Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fisioterapia ergonômica: como aplicá-la em home office

A ergonomia, quando aplicada corretamente, garante diversos benefícios para os colaboradores e empresa. Veja aqui quais são as vantagens de oferecer a fisioterapia ergonômica na sua empresa!

01 de Dezembro de 2021 às 10:44
Senhor Tanquinho [email protected]
Fisioterapia ergonômica
Fisioterapia ergonômica (Crédito: pixabay)

A pandemia de Covid-19 mudou a realidade de muitas pessoas e o mercado de trabalho sofreu impactos nunca antes vistos. De uma hora para a outra, milhões de pessoas tiveram que se adaptar ao trabalho de casa, por exemplo. Conexão, equipamentos, segurança de dados, metodologias, foco e comprometimento foram postos à prova e nem todo mundo teve uma adaptação fácil.

Horas de trabalho a mais, estresse, preocupações com a pandemia e a perda da interação social com os colegas afetou a saúde emocional e física de um grande número de trabalhadores.

De acordo com a Fiocruz, metade dos adultos brasileiros sofreu com ansiedade e nervosismo no primeiro ano da pandemia e 40% foram afetados por depressão e tristeza frequente.

Neste período, mais da metade da população brasileira buscou terapias complementares como acupuntura, aromaterapia, reiki, entre outros. Mas também é possível colocar algumas ações simples e sem custos em prática na própria casa para garantir mais qualidade ao trabalhar em home office.

A ergonomia, por exemplo, traz benefícios importantes para quem precisa ficar horas em frente ao computador.

Preparar o corpo é essencial

Buscando a adequação da atividade laboral, a ergonomia estuda aspectos como o ambiente, anatomia, psicologia, temperatura, ruídos, postura e mobiliário para garantir que o trabalhador atue com conforto, segurança e eficiência. Uma das partes mais relevantes desse conjunto é o cuidado com o corpo antes, durante e depois do trabalho executado ao longo do dia.

Programas de ginástica laboral adotados em empresas são um exemplo da aplicação deste conhecimento. Movimentar o corpo da maneira correta alonga, fortalece e relaxa as partes do corpo mais exigida pela atividade desempenhada para a minimizar riscos de lesões e doenças ocupacionais, promover o bem-estar e manter a qualidade de vida do trabalhador.

A ginástica laboral é dividida em

  1. Preparatória: posta em prática antes de iniciar ou nas primeiras horas da jornada de trabalho. Focada em alongamentos, ela atua sobre a circulação sanguínea, tendões e articulações.
  2. Compensatória: refere-se a uma pausa durante o dia para evitar a fadiga.
  3. Relaxamento: com o objetivo de aumentar o oxigênio levado aos músculos ativados nas ações mais repetidas, estes exercícios são perfeitos para fechar as atividades laborais do dia.

Como incentivar o cuidado com a saúde de quem está em casa

Mas, enquanto a fisioterapia ergonômica é rotina dentro da empresa, o home office pode ser um fator que contribui com a descontinuidade da atividade. Uma ideia que pode aumentar a adesão dos colaboradores e reforçar a importância desse cuidado é utilizar a tecnologia a favor da saúde.

Gestores e líderes de equipes podem, por exemplo, gravar vídeos periódicos para incentivar ações que favorecem o bem-estar. Se a preocupação é a dificuldade da produção deste conteúdo, as ferramentas para facilitá-la são bastante acessíveis.

As gravações podem ser feitas com a câmera do smartphone e a edição pode ser feita em plataformas com editor de vídeo online que oferecem filtro, transições de cena e outros. Aliás, estes sites já trazem configurações pré-programadas para cada tipo de vídeo, facilitam a inserção de fotos ou legendas, disponibilizam templates e são rápidos ao renderizar e exportar o arquivo.

Por serem mais pessoais do que simplesmente enviar links de dicas ou exercícios postados no YouTube, as produções próprias têm mais chance de sucesso e aplicação na prática. Além do mais, esta maneira de se comunicar pode contribuir positivamente com a manutenção do sentimento de pertencimento à equipe, trabalho em conjunto e socialização.

Outra vantagem é que existem muitas ferramentas para usar sem fazer download, como o InVideo.

Aproveite as ferramentas

Nesse contexto, além da parte corporal, dar dicas sobre a ergonomia cognitiva, organizacional e do ambiente também é muito válido. Veja a seguir, as dicas baseadas no informativo criado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional especialmente para quem migrou para o trabalho remoto.

  1. Busque preparar um ambiente próprio e isolado dentro de casa para trabalhar;
  2. Aplique Iluminância de 500 Lux;
  3. Fuja de ruídos;
  4. Se tiver um ar-condicionado, deixe a temperatura entre 20°C e 23°C;
  5. Use umidificadores se a umidade relativa do ar não atingir 40%;
  6. Dê muita atenção à postura, buscando alinhamento entre as articulações;
  7. Posicione o topo do monitor na altura dos olhos ou logo abaixo a uma distância de 50 cm a 70 cm;
  8. Evite luminárias com luz direcionada diretamente sobre os olhos;
  9. Estabeleça uma rotina e faça pausas para as refeições e outras de até dez minutos durante a jornada de trabalho;
  10. Preze pela organização;
  11. Fale com a sua família para evitar interrupções e respeitar seus horários e privacidade.

É importante que as empresas entendam sobre a importância de investir na saúde do funcionário. Afinal, ambas as partes saem ganhando.