Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana tem atrações gratuitas para todos os gostos em Tatuí

05 de Junho de 2019 às 14:42

Marinaldo Cruz Filho

 

Uma exposição fotográfica sui generis sobre doces, mostra de artes plásticas, apresentação de banda, exibição de filme e festa junina são algumas das opções culturais gratuitas disponíveis em Tatuí nesta semana. As atrações acontecem no Museu Histórico Paulo Setúbal, o CEU das Artes, no Centro Cultural e na Praça da Matriz.

Museu Histórico Paulo Setúbal abre nesta quinta-feira (6), às 19h, a exposição fotográfica "Douceur Illustrée" (Doçura Ilustrada), de Débora Holtz Museu  Paulo Setúbal abre nesta quinta-feira (6) a exposição fotográfica "Douceur Illustrée", de Débora Holtz (REPRODUÇÃO)

Doçura ilustrada

O Museu Histórico Paulo Setúbal abre nesta quinta-feira (6), às 19h, a exposição fotográfica "Douceur Illustrée" (Doçura Ilustrada), de Débora Holtz. A mostra gratuita que antecede a tradicional Feira do Doce foi idealizada com o intuito de destacar a importância do título de Terra dos Doces Caseiros, atribuído a Tatuí. O evento é realizado em parceria com a Unimed e tem o apoio cultural da Associação dos Produtores de Doces (Aprodoce).

A conexão entre Tatuí e os doces caseiros faz parte de uma história que começou há 67 anos por iniciativa de Belarmina de Campos Oliveira. Em meados de 1952, a dona de casa colocou em prática uma antiga ideia: aproveitar antigas receitas de família para produzir doces e comercializar. Sem muitos recursos, ela utilizou o que tinha à mão, a modesta cozinha de sua própria residência. O resultado foi imediato e em pouco tempo suas guloseimas ultrapassavam os limites de Tatuí, atraindo visitantes de cidades vizinhas.

Os famosos ABC

Com a ideia de aproveitar as frutas mais comuns, transformando-as em gostosas sobremesas, a produção foi crescendo gradualmente, e passaram a surgir solicitação de encomendas de diversas partes de Tatuí e região. Eram encomendas para festas de batizados, casamentos e aniversários, e foi dessa maneira que, sem o uso de ingredientes químicos, aproveitando apenas as frutas de consumo popular, ficaram famosas as caixinhas de doce ABC (abóbora, batata e cidra).

Pingos doces

O mesmo aconteceu com os "pingos doces", que passaram a ser procurados por pessoas vindas de diversas cidades da região, e até mesmo da capital paulista e de outros estados. Dona Belarmina passou a ser conhecida como a "pioneira do doce caseiro".

Exposição surge em 2017

A consolidação da tradição dos doces caseiros fez com que a exposição se materializasse, visto a necessidade que a fotógrafa sentiu de registrar imagens dos doces que seriam expostos pelos doceiros participantes da Feira do Doce de Tatuí em 2017, e que foram utilizados, em sua grande parte, para a divulgação do evento.

Desde então, Débora Holtz passou a visitar os produtores de doces que iriam participar da Feira, e sabendo que o resultado de seu trabalho poderia ser melhor, a fotógrafa decidiu pesquisar e estudar sobre fotografia de alimentos, vindo a se especializar no assunto.

Posteriormente, Débora deu início ao projeto "Douceur Illustrée" (Doçura Ilustrada), que consiste em fotografias de doces, inspirando-se em fotografias de alimentos de fotógrafos europeus, principalmente franceses, cujos trabalhos fotográficos são bastante famosos e onde a fabricação de doces tem grande importância. A fotógrafa montou um estúdio para fazer composições particulares para cada doce, criando cenários com louças, talheres e flores. Após o sucesso do projeto, Débora Holtz foi convidada a realizar uma exposição de seu trabalho no Museu Histórico Paulo Setúbal.

Serviço

A mostra gratuita pode ser visitada até o dia 21 de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu Histórico Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail [email protected].

CEU das Artes, recebe nesta sexta-feira (7), às 14h, o concerto “A Música e Seus Ilustres”, com a Banda de Cananéia CEU das Artes, recebe nesta sexta-feira (7), às 14h, o concerto “A Música e Seus Ilustres”, com a Banda de Cananéia (REPRODUÇÃO)

Banda de Cananéia

O Centro de Artes e Esportes Unificados Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires, o CEU das Artes, de Tatuí, recebe nesta sexta-feira (7), às 14h, o concerto “A Música e Seus Ilustres”, com a Banda Maestro João Gonçalves de Araújo, da cidade de Cananéia, localizada no litoral sul paulista. A corporação musical faz apresentações gratuitas em todo o Estado de São Paulo, com o patrocínio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC-SP). O repertório inclui de composições clássicas a estilos populares do Brasil e de vários outros países.

A banda – cujo nome homenageia um dos maestros responsáveis pela formação de várias gerações de músicos - tem caráter formativo. É composta por 30 jovens, com idade entre 10 e 18 anos, que recebem aulas de música e fazem parte do corpo musical. Muitos desses jovens são bisnetos dos fundadores da corporação e dão continuidade à história musical da mesma.

