Marketing Digital para PME

Como a internet pode ajudar o seu negócio?

Basicamente todo negócio voltado ao público precisa de movimento e todo mercado tem sua época de sazonalidade, com essas indefinições no Brasil e as variações do dolar a situação complica mais um pouco. O investimento em mídia paga acaba ficando mais caro elevando o CPA (custo por aquisição), em tempos de crise qual é a primeira verba que as empresas tentam reduzir ou até mesmo cortar?

Sim, o bom e velho marketing, mas, esse é um erro muito comum entre os empresários eu, particularmente acredito que cortando ou reduzindo o investimento em marketing temos dois problemas, o primeiro é a queda nas vendas pois obviamente é o marketing que te traz resultado, o segundo é a redução no share de mercado, quando você reduz o seu investimento você dá a possibilidade do seu concorrente aparecer mais e conseqüentemente ganhar o mercado.

Separamos alguns pontos fortes da internet que você precisa conhecer, entender e aproveitar, são eles:

Segmentação

Com a internet você pode atingir/segmentar o público-alvo do seu negócio, mais do que isso você consegue criar uma comunicação específica para cada tipo de público, imagine que o seu estabelecimento atinja um público jovem durante o dia e casais no período da noite, na internet você conseguiria fazer facilmente uma comunicação específica para cada tipo de público, por exemplo:

No exemplo acima estamos apenas direcionando um anúncio que pode melhorar a comunicação com o seu público-alvo. O casal pode estar no Facebook e quando se deparar com o anúncio de romantismo pode aumentar o interesse em conhecer o seu estabelecimento, ou seja, estamos fazendo uma comunicação específica para o seu público-alvo visando aumentar o interesse dele em seu produto ou serviço.

Lembre-se, é extremamente importante ter um público-alvo bem definido, isso direciona a efetividade da sua campanha de Marketing Digital.

Visibilidade

Na internet uma empresa que fica no interior de Minas Gerais consegue vender ou engajar com público de todo o Brasil, a visibilidade da internet é uma coisa assustadora.
O Brasil está entre os três países do mundo no qual a população passa, em média, mais de 9 horas do dia navegando na Internet. E é um dos dois únicos países onde o tempo diário gasto nas redes sociais supera 4 horas por dia, ou seja, só nas redes sociais nós brasileiros ficamos mais de 120 horas por mês apenas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram).

Esses números não param de crescer e o comportamento dos jovens brasileiros mudou drasticamente, hoje é comum estar conectado em vários dispositivos, assistindo um Netflix ao mesmo tempo postando imagens no Facebook/Instagram e conversando no Whatsapp. Esse é um fenômeno que vem acontecendo com os jovens brasileiros.

Explore a visibilidade que a internet pode dar para o seu negócio, comece antes do seu concorrente!

Mensuração

Essa é sem dúvidas o grande poder da internet, já imaginou analisar quantas pessoas olharam para o seu Panfleto ou descobrir o momento exato em que as pessoas desistem de comprar o seu serviço/produto?

Sim, com a internet você pode ir mais além, você consegue verificar quanto tempo esse usuário ficou dentro do seu site, qual cidade compra mais o seu produto/serviço, qual computador/dispositivo o seu consumidor utiliza para navegar no seu site.

Monitoramento é essencial para qualquer negócio e com a internet temos várias possibilidades de entender o que o seu consumidro está fazendo, assim melhorar e crescer no meio digital.

Engajamento

As redes sociais nos deu a possibilidade de engajar com os nosso público-alvo, podemos criar uma comunicação mais próxima do nosso cliente, educando e mostrando os nossos diferenciais.

Esse tipo de relação não era possível sem a internet, a primeira relação que eu tenho com uma loja de sapatos é o vendedor me perguntando se eu preciso de ajuda?

Agora, imagina se esse vendedor da loja de sapatos me visse na rua andando pela calçada e me abordasse novamente:

– Ei, lembra aquele sapato que você experimentou na semana passada e não comprou? Ele está com uma liquidação de 25% Off.

Esse comportamento na vida real seria muito estranho, mas na internet é extremamente normal você engajar novamente as pessoas que entraram na sua loja e não compraram, o nome dessa maravilha é Remarketing.

Custo

Relativamente o investimento para começar um negócio na internet é extremamente baixo comparado com outras mídias como Televisão, Outdoor, Revistas e Jornais.

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