sorocaba pode ser uma mega planta e o segredo é que o trabalhador da unidade trabalha com o coração”. Surpreendeu o executivo a habilidade e o comprometimento dos trabalhadores, e a cooperação entre empresa, funcionários e o sindicato.

Trajetória de sucesso

Steve nasceu em Detroit, berço da indústria automobilística dos EUA e formou-se em engenharia da computação na Maddona University. Graduou-se também em gestão industrial e tecnologia elétrica pela Henry Ford College, e fez mestrado em gestão de produção pela General Motors Institute. Sua carreira na Toyota começou em 1995 na New United Motor Manufacturing, uma joint-venture entre Toyota e a GM na Califórnia. Em 2005, Steve se tornou executivo da marca japonesa e assumiu a vice-presidência de produção em uma fábrica da Toyota, em Kentucky (EUA), uma das maiores fábricas do grupo no mundo. Em março de 2013, St.Angelo foi indicado pela Toyota como CEO da América Latina e Caribe.