Além de manter viva a rica e bela história musical de Cananéia, a corporação tem os objetivos de despertar nos jovens o interesse pela música, o desenvolvimento de suas competências e habilidades, a socialização e sua integração no meio cultural. Os jovens integrantes da Banda também atendem ao requisito de “situação de vulnerabilidade social”, colaborando com a formação em valores positivos para eles e para a comunidade em que vivem.

“Pela janela” conta a história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos de idade deprimida após ficar desempregada “Pela janela” conta a história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 ano deprimida após ficar desempregada (REPRODUÇÃO)

Cinema de graça

Outra atração gratuita do Museu Histórico Paulo Setúbal é a exibição do filme brasileiro "Pela janela". Produzido em 2018, com 84 minutos de duração e dirigido por Caroline Leone, o longa-metragem com classificação indicativa para maiores de 10 anos, tem no elenco Magali Biff e Cacá Amaral. A exibição ocorre durante todo o mês de junho, de terça-feira a domingo, às 9h30 e às 14h30. O programa faz parte do projeto Cinema Ponto MIS, desenvolvido em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

“Pela janela”

O longa conta a história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos de idade, que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Demitida, ela fica deprimida. O irmão José (Cacá Amaral), resolve ajudá-la a se recuperar, levando-a em uma viagem de carro até Buenos Aires. No caminho, a idosa vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma.

"Pela Janela" foi vencedor dos seguintes festivais e prêmios: 46º International Film Festival Rotterdam 2017 - Seção Bright Future - Prêmio FIPRESCI (Prêmio da Crítica Internacional); Habana Films Festival - Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-americano - Prêmio de Contribuição Artística; 45º Festival de Gramado - Competição Oficial; 41ª Mostra Internacional de São Paulo; Panorama Internacional Coisa de Cinema - Melhor Filme; X Janela Internacional de Recife; Festival East West Russia 2017; Malatya IFF (Turquia) - International Competition Films; 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro - Melhor Atriz pra Magali Biff, Melhor Ator Coadjuvante para Cacá Amaral e Melhor Som.

Serviço

O Museu Paulo Setúba está situado na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, ou pelo e-mail: [email protected]

3ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas reúne obras de 14 artistas plásticos de Tatuí 3ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas reúne obras de 14 artistas plásticos de Tatuí (REPRODUÇÃO)

Coletivo de arte

No Centro Cultural de Tatuí, prossegue até 21 de julho, a 3ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas. A mostra – também gratuita –, que reúne desenhos, pinturas e esculturas de vários estilos criadas por 14 artistas plásticos do município, é uma homenagem ao talento tatuiano prestada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

A exposição remete ao Dia do Artista Plástico, celebrado em 8 de maio. A escolha das obras ocorreu por meio de edital. Os participantes são Ari Hoffmann, Carmelina Monteiro, Célia Marteletto, Diego Dedablio, Edson Alves, Hudson Felipe de Almeida, Maria Eugênia, Maria Godoy, Marileni Zaccarelli, Marli Fronza, Mingo Jacob, Priscila Simões, Rafael Sangrador e Teresinha de Oliveira Pinto.

Serviço

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h. O Centro Cultural está situado na Praça Martinho Guedes, 12, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3259-3993.

Festa Junina de São João do Bemfica, que acontece de sexta-feira a domingo (de 7 a 9), na Praça da Matriz Festa Junina de São João do Bemfica acontece de sexta-feira a domingo (de 7 a 9), na Praça da Matriz (REPRODUÇÃO)

Festa junina

Para quem aprecia a autêntica cultura caipira, uma opção de diversão gratuita e a tradicional Festa Junina de São João do Bemfica, que acontece de sexta-feira a domingo (de 7 a 9), na Praça da Matriz. O evento é promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias de Educação e de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Na sexta-feira (7), a festança vai das 16h às 22h. No sábado e no domingo, o evento começa às 11h e terminará às 22h. As atração vão desde as tradicionais barracas com comidas típicas e quadrilhas juninas, a leilão, brincadeiras juninas e atrações musicais, além do concurso de miss e mister caipirinha.

A programação musical prevê apresentações especiais todos os dias: na sexta-feira, a partir das 21h10, a apresentação fica por conta da dupla Ivan & Anderson; no sábado (8), a partir das 21h, o show é do grupo Clariô; e no domingo (9), a partir das 20h30, a dupla Rodrigo & Ruan coloca todo mundo para dançar.

Comes e bebes

Como em todos os anos, as escolas da Rede Municipal de Ensino participarão dos três dias da festa, com barracas de comes e bebes e de brincadeiras. Ao todo, serão 25 estabelecimentos, sendo 18 urbanas e sete rurais; 26 creches (incluindo uma pré-escola em cada creche); e 17 pré-escolas (10 urbanas e sete rurais). Além das escolas municipais, o Núcleo de Educação Ambiental (Numea) também participará do evento.

O público terá dezenas de opções de comes e bebes para escolher, incluindo caldinho de feijão e torresmo, fiapão, carne louca, polenta no cone, vinho quente, quentão, milho cozido, mingau com frango, mandioca no cone, sopa de mandioca e, claro, os famosos doces de Tatuí.

Brincadeiras

Além da enorme variedade de comes e bebes, a festa também terá brincadeiras como sacolinha surpresa e pescaria. Os organizadores prometem três dias de muita alegria, em um ambiente familiar, aconchegante e seguro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-2127 e 3259-4135.

Como chegar em Tatuí

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, o município de Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade. O acesso pode ser feito pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares (via rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto).

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos