Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ortodontia preventiva: qual a sua importância?

18 de Novembro de 2022 às 08:44
Senhor Tanquinho [email protected]
dentista
dentista (Crédito: freepik)

A ortodontia preventiva é uma especialidade que reduz a probabilidade de pessoas adquirirem diversos problemas na arcada dentária. 

 

Como por exemplo, precisar tardiamente fazer uma cirurgia para tirar dente do siso após complicações. 

 

A sua função preventiva tem sido importante na saúde bucal dos indivíduos, principalmente para crianças e adolescentes. Sendo assim, essa especialidade tem sido bastante procurada e crescido no meio da odontologia. 

 

Caso queira entender como funciona a ortodontia preventiva, sua importância e os benefícios dela, continue essa leitura para mais informações.

O que é a ortodontia preventiva?

A ortodontia preventiva, teoricamente é uma especialidade da odontologia em que seus principais objetivos são a prevenção, diagnósticos e correção do alinhamento dentário e dos ossos da face, como a região do maxilar. 

 

A prevenção é feita através da ortodontia e pode levar ao descobrimento da posição em que os futuros dentes do siso se encontram. 

 

Nisso, dá para fazer a cirurgia de retirada do siso antes de ele ser totalmente formado, facilitando o procedimento e até mesmo a recuperação do paciente. 

 

Os procedimentos ortodônticos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida, visto que o desalinhamento dentário pode causar diversos problemas na saúde. 

 

Além de alterar a posição dos dentes, causando dores de cabeça, dificuldade de mastigação e dependendo do grau do desalinhamento, pode até afetar a autoestima do indivíduo. 

Qual é a função da ortodontia preventiva?

Como explicado anteriormente, a função da ortodontia preventiva é a prevenção de problemas dentários e do maxilar, evitando que se desenvolvam. 

 

Dentro disso, entre os principais problemas dentários estão: 

 

  • Desalinhamento dental;
  • Mau posicionamento dos ossos maxilares;
  • Mordida aberta;
  • Mordida fechada;
  • Sisos inclusos.

 

A prevenção é sempre o melhor remédio para qualquer situação, e a ortodontia preventiva faz isso com excelência quando um indivíduo necessita. 

 

Isso porque, ao identificar futuros problemas na arcada dentária, pode-se evitar diversos transtornos, como sintomas de dor, por exemplo.  

 

Na infância, as crianças tendem a ter hábitos prejudiciais, como o uso de chupeta e mamadeira, o ato de chupar os dedos e até mesmo de morder objetos. Essas atitudes podem levar ao desalinhamento dos dentes e causar diversos transtornos futuros. 

 

Ao perceber alguns danos no desenvolvimento dos dentes das crianças, o ortodôntico preventivo tende a recomendar um tratamento, como por exemplo o aparelho autoligado para que a arcada dentária passe a ficar alinhada.

Qual a importância da ortodontia preventiva?

Quando se fala em ortodontia preventiva, muitas pessoas relacionam com a melhora de algum problema dentário. 

 

Entretanto, o seu principal fator é evitar que haja empecilhos na saúde da arcada dentária do indivíduo no futuro, descartando a possibilidade de futuros tratamentos.

 

Um ponto importante a ser ressaltado é que a parte estética sempre é primordial na vida das pessoas, e quando não há uma aparência nos dentes ou maxilar que gostem, podem afetar a autoestima e até o emocional deste indivíduo. 

 

Quando é feita a prevenção desde cedo, muitos desses problemas podem ser evitados. 

Por exemplo, quando a criança tem um problema na mandíbula levando ela para trás ou para frente. 

 

Então, isso pode ser resolvido com aparelhos ortopédicos, evitando uma cirurgia crânio maxilo facial futuramente. 

Quais são os benefícios da ortodontia preventiva?

Visto que a prevenção é a solução para que não haja problemas futuros nos dentes e o mau posicionamento dos ossos no maxilar. 

 

Portanto, quando é feito a ortodontia preventiva, podem ocorrer muitos benefícios para o indivíduo, como por exemplo:

 

  • Melhora na formação dos dentes permanentes;
  • Evitar problemas na estética facial e dos dentes;
  • Reduzir problemas de correção no futuro;
  • Evitar cirurgias complexas no futuro;
  • Evitar que surjam dores devido a problemas não prevenidos.

 

Na infância e adolescência, os dentes ficam em período de desenvolvimento, sendo perdidos os de leite e então, são substituídos pelos permanentes. 

 

Quando ocorre a prevenção de diversos problemas, como o desalinhamento. É possível, então, que o adulto evite complicações, como o uso de aparelhos.

 

Dentro desse benefícios, a ortodontia preventiva evita que a autoestima do paciente seja afetada. 

 

Já que ao ser prevenida cedo, no momento em que o indivíduo atingir uma idade maior, ele não precisará se preocupar com procedimentos de correção dos dentes, por exemplo. 

 

Além da aparência dos dentes, quando é prevenido e cuidado desde a infância, o indivíduo tende a não precisar de cirurgias complexas no futuro, como é o caso da ortognática.

 

Alguns problemas de fortes locais também podem ser prevenidos com a ortodontia preventiva, já que através de exames panorâmicos, é possível identificar se há necessidade de canal dentário, que causa dores fortes e complicações se há demora no tratamento.  

 

Agora que já sabe a importância da ortodontia preventiva e seus benefícios, não deixe de levar os pequenos desde cedo ao consultório odontológico para evitar problemas futuros.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.