Go Fashion

Relembre os looks icônicos de David Bowie

Foto: Reprodução/Divulgação/Getty Images

No último dia 10, completou 5 anos da morte de David Bowie. Pra quem não sabe, ele foi o maior ícone da música e da moda. O camaleão do rock, como é chamado desde os anos 70, sempre ousou em suas roupas e performances, e também já causou muita polêmica por seu vício com as drogas, sua androgenia e bissexualidade assumida.

Nos anos 70, Bowie estourou com sucessos e lançou diversos álbuns que até hoje são reconhecidos. Tinha o estilo glam, usava e abusava de vestidos e macacões, collant e salto alto brilhantes. Tocava rock/pop e usava o cabelo curto e pintado de vermelho. Tudo isso destacava bem seu lado andrógeno. Lembrando que: na moda, ele também arrasava com looks de estilistas famosos, como estes, de Kansai Yamamoto.

Clique nas imagens para abrir

Nos anos 80, ele já estava um pouco diferente: usava roupas menos brilhantes,  largas (do tipo, 3 vezes maiores que o tamanho dele), tinha os cabelos curtos e loiros (ainda pintados), e seguia um estilo musical mais blues e jazz. Seus show eram produções enormes, cheias de luzes, dançarinos e performances. Tudo muito bem ensaiado. Era um espetáculo!

Clique nas imagens para abrir

Nos anos 90, por volta de seus 45 anos, manteve o estilo meio rebelde. Brincos nas orelhas e cabelo laranja arrepiado com gel. Quase conseguia esconder sua idade pela aparência jovem… Tinha o estilo musical mais eletrônico.

Clique nas imagens para abrir

Em meados dos anos 2000, ele tinha cabelos mais compridos e seus shows eram mais calmos e sem grandes performances.

Clique nas imagens para abrir

Por toda a sua carreira, Bowie fez parcerias musicais com diversos artistas e bandas, como Queen, Mick Jagger, Tina Turner, Annie Lennox, entre outros. Ele começou sua carreira no final dos anos 60, início de 70, e até o ano de 2003 parou com a atividade por motivos de saúde. Sem música, sem show, sem fama, sem dar as caras, sem absolutamente NADA.

E em 2013, após 10 anos de seu “sumiço”, lançou um novo álbum chamado The Next Day, onde o seu estilo continuou muito marcante. As músicas deste álbum lembram muito as do álbum Heroes, lançado em 1977.

Clique nas imagens para abrir

Em 2014, lançou o álbum Nothing Has Changed. O disco comemorava os 50 anos de carreira de David Bowie, trazendo músicas de todos seus álbuns, incluindo inéditas nunca lançadas. Esta coletânea foi dividida em 3 discos.

Clique nas imagens para abrir

Em 2016, foi lançado o Blackstar – vigésimo quinto e último álbum do britânico David Bowie, lançado em 8 de janeiro de 2016, exatamente em seu sexagésimo nono aniversário e dois dias antes de sua morte.

Clique nas imagens para abrir

Bowie sempre foi alvo de grandes polêmicas, até nesses últimos álbuns, pois seus clipes envolveram pessoas famosas, e assuntos como religião e morte foram retratados de maneiras diferentes das convencionais, um estilo totalmente viajado de Bowie…

Em todos os livros de história da moda em que já li, tem no mínimo uma imagem sobre este grande homem. Diversos artistas e estilistas já criaram peças, obras, coleções e desfiles inspirados nele. Muitos músicos também se inspiram nele. Ele já não está entre nós, mas continua sendo um ícone!

Foto: Reprodução/Divulgação/Getty Images

AGORA ME DIZ: Você conhecia David Bowie? Qual época ou look icônico você mais gostou?

Me conte por email (juliarolimg@gmail.com), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Comentários

Sobre o Autor

Go Fashion

Go Fashion

Olá! Me chamo Julia Rolim, blogueira, graduada em design de moda pela Esamc Sorocaba. Sou apaixonada por moda e todos os tipos de arte. Amo abordar temas como moda e cultura, trazendo sempre novidades, inspirações e conhecimento a mais. Aliás, conhecimento nunca é demais!