Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tatuí sedia copa nacional de bandas em fim de semana recheado

01 de Dezembro de 2018 às 13:45

A Capital da Música tem mais um fim de semana recheado de atrações gratuitas. O Conservatório Dramático e Musical promove eventos para agradar a todos os gostos, como o Encontro de Alaudistas do Brasil, a 4ª Mostra Prática de Conjunto, a V Copa do Brasil de Bandas e Fanfarras e apresentações de corais. Mas, nem só de música é feita a programação cultural de Tatuí: dessa vez, o teatro também mostra a sua cara, por meio da Mostra de Artes Cênicas. Confira a agenda completa:

 

Alaudista Bruno Inácio (foto) e Ânderson Lima se apresentam no Encontro de Alaudistas (REPRODUÇÃO)

Encontro reúne alaudistas do Brasil inteiro

A agenda cultural do fim de semana no Conservatório de Tatuí é aberta neste sábado (1°), com o Encontro de Alaudistas do Brasil. O evento, organizado pela Associação de Alaudistas do Brasil (Lutebr), reúne estudantes e profissionais de cordas dedilhadas históricas em master classes, debates e concertos voltados à área de Performance Histórica. As atividades serão realizadas na Unidade 2 do Conservatório, com entrada gratuita.

“A técnica da mão direita no repertório de cordas dedilhadas históricas” será o tema de uma mesa-redonda às 10 horas. Às 12 horas, o alaudista Anderson Lima fará um concerto com alaúde renascentista e guitarra barroca. Ele apresentará obras de Antonio de Santa Cruz, Francisco Guerdau, Gaspar Sanz e Santiago de Murcia.

A programação segue às 16 horas, com master class do músico Bruno Inácio, que dedica-se à música desde 1998. Iniciou seus estudos com violão clássico e popular, optando pelo alaúde renascentista a partir de 2010. Em seguida, ele encerra o encontro com um concerto de arquialaúde, às 19 horas, executando obras de Giovanni Maria da Crema, Giovanni Girolamo Kapsberger, Alessandro Piccini e a “Fantasia sopra Ancor che col partite”, de sua autoria.

Serviço - O Auditório da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí fica na Rua São Bento, 415, no Centro.

 

"Sobre o amanhã: quantas lembranças restam"encerra a Mostra de Artes Cênicas (REPRODUÇÃO)

Quatro peças encerram mostra de teatro

]Também neste fim de semana, acontece o encerramento da Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Produzidas por alunos dos cursos de Teatro da escola, as peças trazem temas adultos e infantis, com entrada gratuita. Todas as apresentações acontecem no Teatro Procópio Ferreira.

Neste sábado (1°), às 15 horas, o grupo de Teatro Juvenil apresenta “Treze”, de Dan Elish e Robert Horn, além de composição de Jason Robert Brown. Quando Evan Goldman, de 13 anos, muda-se da capital para o interior, surgem vários problemas típicos da adolescência e também os dilemas da celebração do seu Bar Mitzvah. Evan terá que se esforçar para se encaixar em novos padrões sociais, conquistar novas amizades e encontrar a felicidade na nova escola.

O elenco traz Márcio Henrique Fonseca, Vivian Rodrigues, Amanda Oliveira , Giuliana Benini, Monique Dominicheli, Giovanni Minhoco, Tito Balula, Felipe Sinhá, Anita Guazzelli, Letícia Nunes Vieira, Anna Maria Bandetini, Leonardo Marcondes, Agatha Passarinho, Júlia Muhamed, Tathiana Hessel, Isadora Albuquerque, Ana Flávia Miranda, Bianca Lourenço, Paula de Paula e Anna Laura Pires. Participam também Ana Laura Firmino (clarinete), Wender Campi (trompete), Adriano Diamarante (bateria) e Gabriel Biel (contrabaixo), entre outros. A direção musical é de Elidamaris Cortez, direção geral de Erica Pedro e Adriana Afonso. A classificação recomenda entrada para maiores de 12 anos.

Ainda no sábado, às 20 horas, o grupo de Teatro Adulto encena “Mistério na sala de ensaio”, de Sergio Roveri. A história se passa em uma escola pública da periferia. Ameaçada pela violência da região, a escola perde alunos e corre o risco de fechar. A diretora, então, decide montar uma peça de teatro para mobilizar a comunidade. Durante os ensaios, o autor da peça, que ninguém sabe quem é, começa a enviar partes do texto e misteriosamente utiliza fatos reais da vida dos alunos e da própria escola para escrever sua história. A data da estreia se aproxima e não se sabe se tudo ficará pronto a tempo.

O grupo é formado por Gisele Camargo, Augusto Gaisler, Luigi Lourenço, Leandro Silva, Julia Mastromauro, Ana Laura Pires, Silvio Zanchetta, Gabriel Bertin, Jessica Vieira, Brenda Camargo, Leonardo Marcondes, Giovanna Vieira, Yanna Constantino, Renata Nunes, Shanandra Almeida e Léo Rissetti, entre outros. A direção geral é de André Luiz Camargo. A classificação é livre.

No domingo (2), às 15 horas, o grupo de Teatro Juvenil apresenta “Clarão nas Estrelas”, de Vladimir Capella. Trata-se de um conto de fadas com uma pitada trágica em que um triste príncipe que sofre de um mal desconhecido. Segundo os estudiosos, somente o amor verdadeiro poderá curá-lo. A sua salvação vem da menina Maria, uma camponesa empregada do palácio, única pessoa que o compreende e o ama verdadeiramente.

O elenco é formado por Anna Beatriz Nogueira, Bruna Rodrigues dos Anjos, Diego Jesus Brito de Almeida, Heloise Maria Alves Comim, Lorrane Suelen de Lima Leite, Luana dos Santos Huggler, Maria Fernanda da Silva Santos, Maria Jheiny dos Santos Silva, Raysa V. Marques, Wellington Buavão Cardia, Brenda de Camargo, Fernanda Luiza de Medeiros, Gabriel Bertin, Gabriel Davi Soares Lobo, Jessica dos Santos Vieira, Luigi Lourenço da Silva, Tamires Freire de Carvalho, Silvio Luiz Zanchetta e Shanandra Ferreira de Almeida, com direção de Dalila Ribeiro. Participam também Elen Ramos Pires (violoncelo) e Guilherme Freitas (percussão), entre outros.

Encerrando a mostra, o grupo de Teatro Adulto encena às 20h de domingo (2) “Sobre amanhã: quantas lembranças restaram”. Inspirada na obra “Caravana da ilusão”, de Alcione Araújo, a peça aborda a dificuldade de se fazer escolhas na vida. Conta histórias de pessoas que escolheram ter a arte como fonte de subsistência, revelando dificuldades econômicas, relações familiares conflituosas, afetos e amizades construídas enquanto se formam artistas. Marcadas por despedidas, chegadas, testes e provas, as cenas trazem à tona questões de preconceito, precarização do trabalho, falta de perspectiva de vida, violência contra mulher, intolerância religiosa e esperança. A peça traz tema adulto e é recomendada para maiores de 18 anos.

O grupo é composto por Amanda Balula, Bruna Almeida, Bruno Assunção, Gabriela Bassi, Isabela Alomba, Jaqueline Medeiros, Karolayne Delgado, KellenFaustinoni, Leo Rios, Stella Facchetti, Talita Lima, Tamires Carvalho e Vitor Barros. Participam também os músicos convidados Daniele da Silveira Oliveira, Jessé Jackson, Leonardo Barbosa e Tom Ravazoli, entre outros. A direção é de Flávio Melo.

Serviço – O endereço do Teatro Procópio Ferreira é Rua São Bento, 415, no Centro.

23 grupos participam da Mostra de Conjunto

Outra atração deste fim de semana é a abertura da 4ª Mostra de Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí. O evento prossegue até 16 de dezembro, com concertos de 23 grupos musicais pedagógicos mantidos pela instituição. São bandas, cameratas, coros, combo, big band e orquestras formadas por alunos dos cursos de instrumento e canto da tradicional escola de música tatuiana. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

A programação começa às 10 horas deste sábado (1°), no Salão Villa-Lobos, com o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, sob a batuta do professor Edmilson Baia. Às 17h00, tocam a Orquestra de Violoncelos e a Camerata de Cordas Jovem do Conservatório, supervisionadas pelos professores Tulio Padilha e Elen Ramos Pires.

No domingo (2), às 11 horas, tem concerto da Orquestras de Cordas Infantil do Conservatório. Mais tarde, às 17 horas, apresentam-se as Orquestras de Cordas Infantojuvenil e Juvenil, todas conduzidas pelo professor Adriano Del Mastro Contó. Veja as demais apresentações da 4ª Mostra de Prática de Conjunto nos próximos posts da Agenda Metropolitana.

Serviço - O Salão Villa-Lobos fica na Rua São Bento, 415, Centro.

 

Líbano Brasileira Corporação Líbano Brasileiro (Belford Roxo-RJ) participa da Copa de Bandas (REPRODUÇÃO)

Copa do Brasil de Bandas e Fanfarras recebe 26 grupos

A Capital da Música sedia neste domingo (2), a V Copa do Brasil – Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas Maestro Edson Rodrigues – Moita. O evento é realizado pelo Conservatório de Tatuí e pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP). A disputa reúne 26 grupos musicais, que se apresentam na Praça do Barão a partir das 9 horas.

De acordo com o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Júnior, o concurso tem abrangência nacional, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os integrantes das diferentes corporações musicais. “E não poderia haver lugar mais adequado para sediar esta V Copa do Brasil, senão a Capital da Música”, defende.

O regulamento da Copa prevê sete categorias técnicas, que se apresentarão na seguinte ordem: Banda Musical, Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos, Banda de Percussão, Fanfarra Simples, Fanfarra com uma Válvula, Banda Marcial Categoria 15 anos, Banda Marcial Sênior. Os grupos serão avaliados por uma banca especializada, que deverá considerar repertório, arranjo, harmonia, melodia, ritmo, interpretação, articulação e dinâmica, afinação, tempo e precisão rítmica, dificuldade técnica da peça, uniformidade dos integrantes, alinhamento, marcha, coreografia, baliza, postura, entre outros quesitos. Todas as corporações participantes receberão certificados e medalhas. Os primeiros lugares levarão troféus e placas.

Confira a relação de grupos inscritos: Corporação Luiza Helena de Barroso (São Sebastião-SP), BAMUF (Taubaté-SP), Fanfarra Estudantil da Costa Sul (São Sebastião-SP), FANDEMA (São Sebastião-SP), Corporação Musical Líbano Brasileiro (Belford Roxo-RJ), Banda de Percussão Prof. Alfeu Gasparini (Ribeirão Preto-SP), Banda de Percussão Municipal da Juventude de Sertãozinho-SP, Banda Marcial Municipal Maestro Rossini (Cristais Paulista-SP), Corporação Musical Líbano Brasileiro (Belford Roxo-RJ), Banda Sinfônica Jovem de Jacareí-SP, Banda Sinfônica Lino – Instituto Cultural Santa Isabel (Ferraz Vasconcelos-SP), Banda Sinfônica de Serrana-SP, Sociedade Musical Nossa Senhora Aparecida (Santos Dumont-MG), Banda Musical de Marcha Escola Master (Brasília-DF), Banda Musical Dora Peretti de Oliveira (Mogi das Cruzes-SP), Fanfarra Municipal Miyoji Kayo – FAMUMI (Miracatu-SP), Fanfarra Municipal de Potim - FAMUP (SP), Fanfarra Municipal da Capela (Vinhedo-SP), Banda Marcial de Guariba-SP, Banda Marcial Municipal de Morro Agudo-SP, Fanfarra Municipal de Tremembé-SP – FAMUTRE, Lyra Santana de Parnaíba-SP, Banda Marcial Municipal Maestro Rossini (Cristais Paulista-SP), Banda Marcial Prof. Alfeu Gasparini (Ribeirão Preto-SP), Banda Marcial Municipal da Juventude de Sertãozinho-SP, Banda Marcial Municipal de Bocaina-SP.

Serviço – A V Copa do Brasil – Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas Maestro Edson Rodrigues – Moita acontece a partir das 9h de domingo (2), na Praça do Barão de Tatuí.

 

Coros do Conservatório se apresentam em duas igrejas

A maratona cultural deste fim de semana em Tatuí termina no domindo (2), à noite, com doisrecitais de coros infantis e adultos do Conservatório de Tatuí. O programa começa às 20h30 nas Igrejas Matriz e Santa Cruz, com entrada gratuita.

A Igreja Matriz recebe o Coro artístico do Conservatório, sob a batuta do maestro Altamiro Bernardes. O repertório traz “Riu riu, chiu” (Mateo Flecha), “Ave Maria (Tomás Ludovico de Victoria), “Psallite” e “Es ist ein Ros entsprungen” (Michael Preatorius), “Gaudete! Christus Est Natus” (anônimo), “Hodie Christus Natus Est “ (Jan Pieterszoon Sweelinck), “A Carol Tapestry” (Mary Lynn Lightfoot), “Ding Dong Merryly On High” (tradicional francesa), “Veni Veni Emmanuel” (arranjo de Michael John Trotta), Exsultate Justi In Domino (Brant Adams), “Carol Of The Bells” (Mykola Dmytrovych Leontovych), “Father Of Heavens” (Georg Friedrich Händel), “Laudamus-te” (Antonio Vivaldi), entre outras.

Coro e Harpa – Também no domingo, às 20h30, a Igreja Santa Cruz sediará um recital de coro e harpa, com apresentação da obra “A cerimony of carols”, de Benjamin Britten. A peça será interpretada por um coro de aproximadamente 40 vozes – alunos dos coros infantil e feminino do Conservatório de Tatuí, supervisionados pela professora Ester Freire – com acompanhamento da harpista e professora Talita Martins.

Serviço - Igreja Santa Cruz está localizada na Praça da Santa Cruz, no centro de Tatuí.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, fica na Praça da Matriz, no cruzamento das ruas José Bonifácio e Onze de Agosto, no Centro.

Galeria

Confira a galeria de fotos