Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras de pessoas com deficiência ganham exposição em Tatuí

27 de Novembro de 2018 às 12:40

Arte & Inclusão Mostra reúne produção artística dos alunos da Apae e de escolas especializadas (REPRODUÇÃO)

Quase 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs). São crianças, jovens e adultos que, apesar das limitações, podem – e devem – estar inseridas em todas as ações e demandas da sociedade. Em Tatuí, a data dedicada à reflexão sobre essa realidade, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), é precedido por uma série de eventos concebidos para demonstrar na prática os potenciais criativo e empreendedor de quem precisa superar barreiras impostas por imperfeições físicas, metais ou intelectuais. O programa, que recebe a sugestiva denominação de I Mostra Arte & Inclusão, é uma verdadeira virada cultural. Começa nesta terça-feira (27) e prossegue até domingo (2 de dezembro), no Museu Histórico Paulo Setúbal. São três exposições simultâneas, com produção artística de PCDs e material sobre o tema. Confira:

Pela Lente dos Meus Olhos

"Pela lente dos meus olhos" reúne obras de autoria dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os trabalhos apresentam autorretratos e objetos preferidos dos frequentadores do Centro de Convivência da Apae de Tatuí. Neles, os alunos demonstram a percepção do seu eu e da compreensão do sentido do gostar, podendo assim, expressar sua personalidade. De acordo com os responsáveis pela entidade, a exposição busca proporcionar um olhar que vai além da deficiência, evidenciando o processo de inclusão na sociedade.

Trabalhos Manuais e Artísticos

A segunda exposição, denominada “Trabalhos manuais e artísticos”, apresenta as experiências desenvolvidas pelos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Secretaria Municipal de Educação. Fazem parte os frequentadores do Ensino Fundamental I e II das Escolas Municipais Professora Ligia Vieira de Camargo Del Fiol, Professor Firmo Antônio de Camargo Del Fiol e Professor José Galvão Sobrinho. Neste caso, o propósito é possibilitar o conhecimento e a participação, assim como aprimorar habilidades e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, transtorno do espectro autista e altas habilidades.

Aprendendo a romper barreiras

Complementando a Virada Inclusiva, o Serviço Social da Indústria (Sesi) montou uma exposição com o tema "Aprendendo a romper barreiras". O acervo apresenta os diversos tipos de barreiras enfrentadas pela pessoa com deficiência, como os obstáculos urbanísticos, arquitetônicos, nos transportes, nas comunicações e informações, tecnológicas, programáticas, metodológicas, instrumentais e atitudinais.

Museu Paulo Setúbal As três exposições da Vira Inclusiva acontecem no Museu Paulo Setúbal (REPRODUÇÃO)

SERVIÇO – A I Mostra Arte & Inclusão é promovida pelo Museu Paulo Setúbal, em parceria com o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Saúde. Fica aberta ao público até domingo (2), das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, 98, no centro de Tatuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

Galeria

Confira a galeria de fotos