Buscar no Cruzeiro

Buscar

Principais Benefícios Para Saúde De Uma Dieta Cetogênica

31 de Março de 2020 às 12:10

A dieta cetogênica traz diversos benefícios para a saúde, e você vê praticantes falando sem para sobre eles.

Mas será que existe alguma base para isso?

Na verdade, sim: existem pelo menos 7 benefícios da dieta cetogênica que são comprovados pela ciência. Vamos ver quais são eles.

Benefício #1 - Perda De Peso E Emagrecimento

Este é o principal motivo que leva a maior parte das pessoas a seguir uma dieta cetogênica: o fato de que ela é uma ferramenta poderosa para tratar sobrepeso e obesidade — e ainda melhorar sua saúde no processo.

Sendo que o principal é comer alimentos nutritivos como proteínas, gorduras boas, e vegetais pobres em amido. E não ficar medindo cetonas, nem acrescentar manteiga no café.

Benefício #2 - Controle Da Glicemia

Devido à baixa ingestão de carboidratos, uma dieta cetogênica pode ajudar a manter sua glicemia estável, e te tirar da “montanha-russa de glicose”.

Benefício #3 - Tratamento De Condições Neurológicas

A dieta cetogênica foi originalmente criada para isso - tratamento de convulsões, especialmente em crianças com epilepsia.

Neste caso, é fundamental o acompanhamento médico, inclusive porque a dieta cetogênica terapêutica pode ser bem diferente da dieta cetogênica para emagrecer.

Benefício #4 - Melhora Do Humor

Uma dieta cetogênica bem formulada tende a ser livre de vários alimentos inflamatórios, como açúcares, óleos vegetais, e carboidratos refinados.

E algumas evidências apontam que esta estratégia alimentar pode ajudar a melhorar o humor.

Benefício #5 - Tratamento Para Síndrome Dos Ovários Policísticos (SOP)

É estimado que a síndrome dos ovários policísticos (ou SOP) atinja cerca de 15% a 20% das mulheres.

Uma das principais causas da SOP é a resistência à insulina - e uma dieta cetogênica pode melhorar esta causa, colocando a SOP em remissão.

Benefício #6 - Tratamento Da Síndrome do Supercrescimento Bacteriano (SIBO) E Do Refluxo (GERD)

A dieta cetogênica diminui o consumo de carboidratos fermentáveis (os chamados FODMAPs), e isso ajuda a tratar SIBO (supercrescimento bacteriano) e refluxo.

Veja o vídeo abaixo um estudo sobre dieta baixa em carboidratos e refluxo.

https://www.youtube.com/watch?v=eauLLyy_638

Benefício #7 - Tratamento Adjuvante De Alguns Tipos De Câncer

É possível que alguns tipos de câncer se beneficiem de uma estratégia cetogênica.

A literatura já conta com alguns exemplos de aplicações de dietas very low-carb em pacientes com câncer, e esperamos que, nos próximos anos, essas intervenções sejam cada vez mais estudadas.

A endócrino Dra. Janaína Koenen explica esta estratégia nesta entrevista.

Resumindo: As pessoas alegam todo o tipo de benefícios obtidos ao seguir uma dieta cetogênica - mas os 7 benefícios elencados acima são realmente apoiados em ciência. Espera-se que, com o desenrolar de novos estudos, possamos dizer com cada vez mais clareza o que uma estratégia alimentar cetogênica pode (e o que não pode) fazer por você.

Fontes e referências: Você pode ver as referências científicas que embasam esta resposta (bem como uma explicação mais detalhada de cada um dos benefícios) no artigo original 7 Benefícios De Seguir A Dieta Cetogênica.

Forte abraço,

- Guilherme E Roney.