Quem criou a bicicleta?
A bicicleta tornou-se um dos mais importantes meios de transporte em escala mundial. Caracteriza-se por ser pessoal, por ser ecológica e de propulsão humana. Diante disso, a pergunta que fica é, quem criou a bicicleta?
Basicamente, é um objeto que possui duas rodas em linha que sustentam um quadro feito à base de alumínio, dois pedais que ajudam o ciclista a emitir a força de propulsão, um guidão para controlar a direção e um banco para sentar e ficar confortável enquanto se dirige.
Embora seja verdade que os novos avanços tecnológicos permitiram a criação de veículos mais sofisticados e que funcionam através do uso de motores, as bicicletas ainda mantêm um lugar de honra entre as preferências do público.
Mas é impossível falar delas e das suas qualidades sem saber da sua origem. E sim, as bicicletas que evoluíram ao longo dos anos têm muita história pela frente.
Se você quer conhecer quem criou a bicicleta, aprender tudo sobre bicicletas e cada detalhe relacionado a este importante e valorizado objeto, continue lendo esse artigo.
Quem criou a bicicleta?
A Karl Freiherr von Drais é atribuído a criação da bicicleta. E foi em 1817 que o mundo viu pela primeira vez uma bicicleta graças à invenção deste cidadão alemão.
Mas este primeiro exemplar era de madeira e, de acordo com os registros históricos, não se parecia em nada com o que é atualmente.
Esta máquina, inicialmente, não tinha pedais. Quem quisesse andar sobre ela tinha que se empurrar com a ajuda dos pés do chão.
Vendo a utilidade deste meio, em 1839 veio a sua primeira mudança importante. É graças ao ferreiro Kirkpatrick Macmillan que rodas e pedais foram incorporados. Apesar do avanço que o escocês conseguiu, nesta oportunidade não houve correntes para ajudar com a propulsão.
Anos mais tarde, especificamente em 1861, o francês Pierre Michaux fez história. Para aperfeiçoar a máquina inventada Kard Drais e melhorada por Kirkpatrick Macmillan, ele incorporou os pedais logo na roda dianteira.
No entanto, não foi tão bem sucedido quanto ele esperava porque dessa forma era difícil manter o equilíbrio.
Em 1879, o inglês James Starley decidiu que a roda dianteira seria um pouco maior do que a traseira. Desta forma, ele acreditava ter resolvido o problema da falta de equilíbrio e, em parte, conseguiu.
O boom da bicicleta moderna
A bicicleta moderna apareceu no mercado em 1885. O modelo é semelhante ao que conhecemos atualmente. Inclui freios, pneus com câmara de ar e uma corrente com ligação à roda traseira.
Mas seu design garante muito mais conforto ao ciclista, pois lhe permitia adotar uma postura menos rígida e mais natural.
O tamanho também provou ser uma grande vantagem. Era muito menor, então se você caísse no chão, o golpe era mais suave e menos doloroso. O inventor? John Kemp Starley.
Esta nova atualização era adequada tanto para o campo como para a cidade, embora também trouxesse muitos benefícios ao seu proprietário.
Representava (e ainda representa) um meio de transporte tão barato quanto eficaz.
Sua contribuição para o meio ambiente tem sido um dos itens mais bem avaliados até agora e também era considerada uma máquina perfeita, já que seu proprietário não precisava ter grandes conhecimentos de mecânica para repará-la em caso de avarias.
As bicicletas continuam a evoluir ao longo dos anos. E atualmente, existem modelos de diferentes formas, tamanhos e usos. Embora tenham sido criados como um meio de transporte, hoje em dia existem modelos feitos especialmente para a realização de esportes.
Bicicletas de montanha, bicicletas de estrada e bicicletas de pista e bike de grau são apenas algumas das dezenas de exemplares dispostos no mercado.
Países onde as bicicletas são mais usadas
É a Europa o continente onde as bicicletas são mais usadas. Alemanha, Holanda e Bélgica são apenas alguns dos países do Velho Continente onde este dispositivo simples, mas sofisticado é usado mais.
A Ásia também ganhou muito com o uso das bicicletas, sendo a China e a Índia as que mais gostam dela como meio de transporte.
O boom das bicicletas foi visto mais do que tudo na década de 1890. Mas reaparece nas décadas de 1950 e 1970.
E parece estar experimentando um novo boom devido ao alto preço da gasolina e ao desejo dos ambientalistas em reduzir o uso do automóvel por bicicletas para melhorar o meio ambiente.