Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qual é a alimentação mais adequada para pessoas com gastrite?

11 de Fevereiro de 2020 às 10:11

Para responder  a esta pergunta, primeiro temos de entender qual a real causa da gastrite.

A gastrite ocorre quando o ácido presente no estômago ataca as paredes desse órgão.

Agora, entenda: o estômago é ácido: ele necessita ser ácido para fazer a digestão dos alimentos.

Da mesma forma que ele é muito ácido, ele tem um fator de proteção para se proteger dessa acidez, que é a camada de muco que fica em cima das células, para impedir que esse ácido atinja as células do estômago.

Então, nós temos duas situações que podem acontecer.

A primeira situação é o excesso de ácido, corroendo esse muco e atingindo a mucosa, as células do estômago.

E a segunda situação, a diminuição desse muco protetor.

Quando você diminui o muco protetor, qualquer quantidade de ácido já vai causar algum tipo de desconforto por atacar a mucosa.

A grande maioria dos sintomas ocorrem não por aumento do ácido, mas sim por uma diminuição desse muco, dessa camada de proteção.

Então, quando essa camada de proteção diminui, o sintoma aparece mesmo com um pouquinho só de ácido.

E essa camada de proteção ela pode ser diminuída, seja por fatores relacionados à alimentação, como também fatores relacionados ao dia a dia — como o estresse e a falta de sono. Assim como o uso de cigarro ou de álcool. Tudo isso pode diminuir esse muco.

E, dentro da alimentação, os alimentos industrializados, superindustrializados, eles também têm esse efeito de diminuir o muco.

Então, quando o muco baixa, é como se fosse uma pessoa careca indo para o sol. O cabelo protege a nossa cabeça.

Então, se uma pessoa careca e uma cheia de cabelo  ficarem ao sol ao mesmo tempo, o careca vai sentir desconforto, independente do sol.

Além dos alimentos industrializados, do excesso de álcool, do fumo e do estresse, alguns medicamentos comuns (como os anti-inflamatórios) também destroem essa proteção natural do estômago.

Sendo assim, comer comida de verdade, pouco processada, e moderar álcool e cigarro (além de gerir o estresse) são medidas de estilo de vida que atenuam (ou mesmo revertem) os sintomas da gastrite.

(As informações foram todas obtidas da médica Dra. Ana Martha Moreira, em entrevista completa sobre o assunto: Estômago, Refluxo, Gastrite E Saúde Da Vesícula, Com A Dra. Ana Martha.)