7 Remédios Naturais Para Crianças

Por Senhor Tanquinho

criança doente

Não há nada mais desesperador para um pai do que um filho doente, mesmo que seja uma simples gripe ou uma tosse momentânea, as crianças por serem mais novas, tem uma certa facilidade para pegar simples doenças, devido ao seu sistema imunológico ser fraco e pouco desenvolvido.

Algumas doenças mais “simples” podem não precisar de uma consulta médica ou uso de medicamentos químicos, como antibióticos e analgésicos. Por isso separamos os principais remédios naturais para crianças, que podem ser facilmente produzidos em casa.

1. Goma de mascar para refluxos

A goma de mascar estimula o fluxo de saliva, que neutraliza o ácido do estômago e faz as crianças engolirem com mais frequência. Isso pode ajudar a mover os alimentos pelo trato digestivo, reduzindo o risco de refluxo.

Embora a condição seja muito mais comum em bebês, estima-se que muitas crianças sofrem de azia ocasional. (Crianças com sobrepeso têm maior risco de desenvolver refluxo do que outras crianças.)

2. Iogurte para amarelão

As bactérias presentes no iogurte agem diretamente na melhora da imunidade, ele reduzirá os níveis de bilirrubina sérica e oferecerá proteção contra possíveis bactérias nocivas. Esse tratamento caseiro para amarelão em bebês, pode ser um forte aliado para seu filho.

Ofereça de 200 a 400 ml de iogurte natural por dia para o seu filho.

3. Aloe vera (babosa) para queimaduras solares

Os compostos do aloe vera aceleram a cura, trazendo sangue fresco e oxigenado para os vasos sanguíneos que alimentam a pele. Irá ajudar o corpo do seu filho a reparar a pele queimada de sol mais rapidamente. Aloe vera também atua como um forte hidratante.

Em um estudo publicado na Burns, o aloe vera reduziu o tempo de cura de queimaduras de primeiro e segundo graus em quase nove dias.

Compre um gel de babosa ou pegue em sua horta, passe até cobrir a ferida.

4. Maçã para alergias nasais

A quercetina, um flavonóide encontrado nas maçãs, inibe a liberação de histaminas pelo corpo, compostos alérgicos que provocam o aumento da produção de muco, espirros e olhos lacrimejantes.

Em um estudo publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology , a quercetina (em forma de suplemento) foi mais eficaz do que um anti-alérgico prescrito.

Embora a quercetina esteja disponível como suplemento, a maioria dos médicos recomenda que as crianças continuem com alimentos que a contenham (como mirtilos, maçãs e cebolas), porque eles são carregados com muitos antioxidantes e nutrientes não encontrados nos suplementos.

5. Mel para tosses

O mel acalma as membranas irritadas ao revestir a garganta, tornando a deglutição menos dolorosa. O mel também contém antioxidantes e antimicrobianos que combatem doenças.

Em um estudo da Penn State University com mais de 100 crianças de 2 anos ou mais, uma colher de mel administrada 30 minutos antes de dormir acalmou a tosse melhor do que um xarope, além de ajudar no sono.

Lembre-se de que o mel não deve ser dado a bebês com menos de 1 ano, porque seu sistema imunológico imaturo não consegue combater as bactérias encontradas em alguns tipos.

6. Camomila para cólicas

A camomila relaxa os espasmos intestinais e promove um estado mental calmo. Na verdade, algumas pesquisas sugerem que os produtos químicos ativos da camomila têm o mesmo efeito sobre o cérebro que um sedativo leve, mas sem os efeitos colaterais. Ponha o chá em infusão por cinco minutos, resfrie-o à temperatura ambiente e coloque 200 ml para seu filho.

A planta é um remédio popular com séculos de idade para as cólicas, e pesquisas recentes comprovam sua eficácia. Em um estudo italiano de bebês com cólica, o tempo de choro foi reduzido em 85% dos bebês que receberam chá de camomila.

7. Cravo para dor de dente

 O cravo tem propriedades naturais analgésicas e antibacterianas. Eles são um elemento comum na medicina popular chinesa e indiana, onde têm sido usados ??por séculos como um tratamento natural para dor de dente e outros tipos de dores e sofrimentos.

Passe um pouco de óleo de cravo em uma bola de algodão e deixe no dente dolorido por cerca de 10 a 20 minutos, repita 3 vezes por dia até melhorar.

Quando procurar um médico?

Se seu filho apresentar sintomas leves ou quase imperceptíveis, os remédios caseiros podem te ajudar, mas qualquer mudança de comportamento brusco, procure um médico confiável o mais rápido possível.

Os remédios caseiros listados podem ser prejudiciais para seu filho se ele tiver algum tipo de alergia ou intolerância, procure um médico antes de tomar qualquer medida.