Rota do Equilíbrio

#5 Dicas Simples E Efetivas Para Lidar Com Intestino Preso

Nossa ideia aqui no “Rota do Equilíbrio” é sempre dar dicas úteis e práticas para você melhor seu estilo e sua qualidade de vida.

E pensando nisso, hoje resolvemos escrever sobre uma questão literalmente desconfortável e que incomoda muita gente – seja quem faz algum tipo de dieta ou não.

É o intestino preso, que também pode ser conhecido por dificuldade de ir ao banheiro, constipação, desconforto abdominal, e por aí vai…

São muitos os nomes que aparecem por aí, mas o problema é o mesmo, um problema que não só causa desconforto como inclusive piora o humor de muitas pessoas.

E visando solucionar, ou ao menos amenizar essa questão, é que resolvemos trazer para você essas dicas de hoje. Então vamos a elas.

Dica #1 – Sementes De Chia

As sementes de chia são um alimento riquíssimo em fibras solúveis, que como você já deve saber, ajudam e muito na hora da evacuação.

As fibras se movem através do intestino sem serem digeridas, o que aumenta o volume das fezes e promove sua regularidade.

Inclusive, existem estudos que mostram que aumentar a ingestão de fibra faz com que as fezes se amoleçam, facilitando a passagem pelo intestino.

As sementes de chia são ricas em fibras solúveis: são 35 gramas de fibras a cada 100 gramas do alimento.

E falando em fibras…

Dica #2 – Folhas Verdes

Folhas verdes como espinafre, couve e repolho funcionam bem para seu intestino por duas maneiras principais.

Esses alimentos low-carb são ricas em fibras e ainda possuem uma quantidade considerável de magnésio.

Sendo que este é o ingrediente principal em muitos tipos de laxantes, uma vez que ajuda a atrair água para o intestino de modo a ajudar na passagem das fezes.

Então, assegurar o seu consumo adequado é fundamental para manter a regularidade intestinal e garantir idas ao banheiro sem sofrimento.

E como “bônus”, essas folhas verdes ainda são:

Dica #3 – Kefir

O kefir é um probiótico que está ganhando popularidade, principalmente entre os adeptos de uma alimentação mais natural.

Ele é um fermentado (geralmente a partir do leite) que alimenta as bactérias saudáveis do intestino.

Inclusive, estudos mostraram melhoras significativas na regularidade intestinal naquelas pessoas que passaram a consumir essa bebida.

Ou seja, um aumento de frequência de idas ao banheiro, uma melhora na consistência das fezes, e uma diminuição da necessidade de usar laxantes.

(Se você não sabe o que é kefir, este artigo te conta tudo essa bebida.)

Dica #4 – Café

Se você acompanha nosso trabalho há algum tempo, provavelmente já sabe que somos fãs de um bom cafezinho.

E tem como não amar essa bebida?

Além de deliciosa e de trazer inúmeros benefícios para a saúde, ainda funciona particularmente bem para ajudar algumas pessoas na hora de ir ao banheiro.

Isso porque ajuda a produzir e liberar mais hormônio gastrina, que é responsável por estimular os músculos do cólon.

Dica #5 – Ficar De Cocóras

O ser humano evolui ficando na posição de “cócoras”.

Porém, atualmente a gente praticamente não fica nessa posição, sendo que passamos a maior parte do tempo sentados, deitados e, mais raramente, de pé.

Mas o mais interessante é que essa posição pode trazer alguns benefícios para nossa saúde, como por exemplo o fortalecimento do assoalho pélvico e alongamento de alguns tendões.

Conforme a própria educadora física Gigi Kaupe fala:

“Além disso, melhora a mecânica intestinal e evita doenças do cólon.

Portanto, pessoas que sofrem com constipação (na verdade, todas as pessoas) deveriam praticar a postura tanto no dia a dia quanto no momento da evacuação. “

Uma dica adicional neste ponto, para facilitar a posição de cócoras na hora de evacuar, são os “Banquinhos de Cócoras”.

Finalizando…

Eram essas as dicas que queríamos trazer no texto de hoje.

E agora vamos passar a bola para você: qual dica você mais gostou?

Tem outra dica que não falamos? Conta pra gente nos comentários abaixo!

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