Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tatuí abre festa de aniversário com dezenas de atrações

08 de Agosto de 2019 às 15:12

Marinaldo Cruz Filho

Espetáculos musicais, teatro, exposições e eventos cívicos são algumas atrações gratuitas da festa de aniversário de Tatuí. A cidade comemora 193 anos no domingo (11), mas a programação se prolonga durante todo o mês de agosto. Os shows começam nesta quinta-feira (8) e prosseguem até o dia 15. As apresentações acontecem em vários espaços públicos da cidade e em horários acessíveis a toda a família.

Show de Aniversário reúne 10 artistas regionais e a dupla sertaneja Antony & Gabriel Show de Aniversário reúne 10 artistas regionais e a dupla sertaneja Antony & Gabriel (REPRODUÇÃO)

 

Show de aniversário

Abrindo as festividades, às 19h, a praça Antônio Prado (Concha Acústica) é palco do Show de Aniversário. O programa tem 10 artistas regionais e a dupla sertaneja Antony & Gabriel. Também às 19h, na Praça da Matriz, acontece o 4° Festival de Movimentos Urbanos de Tatuí. Neste ano, o #MOVIMENTA4 reúne cerca de 40 grupos de dança de sete cidades da região.

Plínio Marcos

O Sesi de Tatuí também está com uma agenda especial em agosto. Até o dia 30, a exposição “Plínio Marcos - 80 Anos” pode ser vista diariamente. A mostra fia aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

“As peripécias sem fim de Bibelô, Florisbina e Pirulin”será apresentada na sexta-feira (9) “As peripécias sem fim de Bibelô, Florisbina e Pirulin”será apresentada na sexta-feira (9) (DIVULGAÇÃO)

 

Teatro infantil

Nesta sexta-feira (9), às 15h, o Sesi recebe o espetáculo teatral “As peripécias sem fim de Bibelô, Florisbina e Pirulin”. A peça é uma montagem da Cia. Patética.

Encerrando as atrações de sexta-feira, o Sesi promove, às 18h30, uma apresentação para comemorar o Dia dos Pais. O show conta com os integrantes do programa Atleta do futuro e dança.

Também na sexta-feira começa o Bazar Solidário MMartan, no ginásio da Apae. O evento prossegue no sábado (10). Nos dois dias o funcionamento é das 9h às 16h.

Competição esportiva

Outras atrações agendadas para sábado são na área esportiva. Neste dia, a A. A. XI de Agosto tem compromissos na Liga Desportiva Paulista de Basquete. São jogos de quatro categorias a partir das 9h. A equipe sub 15 abre a maratona enfrentando Tietê. Em seguida, a Sub 13 e a Sub 17 pegam os times de Capão Bonito. Às 14h30, o jogo é contra Araçoiaba da Serra, pela categoria Sub 20.

Música na Praça será no sábado (10), a partir das 11h Música na Praça será no sábado (10), a partir das 11h (DIVULGAÇÃO)

 

Música na Praça

Ainda no sábado, Tatuí faz jus ao título de Capital da Música com um show a partir das 11h, na Praça da Matriz. É o “Música na Praça”, com a apresentação do grupo Seresteiros com Ternura.

Às 19h, no Salão Villa-Lobos, tem recital de canto lírico, com a soprano Rosângela Dória.

A agenda musical segue no Teatro Procópio Ferreira. Às 20h acontece o Concerto de Gala, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O espetáculo tem a regência de Edson Beltrami.

Dois grandes bailes encerram a programação de sábado (10). Às 22h, a Associação XI de Agosto comemora 90 anos com show da Big Band Sam Jazz.

Dancidade

No Clube de Campo de Tatuí, a partir das 22h, acontece o “Dancidade”. O baile reúne o melhor do samba e do pagode, com o Grupo Zuae. Em seguida, a dupla Ivan & Ânderson canta sucessos sertanejos. E, para encerrar a noite, o Clube de Campo apresenta o show da banda Live by Night.

Desfile cívico

Na manhã de domingo (11), feriado de aniversário de Tatuí, o destaque fica com o Desfile Cívico. A partir das 9h, dezenas de escolas e instituições passam pela rua XI de Agosto. O tema apresentado neste ano é “Tatuí - Uma Cidade do Coração”.

