Marketing Digital para PME

Como a internet pode ajudar o seu negócio?

Basicamente todo negócio voltado ao público precisa de movimento e todo mercado tem sua época de sazonalidade, com essas indefinições no Brasil e as variações do dolar a situação complica mais um pouco. O investimento em mídia paga acaba ficando mais caro elevando o CPA (custo por aquisição), em tempos de crise qual é a primeira verba que as empresas tentam reduzir ou até mesmo cortar?

Sim, o bom e velho marketing, mas, esse é um erro muito comum entre os empresários eu, particularmente acredito que cortando ou reduzindo o investimento em marketing temos dois problemas, o primeiro é a queda nas vendas pois obviamente é o marketing que te traz resultado, o segundo é a redução no share de mercado, quando você reduz o seu investimento você dá a possibilidade do seu concorrente aparecer mais e conseqüentemente ganhar o mercado.

Separamos alguns pontos fortes da internet que você precisa conhecer, entender e aproveitar, são eles:

Segmentação

Com a internet você pode atingir/segmentar o público-alvo do seu negócio, mais do que isso você consegue criar uma comunicação específica para cada tipo de público, imagine que o seu estabelecimento atinja um público jovem durante o dia e casais no período da noite, na internet você conseguiria fazer facilmente uma comunicação específica para cada tipo de público, por exemplo:

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No exemplo acima estamos apenas direcionando um anúncio que pode melhorar a comunicação com o seu público-alvo. O casal pode estar no Facebook e quando se deparar com o anúncio de romantismo pode aumentar o interesse em conhecer o seu estabelecimento, ou seja, estamos fazendo uma comunicação específica para o seu público-alvo visando aumentar o interesse dele em seu produto ou serviço.

Lembre-se, é extremamente importante ter um público-alvo bem definido, isso direciona a efetividade da sua campanha de Marketing Digital.

Visibilidade

Na internet uma empresa que fica no interior de Minas Gerais consegue vender ou engajar com público de todo o Brasil, a visibilidade da internet é uma coisa assustadora.
O Brasil está entre os três países do mundo no qual a população passa, em média, mais de 9 horas do dia navegando na Internet. E é um dos dois únicos países onde o tempo diário gasto nas redes sociais supera 4 horas por dia, ou seja, só nas redes sociais nós brasileiros ficamos mais de 120 horas por mês apenas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram).

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Esses números não param de crescer e o comportamento dos jovens brasileiros mudou drasticamente, hoje é comum estar conectado em vários dispositivos, assistindo um Netflix ao mesmo tempo postando imagens no Facebook/Instagram e conversando no Whatsapp. Esse é um fenômeno que vem acontecendo com os jovens brasileiros.

Explore a visibilidade que a internet pode dar para o seu negócio, comece antes do seu concorrente!

Mensuração

Essa é sem dúvidas o grande poder da internet, já imaginou analisar quantas pessoas olharam para o seu Panfleto ou descobrir o momento exato em que as pessoas desistem de comprar o seu serviço/produto?

Sim, com a internet você pode ir mais além, você consegue verificar quanto tempo esse usuário ficou dentro do seu site, qual cidade compra mais o seu produto/serviço, qual computador/dispositivo o seu consumidor utiliza para navegar no seu site.

Monitoramento é essencial para qualquer negócio e com a internet temos várias possibilidades de entender o que o seu consumidro está fazendo, assim melhorar e crescer no meio digital.

Engajamento

As redes sociais nos deu a possibilidade de engajar com os nosso público-alvo, podemos criar uma comunicação mais próxima do nosso cliente, educando e mostrando os nossos diferenciais.

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Esse tipo de relação não era possível sem a internet, a primeira relação que eu tenho com uma loja de sapatos é o vendedor me perguntando se eu preciso de ajuda?

Agora, imagina se esse vendedor da loja de sapatos me visse na rua andando pela calçada e me abordasse novamente:

– Ei, lembra aquele sapato que você experimentou na semana passada e não comprou? Ele está com uma liquidação de 25% Off.

Esse comportamento na vida real seria muito estranho, mas na internet é extremamente normal você engajar novamente as pessoas que entraram na sua loja e não compraram, o nome dessa maravilha é Remarketing.

Custo

Relativamente o investimento para começar um negócio na internet é extremamente baixo comparado com outras mídias como Televisão, Outdoor, Revistas e Jornais.

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