Rota do Equilíbrio

5 alimentos que auxiliam na circulação sanguínea

Você com certeza já ouviu falar que “você é o que você come”, não é mesmo?

Esse tipo de pensamento vem do fato de que são os alimentos que comemos que oferecem os nutrientes para o funcionamento do nosso corpo.

Se comemos coisas positivas, nosso organismo funciona bem — e não é necessário ser um cirurgião vascular para entender que existem alimentos que auxiliam na circulação sanguínea.

Portanto, é importante ter uma boa dieta caso você tenha histórico de problemas circulatórios na família.

Afinal, problemas cardíacos são a causa de morte número 1 no Brasil.

Assim, ter uma dieta que auxilia na circulação sanguínea pode ajudar a prevenir problemas sérios no futuro e a garantir mais saúde.

Mesmo que você não tenha problemas específicos de saúde na área circulatória, também vale a pena comer bem para se prevenir mais ainda.

Quer saber quais são os alimentos que auxiliam na circulação sanguínea? Então siga a leitura do artigo abaixo!

1. Laranja e frutas cítricas

As frutas cítricas são naturalmente conhecidas por serem ricas em vitamina C.

É por isso, por exemplo, que se recomenda tomar suco de laranja ou chupar um limão quando estamos com gripe, já que supostamente a Vitamina C fortalece o sistema imunológico (embora a ciência não concorde tanto assim com essa suposição).

No entanto, se tem uma coisa que a Vitamina C realmente faz é fortalecer a parede dos vasos sanguíneos. Isso ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a garantir maior segurança na circulação sanguínea, sem riscos de lesões.

Leia mais  Bons E Maus Motivos Para Praticar Jejum Intermitente

2. Alho e cebola

Nós, brasileiros, adoramos temperar o feijão, o arroz e a carne com alho e cebola. Para muitos, é a combinação básica de um tempero gostoso.

A parte boa disso, além do sabor, claro, é que a combinação ajuda a impedir que os vasos sanguíneos entupam.

Isso porque eles são alimentos ricos em alicina, que é uma substância conhecida por diminuir a pressão sanguínea e ter função anti-trombótica e anti-inflamatória.

Por isso, ela ajuda a reduzir os depósitos de gordura no corpo e garantir uma circulação mais saudável no geral.

3. Salmão e sardinha

Uma substância que é muito recomendada para vários tipos de problemas no corpo é o Ômega-3.

Esse nutriente ajuda a melhorar a nossa atividade cerebral, a desinflamar o corpo e traz outros benefícios positivos.

Sabe o que ele também faz?

Ajuda a diluir o sangue, tornando-o menos denso e mais fluido.

Na prática, isso facilita muito a circulação e reduz bastante as chances de um entupimento das artérias ou veias, por exemplo.

Leia mais  Bons E Maus Motivos Para Praticar Jejum Intermitente

Os dois alimentos mais famosos que contam com Ômega-3 em grandes quantidades são o salmão e a sardinha, dois peixes que são facilmente encontrados no supermercado, embora o preço do salmão não seja o mais acessível possível.

Outros alimentos com bastante Ômega-3 são as sementes de chia, linhaça e nozes.

4. Tomate

Os antioxidantes são nutrientes importantes para melhorar a saúde do corpo. Isso acontece porque eles agem como protetores dos vasos sanguíneos, mantendo-os saudáveis por mais tempo.

Além disso, os antioxidantes são muito úteis no corpo pois enfrentam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e por vários danos ao nosso corpo, incluindo o câncer.

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo nosso corpo durante a queima de oxigênio (de certa forma, respirar é uma das coisas que faz com que nós morramos). Os antioxidantes ajudam a combatê-los e a proteger as células do corpo.

O tomate é um dos alimentos com mais antioxidantes, especialmente aqueles do tipo carotenóides, que protegem realmente a deterioração de células, envelhecimento precoce e problemas crônicos.

Além do tomate, a cenoura, o pêssego, a abóbora e a laranja também são ricos em carotenóides.

5. Abacate

O potássio é um elemento importante para a nossa circulação pois ajuda a regular a água nas células. Na prática, isso diminui o nosso inchaço e melhora o sistema circulatório (quanto mais inchado, mais pressão nas veias e artérias).

Leia mais  Bons E Maus Motivos Para Praticar Jejum Intermitente

Por isso, é importante consumi-lo em boas quantidades. No entanto, se você acha que a banana é a maior fonte de potássio que você poderia encontrar, está errado. Na verdade, as folhas de beterraba cozidas são a maior fonte de potássio no dia a dia. No entanto, é bem difícil de encontrá-las e fazê-las com frequência, né?

Por isso, recomendamos o abacate. Ele é rico em potássio e muito mais fácil de ser consumido ou ingerido com a frequência necessária.

Conclusão E Palavras Finais

Pronto!

Agora você já conhece alguns bons alimentos que auxiliam na circulação sanguínea e pode colocá-los na sua rotina alimentar.

Com esses alimentos no seu dia a dia, ficará mais fácil prevenir problemas sérios de coração e manter uma vida mais longa e mais saudável.

É claro que só os alimentos não bastam. É preciso ter uma vida mais saudável no geral, sem fumar, beber em excesso e com a prática de exercícios físicos.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!

Comentários