Programa tem voos panorâmicos de planador, aeromodelismo e saltos duplos de paraquedas Programa tem voos panorâmicos de planador, aeromodelismo e saltos duplos de paraquedas (REPRODUÇÃO)

 

Show aéreo

Também no domingo, o Aeroclube de Tatuí promove uma tarde de muitas atrações e entrada gratuita. O programa inclui voos panorâmicos de planador, aeromodelismo e saltos duplos de paraquedas. O Aeroclube ainda oferece simulador de voo, personagens infantis, shows ao vivo, área kids e praça de alimentação.

Eco Biker

Continuando a programação de domingo, o Centro Hípico de Tatuí realiza o Warmup para o Eco Biker, das 8h às 12h.

Às 19h, o Salão Villa-Lobos apresenta o recital de canto lírico da soprano Morgana Mincatto Kurmann.

No museu

Durante todo o mês de agosto, o Museu Histórico Paulo Setúbal exibe filme gratuito. De terça-feira a domingo, das 9h às 17h, o público também pode apreciar a exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí”. A mostra reúne o trabalho do cenografista e professor Jaime Pinheiro.

Mulheres negras

“Mulheres Heroínas Negras” é outra exposição que acontece no Centro Cultural de Tatuí até 25 de agosto. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h. A mostra reúne fotografias figurativas produzida pelo Núcleo Afro Feminino de Tatuí (NAF).

Já o Hotel Del Fiol sedia até o dia 15 a exposição “Terra de Paulo Setúbal”. Ela é composta por obras do artista plástico Domingos Jacob Filho, mais conhecido como Mingo Jacob. Pode ser visitada diariamente, das 9h às 22h.

Atrações para todos os gostos

Confira a programação completa em comemoração aos 193 anos de Tatuí:

• Quinta-feira (8)

- 19h30 - Museu Paulo Setúbal - Apresentação da peça “Carinhosas lembranças”, da Cia. Exodus Art's

• Sexta-feira (9)

- 9h - CEU das Artes - Workshop #MOVIMENTA4 "Improvisação e Criação Coletiva", ministrado pela Cia ST DNC

- 9h - Sesi - Exposição "Plínio Marcos 80 Anos”. Segue até dia 30, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados e domingos das 9h às 17h

- Das 9h às 18h - Apae - Bazar Solidário MMartan

- 15h - Ssei - Espetáculo teatral “As peripécias sem fim de Bibelô, Florisbina e Pirulin”, Cia Patética

- 18h30 - Sesi - Comemoração Dia dos Pais, com o programa Sesi-SP Atleta do Futuro e Dança

- 19h - Praça da Matriz - 4ª Edição do Festival de Movimentos Urbanos de Tatuí #MOVIMENTA4

- 19h - Praça da Concha Acústica - Show de Aniversário com a dupla Antony & Gabriel e mais 10 atrações regionais

Conjuntos e bandas do Conservatório participam do evento Conjuntos e bandas do Conservatório participam do evento (REPRODUÇÃO)

 

• Sábado (10)

- A partir das 9h - A. A. XI de Agosto - Rodada da Liga Desportiva Paulista de Basquete

- das 9h às 16h - Apae - Bazar Solidário MMartan

- 10h - Lions Club de Tatuí - 1º Festival de Judô Lions Clube de Tatuí e Judô Pires

- 11h - Praça da Matriz - Música na Praça - Seresteiros com Ternura

- 19h - Conservatório de Tatuí - Salão Villa-Lobos - Recital de Canto Lírico: Rosângela Dória, soprano

- 20h - Teatro Procópio Ferreira - Concerto de Gala da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, em comemoração aos 65 anos da escola e ao 193º aniversário de Tatuí – regência de Edson Beltrami

- 22h - A. A. XI de Agosto - Baile de Aniversário do XI - 90 anos - Show com a Big Band Sam Jazz

- 22h - Clube de Campo - Dancidade - Samba e pagode com o Grupo Zuae, dupla Ivan & Anderson e banda Live by Night

• Domingo (11)

