Conservatório de Tatuí realiza Encontro de Cultura Raiz nesta sexta (23)

Por

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpreta clássicos caipiras, como “Triste berrante”. Crédito da foto: Divulgação/Conservatório de Tatuí

Cururueiros de várias cidades da região de Sorocaba participam de encontro. Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Tatuí

 

Violeiros de toda a região de Sorocaba estarão em Tatuí nesta sexta-feira (23) para o Encontro de Cultura Raiz. Denominado “A viola no palco”, o evento promovido pelo Conservatório Carlos de Campos celebra o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto. A programação gratuita acontece à tarde e à noite, incluindo principalmente palestras, poesias e prosas, além de sarau de moda de viola.

Patrimônio caipira

De acordo com os professores Jaime Pinheiro e Zeca Collares, o Encontro mostrará o melhor na música brasileira de raiz. Os espetáculos resgatam, por exemplo, ritmos como cururu, cana verde, samba caipira e fandango, entre outros.

Zeca Collares lembra que uma das tarefas do Conservatório de Tatuí é manter viva a cultura raiz. Ademais, o professor destaca, por exemplo, o empenho da instituição em preservar as matrizes destes estilos.

O tieteense Cornélio Pires (de paletó, em foto de 1929), foi o primeiro a gravar moda de viola. Crédito da foto: Reprodução/Internet

 

Arte de Cornélio Pires

A programação começa às 14h com o workshop “A Arte de Cornélio Pires”. O tema será apresentado pelo músico, compositor e pesquisador Pedro Massa.

[irp posts="155524" ]

 

Toques para cururu

Em seguida, às 15h, o tema será cururu, um dos ritmos mais comuns na cultura caipira. A oficina “Toques de viola para cururu” terá coordenação do violeiro e pesquisador Carlos Caetano.

Poemas, causos e violeiros

Às 18h, o Encontro prossegue no foyer Mário Covas, também no Conservatório de Tatuí. Dessa vez, público e artistas interagem em uma atividade que vai misturar vários ingredientes do universo caipira. O programa inclui não só moda de viola e violeiros, mas também poemas caipiras, contação de causos, além de boa prosa.

Ademais, as apresentações colocarão lado a lado convidados, professores e alunos do Conservatório de Tatuí. O espetáculo contará, por exemplo, com a participação de Átila Ramires, Odair Júnior e Amadeu Moraes, todos especialistas em viola.

Porém, muitos outros músicos poderão ser apreciados no Encontro. Alguns deles são João Vitor Ferrari (contrabaixo), Laidenss Guimarães (violão) e Mariana Lizardo (voz).

Sarau caipira da gema

Logo depois, às 19h, começa o esperado Sarau Caipira, no palco do Teatro Procópio Ferreira. O programa começará com Herbert Brasil & Romulo Viola (dupla de Hélio Beijo Frio). Na sequência, o público assistirá aos shows de Carlos Caetano (violeiro) e Tropeirinhos do Rancho (fandango).

No entanto, a noite não termina por ai. Muitas surpresas ainda estarão reservadas, como a apresentação do  grupo de samba caipira Filhos de Quadra (Quadra-SP). A seguir, será a vez do sanfoneiro Eliezer de Queiroz, além de violeiros de cururu e cana verde da região.

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpreta clássicos caipiras. Crédito da foto: Divulgação/Conservatório de Tatuí

 

Música de raiz do Conservatório

Por fim, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpretará diversas músicas consideradas clássicas no universo caipira. Posteriormente, o programa terá “Triste Berrante” (Adauto Santos), “Inquilino de Violeiro” (Marcos Cândido) e “Beira Mar” (domínio público).

Música de Raiz é formado pelos violeiros Odair Júnior, Amadeu de Moraes, Eraldo de Almeida e Zeca Collares, além de Laidenss Guimarães (violão), João Ferrari (contrabaixo) e Mariana Lizardo (voz). A coordenação é de Zeca Collares.

Mais informações sobre o evento "Viola no palco" podem ser obtidas no site do Conservatório de Tatuí.

Como chegar

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, o município de Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade. O acesso pode ser feito pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares (via rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto).

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página  Sorocaba de Todos