Agenda Metropolitana

Obras de pessoas com deficiência ganham exposição em Tatuí

I Mostra Arte & Inclusão prossegue até domingo no Museu Paulo Setúbal
Arte & Inclusão
Mostra reúne produção artística dos alunos da Apae e de escolas especializadas (REPRODUÇÃO)

Quase 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs). São crianças, jovens e adultos que, apesar das limitações, podem – e devem – estar inseridas em todas as ações e demandas da sociedade. Em Tatuí, a data dedicada à reflexão sobre essa realidade, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), é precedido por uma série de eventos concebidos para demonstrar na prática os potenciais criativo e empreendedor de quem precisa superar barreiras impostas por imperfeições físicas, metais ou intelectuais. O programa, que recebe a sugestiva denominação de I Mostra Arte & Inclusão, é uma verdadeira virada cultural. Começa nesta terça-feira (27) e prossegue até domingo (2 de dezembro), no Museu Histórico Paulo Setúbal. São três exposições simultâneas, com produção artística de PCDs e material sobre o tema. Confira:

Leia mais  Matheus Ceará de cara limpa mostra sua boca suja em São Roque nesta 5ª

Pela Lente dos Meus Olhos

“Pela lente dos meus olhos” reúne obras de autoria dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os trabalhos apresentam autorretratos e objetos preferidos dos frequentadores do Centro de Convivência da Apae de Tatuí. Neles, os alunos demonstram a percepção do seu eu e da compreensão do sentido do gostar, podendo assim, expressar sua personalidade. De acordo com os responsáveis pela entidade, a exposição busca proporcionar um olhar que vai além da deficiência, evidenciando o processo de inclusão na sociedade.

Trabalhos Manuais e Artísticos

A segunda exposição, denominada “Trabalhos manuais e artísticos”, apresenta as experiências desenvolvidas pelos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Secretaria Municipal de Educação. Fazem parte os frequentadores do Ensino Fundamental I e II das Escolas Municipais Professora Ligia Vieira de Camargo Del Fiol, Professor Firmo Antônio de Camargo Del Fiol e Professor José Galvão Sobrinho. Neste caso, o propósito é possibilitar o conhecimento e a participação, assim como aprimorar habilidades e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, transtorno do espectro autista e altas habilidades.

Leia mais  Robótica do Sesi Sorocaba em 1º lugar

Aprendendo a romper barreiras

Complementando a Virada Inclusiva, o Serviço Social da Indústria (Sesi) montou uma exposição com o tema “Aprendendo a romper barreiras”. O acervo apresenta os diversos tipos de barreiras enfrentadas pela pessoa com deficiência, como os obstáculos urbanísticos, arquitetônicos, nos transportes, nas comunicações e informações, tecnológicas, programáticas, metodológicas, instrumentais e atitudinais.

Museu Paulo Setúbal
As três exposições da Vira Inclusiva acontecem no Museu Paulo Setúbal (REPRODUÇÃO)

SERVIÇO – A I Mostra Arte & Inclusão é promovida pelo Museu Paulo Setúbal, em parceria com o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Saúde. Fica aberta ao público até domingo (2), das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, 98, no centro de Tatuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

Comentários