Buscar no Cruzeiro

Buscar

Salto, Cesário Lange e Araçoiaba abrem semana com espetáculos

12 de Novembro de 2018 às 08:30

Embora as atenções estejam voltadas para o feriadão que começa em 15 de novembro (Proclamação da República), a semana tem diversos eventos culturais programados para as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. E a agenda já está cheia nesta segunda-feira (12): em Salto, as opções incluem festival de cinema e concerto de música clássica; espetáculo teatral da companhia de bonecos BuZum! é o destaque em Cesário Lange; enquanto Araçoiaba da Serra tem apresentação dos alunos do projeto Música a Partir do Bairro.

Festival reúne curtas produzidos por alunos do curso de Cinema e pela comunidade (DIVULGAÇÃO)

Salto

Sala Palma de Ouro recebe festival de cinema do Ceunsp

Durante três dias, Salto se transforma em vitrine do novo cinema brasileiro. O motivo é a realização do V Curta Salto – Festival de Cinema, que acontece entre esta segunda (12) e a próxima quarta-feira (14), na Sala Palma de Ouro. Em sessões gratuitas, sempre a partir das 19h30, são apresentados os melhores curtas-metragens produzidos neste ano pela Kimera Filmes, além de duas obras criadas pela comunidade local durante oficinas promovidas pelo mesmo estúdio.

Neste ano, a temática do Festival é “A Mulher no Audiovisual Brasileiro”. O objetivo, de acordo com os organizadores do evento, é promover um debate sobre o papel feminino no mercado cinematográfico do país. A Kimera Filmes é a produtora experimental do Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Os ingressos são distribuídos na bilheteria da Sala Pala de Ouro uma hora antes do início de cada apresentação. Nesta segunda-feira, a sessão é livre para os públicos de todas as idades, enquanto nos dois dias seguintes, o programa é indicado para maiores de 12 anos. A escolha e premiação dos melhores trabalhos ocorrem na quarta-feira, logo após a exibição dos últimos trabalhos.

Serviço – A Sala Palma de Ouro é um espaço do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, localizado a Rua Prudente de Moraes, 580, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4602-8693.

 

Três grupos de alunos do Conservatório Castellari se apresentam nesta segunda-feira (REPRODUÇÃO)

Camerata e orquestra fazem ensaio aberto

Também nesta segunda-feira (12), acontece o ensaio aberto da Camerata e da Orquestra Sinfônica de Salto. O trabalho dos músicos pode ser acompanhado a partir das 20h, no auditório do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.

Sob a regência do maestro Roberto Sanches, a Pré-Camerata Municipal apresenta o seguinte repertório: Quarteto nº 5, de Schubert; Quarteto nº 8, de Mozart; e Quarteto nº 1, de Haydn. A Camerata, por sua vez, ensaia “Rondó”, de Clementi, “Gavotte”, de Bach e “Divertimento”, de Saint Preux.

A Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro Silmar Oliveira, apresenta três obras: “Quem Sabe”, de Carlos Gomes; “Enigma Variations”, de Edward Elgar; e “Marcha Turca”, de Mozart.

Serviço – O Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari está localizado na Rua Monsenhor Couto, 13, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4029-3014.

 

Bonecos ensinam a importância da alimentação saudável (DIVULGAÇÃO)

Cesário Lange

Teatro de bonecos BuZum! Mostra “Sabor de Vitória”

A importância da alimentação saudável é o tema de “Sabor de Vitória”, peça que a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas BuZum! apresenta nesta segunda-feira (12), na Praça João XXIII, no centro de Cesário Lange. O grupo faz seis apresentações em sequência, cada uma com cerca de 40 minutos de duração.

De forma cômica, criativa, poética e lúdica, o BuZum! conta uma fabulosa história encenada por charmosos bonecos. O enredo retrata cenas reais dos dias atuais para levar o público infantil a entender como o alimento age diretamente na vida das pessoas, podendo influenciar em um destino mais positivo e com menos doenças.

“Partimos do fato de que determinados alimentos causam benefícios, enquanto outros são malefícios para o nosso corpo”, resume Beto Andreetta, diretor do BuZum!. “Se essa é uma preocupação importante dos adultos, por que não iniciarmos às crianças?”, indaga o artista, justificando a decisão de trazer essa reflexão também para os pequenos, “pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”.

Com texto de Cláudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, a peça explica o famoso ditado “somos aquilo que comemos”. O espetáculo usa brincadeiras e os diálogos de uma das personagens principais, Júlia para transmitir o ensinamento. Esperta e curiosa, ela conquista a medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas.

Enquanto comemora o feito, a menina encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial, a garota descobre que a caveira é, na verdade, o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz a melhorar seus hábitos alimentares. Diversos bonecos, como o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.

Além de Cesário Lange, a peça será apresentada em outras 23 cidades de todas as regiões do Brasil. O projeto é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR.

Serviço – A Praça João XXIII fica ao lado da Delegacia de Polícia e em frente ao Detran. Os espetáculos serão às 9h40, 10h20, 11h, 13h39, 14h10 e 14h50. Cada apresentação é limitada a 50 espectadores.

 

Audição de canto coral e violão reúne participantes de programa social (DIVULGAÇÃO)

Araçoiaba da Serra

Projeto musical se apresenta no Bosque dos Eucaliptos

Outro município que abre a semana com um evento cultural é Araçoiaba da Serra. O palco será a Escola Professora Maria Silvia Florenzano, no Bosque dos Eucaliptos. Quanto aos artistas, são os alunos do Projeto Música a Partir do Bairro. O espetáculo é composto por obras instrumentais e canto coral.

O projeto é resultado de parceria entre a Associação Brasil 2010 e as secretarias municipais de Educação e Cultural e de Desenvolvimento Social. Desde fevereiro deste ano, os alunos das turmas de segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Silvia Florenzano assistem aulas semanais de música e canto coral. As atividades fazem parte da grade curricular da disciplina Artes.

De acordo com o secretário de Educação, Fausto de Barros, a parceria ampliou os conhecimentos musicais e enriqueceu as aulas de Artes com aplicação da música e canto coral na disciplina e grade curricular dos pequenos.

Para Esdras Lasnou Ribeiro, presidente da Associação, a expectativa é de que o projeto seja ampliado para mais escolas. “Neste ano levamos as aulas até a escola do Bosque dos Eucaliptos; agora, queremos chegar a outras unidades da cidade”, comenta.

Serviço – A Escola Professora Maria Silvia Florenzano está localizada na Rua Antônio Lopes dos Santos, 30, no bairro Bosque dos Eucaliptos.

A sede da Associação Brasil 2010 está instalada na Alameda das Amoreiras, 234, no bairro Colina II. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3281-2900.

Galeria

Confira a galeria de fotos