Entenda a polêmica do tênis da Balenciaga, que virou meme na internet

Não se fala de outra coisa a não ser do tênis destroyed (literalmente destruído) da grife Balenciaga, que chega a custar quase R$ 10 mil. Entenda o motivo da polêmica nas redes sociais.

Por Julia Rolim

Entenda a polêmica do tênis destruído da Balenciaga, que virou meme na internet

A Balenciaga criou uma edição limitada de tênis masculinos extremamente detonados, com aparência desgastada e suja. Dá pra notar que a grife espanhola levou muito a sério o conceito "destroyed", tanto no tecido quanto na sola. As imagens são chocantes, intrigantes e deu o que falar nas redes sociais...

O modelo chamado de "Paris Sneaker" chega a custar aproximadamente R$ 10 mil, mesmo com essa aparência de tecido rasgado, marcas de arranhões e desgaste na borracha, além do nome Balenciaga rabiscado no solado.

Desenhados por Demna Gvsalia, os tênis estão disponíveis em três cores: vermelho, preto e branco (ou seria marrom?) - sendo todos de cano alto. As únicas exceções são os mules, com a parte de trás recortada, embora a frontal ainda traga a silhueta marcante do tênis, em um design parecido com o Chuck Taylor, da marca Converse.

 

Mas nada é por acaso... De acordo com a marca, tudo isso é para deixar claro que o tênis é durável, "para ser usado por toda a vida". Uma edição limitada de 100 pares extremamente detonados estará à venda, mas também é possível comprar a versão do sapato sem (tantas) marcas. Os produtos mantém os preços elevados. Segundo informações do Uol, a versão mule sai por US$ 495, cerca de R$ 2.600; e o de cano alto por US$ 1.800, ou seja, quase R$ 10 mil.

 

E claro, tudo foi uma baita estratégia de marketing. Entendedores de moda ou não, todo mundo está compartilhando sua indignação sobre os modelos de tênis e dando sua opinião sobre o assunto. As imagens dos tênis mega destruídos chamam muito a atenção e causam impacto à primeira vista. Era exatamente o que a marca queria: CRIAR POLÊMICA. E conseguiram, pois não se fala em outra coisa...

Também podemos refletir por um outro lado: será que os consumidores estão dispostos a pagar um preço alto por um produto destruído - só por ser de grife? Vale tudo pela polêmica? 


E apesar da explicação da marca sobre o conceito do novo sapato, os internautas não perderam a chance de fazer piadas e memes nas redes sociais. Confira:


 

 

 

 

O "Paris Sneaker" está disponível online desde segunda-feira (09/05). Já nas lojas dos Estados Unidos e do Oriente Médio, estarão disponíveis a partir de 16 de maio. Os tênis serão lançados posteriormente em todo o mundo.

 

AGORA ME DIZ: O que achou dessa jogada de marketing? E teria coragem de usar este tênis?

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