Agenda Metropolitana

‘O novo rei de Beleléu’ e oficinas culturais são as atrações gratuitas em Itapetininga

A programação acontece neste sábado e também no domingo (dias 8 e 9 de junho), no Centro Cultural e Histórico Brasílio Ayres de Aguirre

Marinaldo Cruz Filho

Seis atrizes representam os personagens masculinos de "O novo rei de Beleléu", com apresentações gratuitas no sábado e domingo (dias 8 e 9)
Seis atrizes representam os personagens masculinos de “O novo rei de Beleléu”, com duas apresentações gratuitas (REPRODUÇÃO)

Uma peça que mostra o perigo da indiferença (e do poder do brilho no olhar) nos dias de hoje e uma oportunidade para quem quer entrar no mundo do teatro e da produção de projetos culturais. Estas são duas atrações gratuitas do fim de semana no Centro Cultural e Histórico Brasílio Ayres de Aguirre (praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida como “Largo dos Amores”, no Centro).

‘O novo rei de Beleléu’

No sábado e no domingo (dias 8 e 9), a partir das 16 horas, a Cia Ouro Velho apresenta o espetáculo gratuito “O novo rei de Beleléu”, um espetáculo infanto-juvenil recheado de música ao vivo e muita diversão. O grupo apresenta a história do reino de Beleléu, que após a morte do Velho Rei é tomado por uma epidemia de “tanto faz”, uma grave doença que tira a alegria de viver dos moradores. Empregando elementos da cultura popular, como a literatura de cordel, a Folia de Reis, o Boi-Bumbá e o Maracatu, a fábula tem como missão, trazer de volta os sonhos perdidos da população sem cair na armadilha do discurso vazio.

Leia mais  Festival em Tatuí apresenta seis peças gratuitas até sábado
Além da boa química entre os artistas, a intimidades com instrumentos dão uma dinâmica diferente à peça
Além da boa química entre As artistas, a intimidades com instrumentos dão uma dinâmica diferente à peça (REPRODUÇÃO)

Seis atrizes

Um detalhe interessante é que todos os personagens da peça são interpretados por seis atrizes. Três homens ambiciosos, mister Midas (Danilla Figueiredo), doutor Furaboulus (Aline Penteado) e o general Matraca (Thais Luna), decidem entrar em uma difícil jornada para conseguir o cargo cobiçado. Para impedir que a cidade caia nas mãos erradas, os últimos dois sonhos da população (interpretados por Tássia Melo e Aline Gonçalves) pedem ajuda a Gabriel (Lara Hassum), um artista revolucionário com outra visão de mundo, capaz de animar os doentes e salvá-los da terrível peste.

Além da boa química do elenco, a intimidade com instrumentos como sanfona, violão e pandeiro fazem a diferença neste espetáculo dirigido por Paulo Marcos e integra o Projeto Viagem Cultural. Com música ao vivo e em clima de festa, fica difícil deixar o teatro com a sensação de que tanto fez ter pago o ingresso para a peça.

Leia mais  Encontro de Dança reúne 36 grupos de 11 cidades em Cerquilho
Oficinas gratuitas de teatro e de produção cultural, com 40 vagas, acontecem nos dias 8 e 9 de junho
Oficinas gratuitas de teatro e de produção cultural, com 40 vagas, acontecem nos dias 8 e 9 de junho (REPRODUÇÃO)

Entrando no mundo do teatro

Também neste fim de semana, o Centro Cultural e Histórico Brasílio Ayres de Aguirre recebe duas oficinas gratuitas. No sábado (8) acontece o projeto de Iniciação Teatral, com o objetivo de levar o participante a um primeiro contato com o fazer teatral. No domingo (9) o tema é Produção Cultural, com dicas para quem pretende concorrer nos editais públicos de incentivo à cultura. As atividades serão desenvolvidas das 10h às 12h no dois dias.

Serviço

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, são oferecidas 20 vagas para cada oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail culturaitape@gmail.com, enviando nome completo do participante, telefone para contato e mencionando qual oficina de interesse.

Outras informações sobre a apresentação da peça e também sobre as oficinas podem ser obtidas no site da Prefeitura de Itapetininga e pelo fone (15) 3272-3401.

Itapetininga fica no extremo oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, a 70 quilômetros de Sorocaba e a 130 quilômetros de Ibiúna e Salto.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapetininga.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Comentários