Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana Paulo Setúbal reúne arte de A a Z em Tatuí

27 de Julho de 2019 às 22:34

Marinaldo Cruz Filho

Exposições, cinema, feira de artesanato, competições esportivas, oficinas e gastronomia. Estas são algumas das atrações da 77ª Semana Paulo Setúbal, que acontece entre os dias 1º e 8 de agosto em Tatuí. Neste ano, o tema do evento criado em 1943 para homenagear o escritor tatuiano é o seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, ocorrida há exatos 85 anos. A programação faz parte das festividades pelos 193 anos do município, comemorados no dia 11 de agosto. A organização é da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Juventude. A entrada é gratuita.

Semana homenageia o escritor tatuiano Paulo Setúbal, que foi membro da Academia Brasileira de Letras Semana homenageia o escritor tatuiano Paulo Setúbal, que foi membro da Academia Brasileira de Letras (FOTO: REPRODUÇÃO)

 

Exposição cenográfica

A exposição "Cenografia do Conservatório de Tatuí" marca a abertura oficial da 77ª Semana Paulo Setúbal, na quinta-feira (1º), no Museu Histórico Paulo Setúbal. A mostra, sob curadoria do cenógrafo e professor Jaime Pinheiro, destaca a importância da cenografia como recurso da linguagem teatral.

No dia da estreia a exposição terá três atos com a participação de Jaime Pinheiro. Às 10h e às 15h, o cenógrafo coordena bate-papo com alunos da Rede Municipal de Educação; às 19h, o encontro é para o público em geral. A mostra fica aberta diariamente até 29 de setembro.

"Mulheres Heroínas Negras" pode ser visitada no Centro Cultural de Tatuí, de 1º a 25 de agosto "Mulheres Heroínas Negras" pode ser visitada no Centro Cultural de Tatuí, de 1º a 25 de agosto (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Heroína negras

A exposição de fotos figurativas "Mulheres Heroínas Negras", do Núcleo Afro Feminino (NAF), acontece no Centro Cultural de Tatuí, de 1º a 25 de agosto. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h.

A proposta é prestar uma homenagem às mulheres negras latino-americanas e caribenhas e lembrar a passagem do seu dia internacional, comemorando em 25 de julho.

"Unicórnio" pode ser visto de graça, de 2 e 31 de agosto - de terça-feira a domingo, no Museu Histórico "Unicórnio" pode ser visto de graça, de 2 e 31 de agosto - de terça-feira a domingo -, no Museu Histórico (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Cinema de graça

Entre os dias 2 e 31 de agosto - de terça-feira a domingo, às 9h30 e às 14h -, o Museu Histórico Paulo Setúbal exibe o filme "Unicórnio", dentro da programação do Cinema Pontos MIS. Indicado para maiores de 10 anos, o longa-metragem narra a saga da pequena Maria (Bárbara Luz) e seu pai (José Carlos Machado). O diálogo entre eles conduz a narrativa, que se passa em uma rústica casa de campo, na qual a garota vive com a mãe (Patrícia Pillar) e aguarda o retorno do pai. No entanto, a relação entre mãe e filha se transforma após a chegada de outro homem (Lee Taylor).

Feira de artesanato

De 2 a 10 de agosto, das 10h às 20h, na Praça da Matriz, acontece a tradicional Feira de Artesanato Capital da Música. No local, dezenas de estandes expõem e comercializam trabalhos artesanais de diversos estilos, incluindo bordados, objetos de couro, costuras, esculturas, macramê, rendas, pinturas, patchwork, saboaria, souvenirs e bijuterias, entre outros.

A feira de artesanato divide espaço com uma praça de alimentação recheada de comidas típicas, salgados, sucos, acarajé, churros e crepes, além de uma vasta quantidade de doces artesanais.

Concurso literário

Na sexta-feira (2), às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, acontece a cerimônia de premiação do Concurso Paulo Setúbal e o lançamento do tabloide 2019. Na ocasião, serão divulgados os vencedores do 18º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais (municipal) e do 17º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias (nacional). O evento terá uma apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura.

Craque do Futuro

A programação da Semana Paulo Setúbal também contempla atividades esportivas. No sábado (3), a partir das 8h30, são disputados os jogos da 7ª Copa Craque do Futuro. As competições ocorrem nos estádios Menotti de Campos, do Jardim Santa Cruz; Itatibão, do Clube de Campo; e Toca da Coruja, do Jardim Lírio.

No dia seguinte, às 8h, é realizado o passeio ciclístico Circuito das Praças. A concentração ocorre em frente ao Colégio Anglo.

Concurso culinário

Também no domingo (4), das 9h às 12h, no Sesi, a gastronomia estará em foco com a final da fase local do concurso de culinária Sesi Chef.

Rua da Alegria promove brincadeiras, atividades esportivas, gincanas e show com palhaços e personagens infantis Rua da Alegria tem brincadeiras, esportes, gincanas e show com palhaços e personagens infantis (FOTO: REPRODUÇÃO)

 

Rua da Alegria

Das 9h às 13h de domingo (4), a diversão também é garantida na Praça do Carroção, no bairro Valinhos, com a Rua da Alegria. O evento, integrante do Projeto Sorriso, promove brincadeiras, atividades esportivas, gincanas e show com palhaços e personagens infantis. A programação ainda tem apresentações do Paraíso dos Cães, pipoca e algodão doce.

Terra de Setúbal

Terra de Paulo Setúbal é o título da exposição do artista plástico Mingo Jacob que é aberta no dia 5 de agosto (segunda-feira), às 19h30, no Hotel Del Fiol. A mostra pode ser visitada até 15 de agosto, das 9h às 20h.

Violão e coral

A agenda de segunda-feira (5) também tem opção para quem aprecia música. A partir das 20h, no CEU das Artes, acontece a apresentação dos alunos das oficinas de Violão e Canto Coral, ministradas por Magali Ribeiro.

Oficina de teatro

No dia 6 de agosto (terça-feira), às 14h, o Museu Histórico Paulo Setúbal realiza a oficina Pontos MIS "Como dirigir minha primeira cena".

A Cia. Exodus Art's leva ao palco do Museu Paulo Setúbal, a montagem "Carinhosas lembranças" A Cia. Exodus Art's leva ao palco do Museu Paulo Setúbal a montagem "Carinhosas lembranças" (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Carinhosas lembranças

Prosseguindo a agenda teatral da Semana Paulo Setúbal, na quarta-feira (7), a Cia. Exodus Art's leva ao palco do Museu Histórico Paulo Setúbal, a montagem "Carinhosas lembranças". O espetáculo começa às 15h.

A peça será reapresentada na quinta-feira (8) - no encerramento da Semana Paulo Setúbal -, no mesmo local, às 19h30.

Feira da Lua

Outra atração da terça-feira (7) é a Feira da Lua. O evento acontece a partir das 19h, na praça Ayrton Senna. O programa recebe também o projeto Show dos Bairros, com distribuição de brindes e apresentações de cantores e duplas.

Serviço

Mais informações sobre a programação da Semana Paulo Setúbal podem ser obtidas na página do Museu Histórico Paulo Setúbal no Facebook e no site da Prefeitura de Tatuí.

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, o município de Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade. O acesso pode ser feito pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares (via rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto).

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página 

Galeria

Confira a galeria de fotos