- das 8h às 12h - Centro Hípico de Tatuí - Warmup para o Eco Biker

- 9h - rua XI de Agosto - Desfile Cívico - Tema: Tatuí - Uma Cidade do Coração

- Após o Desfile Cívico - Aeroclube de Tatuí - Voo panorâmico de planador, aeromodelismo, salto duplo de paraquedas, visitação ao simulador de voo, personagens infantis, show ao vivo, área kids e praça de alimentação

- 18h - CEU das Artes - Espetáculo Teatral “Teatro-Fórum” - Realização: OpiniLAB

- 19h - Conservatório de Tatuí - Salão Villa-Lobos - Recital de Canto Lírico: Morgana Mincatto Kurmann, soprano

• Terça-feira (13)

- 9h - Conservatório de Tatuí - Salão Villa-Lobos - Recital de Formatura: Piano Clássico - Brenda Gabriele dos Santos Olivieri e Milene de Souza Dias

- 10h30 - Museu Paulo Setúbal - Apresentação teatral “Carinhosas Lembranças”, da Cia Exodus Art’s

- 18h - Museu Paulo Setúbal - Workshop de Música Circular e Percussão Corporal - Pedro Consorte - MIA Festival de Música Instrumental em Araçatuba (continua no dia 14)

• Quarta-feira (14)

- 9h - Conservatório de Tatuí – Setor de Pianos/Sala 09 - Workshop - “Ensino de Piano: Currículo e estratégias pedagógicas nos níveis iniciais". Adriano Nogueira (Brasil/Portugal).

• Quinta-feira (15)

- 19h - Conservatório de Tatuí - Salão Villa-Lobos - Recital de Saxofone e Piano: Rafael Migliani, saxofone e Cristiane Bloes, piano

- 19h - Museu Paulo Setúbal - Recital/Palestra de Piano - Adriano Nogueira (Brasil/Portugal), inspirado em projeto desenvolvido no Museu Nacional da Música de Portugal, em Lisboa

- 9h- Centro Cultural - 11º Festival e Encontro Nacional de Capoeira/Escola de Capoeira Cruzeiro do Sul de Tatuí – segue até dia 17

• Sexta-feira (16)

- 9h - CEU das Artes - Palestra sobre o Trabalho do Instituto Magnus com o Cão-Guia - Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

- 20h - Centro Cultural - 11º Festival e Encontro Nacional de Capoeira/Escola de Capoeira Cruzeiro do Sul de Tatuí.

• Sábado (17)

- 8h30 - Estádio Prof. José Simeão Sobral/Vila Jurema - 7ª Copa Craque do Futuro - 10ª Rodada (Jogos 50,51 e 52)

- 8h30 - Estádio Dr. Gualter Nunes/AA XI de Agosto – 7ª Copa Craque do Futuro - 10ª Rodada (Jogos 53,54 e 55)

- 11h – Praça da Matriz - Música na Praça – Orquestra Filarmônica Cortez

- das 9h às 18h - Centro Hípico de Tatuí - 5º Tatuí Classic Car

-10h abertura; 11h30 programação musical; 13h abertura dos capôs; 15h show com a Banda Live By Night; 18h encerramento

- 11h - Conservatório de Tatuí - Teatro Procópio Ferreira - Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí - Marco Almeida Júnior, regente convidado

- 14h - Centro Cultural - 11º Festival e Encontro Nacional de Capoeira/Escola de Capoeira Cruzeiro do Sul de Tatuí

• Domingo (18)

- das 8h às 12h - Centro Hípico de Tatuí - Warmup para o Eco Biker

- 8h - Pista de Atletismo Municipal - Jogos do Sesi – Atletismo

- das 8h às 21h – Paróquia Nossa Senhora das Graças - “O Dia do Mingau” (8h Santa Missa; 12h Mingau de Milho Verde; 19h Santa Missa; e 21h encerramento)

- das 9h às 17h - Centro Hípico de Tatuí - 5º Tatuí Classic Car

- 10h - Clube de Campo - 3ª etapa do Campeonato Paulista de Karatê de Contato Shinkyokushin.

O mês de aniversário de Tatuí segue com programação especial até o dia 31. Confira mais atrações nos próximos posts.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Tatuí.

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, o município de Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade. O acesso pode ser feito pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares (via rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto).

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página 

Galeria

Confira a galeria de fotos