Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música barroca abre temporada de espetáculos em Tatuí

14 de Março de 2019 às 12:05

Marinaldo Cruz Filho

Trupe Barroca Trupe Barroca é o cartaz desta quarta-feira (14), no Teatro Procópio Ferreira (DIVULGAÇÃO)

Um concerto gratuito de música barroca em que os músicos utilizam os instrumentos, as técnicas interpretativas e até os timbres característicos dos séculos XVII e XVIII. Este é o programa do Conservatório de Tatuí nesta quinta-feira (14), a partir das 18h, marcando a abertura da temporada 2019 no Teatro Procópio Ferreira. O espetáculo apresentado pela Trupe Barroca ainda inclui vários destaques, como os solos da violinista barroca norte-americana Cynthia Freivogel e do cravista brasileiro Fernando Cordella. O repertório traz o concerto didático “As Quatro Estações de Antonio Vivaldi”, a estreia nacional de uma sinfonia de Alessandro Scarlatti e obras de Georg Friedrich Händel. A regência é do maestro Sérgio Dias.

Cynthia Freivogel Violinista norte-americana Cynthia Freivogel é solista do concerto (DIVULGAÇÃO)

 

Fernando Cordella Concerto também tem a participação o cravista Fernando Cordella (DIVULGAÇÃO)

Túnel do tempo

A Trupe Barroca é um conjunto musical autônomo, criado em 2017 com o objetivo de dedicar-se à pesquisa e à divulgação da música dos séculos XVII e XVIII, usando instrumentos históricos e técnicas interpretativas condizentes com o período. Desde a sua fundação, realiza concertos frequentes, tendo como solistas importantes nomes da chamada Música Antiga do Brasil e da Europa.

Trupe Barroca Trupe Barroca utiliza instrumentos antigos e réplicas dos séculos XVII e XVIII (REPRODUÇÃO)

O trabalho quase arqueológico desenvolvido pelo grupo é conhecido como Música Historicamente Informada e baseia-se na pesquisa do repertório a ser executado, buscando a fidelidade das articulações corretas, dos instrumentos históricos (réplicas ou originais), o temperamento adequado e o diapasão ideal a cada período. Todos esses quesitos colaboram para revelar ao público uma atmosfera sonora mais próxima daquela em que as obras foram concebidas.

Cravo Cravo é um dos instrumentos utilizados no concerto desta quarta-feira (14) (REPRODUÇÃO)

Neste concerto, o público poderá admirar os acordes de violinos antigos, originais do século XVIII, e também réplicas perfeitas de instrumentos históricos, como a tiorba, a viola da gamba e a guitarra barroca. Uma nova “música antiga”, com instrumentos históricos e técnicas de interpretação fiéis à época barroca, em pleno século XXI – essa a proposta ousada da orquestra A Trupe Barroca.

Primeira audição no Brasil

Além de “As Quatro Estações”, o grupo apresentará a “Sinfonia em Ré Maior” de Alessandro Scarlatti, em primeira audição brasileira. E também o “Concerto para Cravo e Orquestra em sol menor, opus 4, nº 1” de Georg Friedrich Händel. O repertório terá apresentação didática em Tatuí, com entrada gratuita, e será apresentado oficialmente no Theatro São Pedro, em São Paulo (Capital), no próximo sábado, dia 16, com ingressos a R$ 70,00 (meia-entrada R$ 35,00).

SERVIÇO – Mais informações sobre o concerto desta quarta-feira (14) podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-8444 e no site do Conservatório de Tatuí.

O Teatro Procópio Ferreira fica na Rua São Bento, 415, no Centro.

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade.*Com informações da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí.

Galeria

Confira a galeria de fotos