Entenda o que é um armário-cápsula e aprenda a montar o seu!

Por Julia Rolim

Reprodução

Antes de se aprofundar no assunto do armário-cápsula, é preciso compreender os diversos impactos que a indústria da moda movimenta - e a maioria ruins... Você sabia que a indústria têxtil é uma das maiores poluidoras do mundo? Isso porque todos os anos toneladas e toneladas de roupas são descartadas causando um grande impacto negativo ao meio ambiente.

Segundo o relatório Pulse of the Fashion Industry, a quantidade de água consumida pela indústria têxtil mundial em apenas um ano é equivalente a dois milhões de piscinas olímpicas. Para confeccionar uma camiseta são utilizados 2.700 litros de água, de acordo com dados do World Resources Institute. É mais do que uma pessoa consegue beber em dois anos e meio.

E todo ano o segmento produz mais de 92 milhões de toneladas de lixo, e que somente 20% dessas peças jogadas fora são reutilizadas. De 15% a 30% de todo o plástico que polui os oceanos hoje são microplásticos - 35% desse material vem da lavagem de tecidos sintéticos, segundo o estudo Primary microplastics in the oceans”.

                                                                                                         Foto: Reprodução/Divulgação

Por conta desse e outros problemas relacionados à indústria da moda, o assunto que tem dado o que falar é a moda sustentável, na qual o processo de produção das roupas busca utilizar matérias-primas que causam menos impacto ao meio ambiente. Cada vez mais os consumidores estão preocupados em seus hábitos, e procurando formas e empresas mais sustentáveis. Muitas empresas já entenderam o conceito do consumo consciente, mas outra ainda não...

Há alguns anos pra cá, essa preocupação e o excesso de roupas trouxeram à tona um conceito denominado “armário-cápsula”. É um método de organização que consiste em escolher de 15 à 50 peças versáteis e ir combinando no dia a dia. Muitos consumidores jovens têm se conscientizado de que é preciso cada vez mais deixar de lado o consumismo exagerado e adotar o estilo “menos é mais”.

Já notou que se pode ter um guarda-roupa cheio de peças mas sempre tem a sensação de não ter nada para vestir? Isso acontece pois muitas peças ocupam espaço que são mal aproveitados no armário e, na maioria das vezes, escondem o real potencial de formar um estilo próprio e deixam aquela sensação de desconforto por não saber o que vestir. Isso é bem comum, acontece comigo sempre.

                                                                                                                  Foto: Reprodução/Freepik

Agora vamos ao que interessa: como montar um “guarda-roupa cápsula”? O brechó Etiqueta Única montou uma lista com um passo a passo muito interessante para não errar ao aderir à esse novo conceito. Confira abaixo:

1. Desapegue

Para montar um guarda-roupa sustentável e duradouro, o primeiro passo é desapegar daquilo que você não usa ou não precisa mais. É comum guardar uma peça de roupa pensando que vai voltar à moda, emagrecer para voltar a caber ou vai usar outra vez, mas a verdade é que acaba ocupando espaço e você fica com um armário cheio de peças que não são úteis.

Portanto, guarde em seu guarda-roupa somente aquilo que você usa com frequência e que é versátil. Uma boa dica para arrumar o guarda-roupa de forma usual e prática é se fazer as seguintes perguntas?

  • @julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!