Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu abre Festival de Coros e exposições sobre o Peru nesta sexta

22 de Novembro de 2018 às 08:14

A população da Região Metropolitana de Sorocaba e turistas de outras regiões têm motivos de sobra para visitar Itu neste fim de semana. Além dos atrativos tradicionais, como parques e arquitetura colonial, a Cidade dos Exageros abre na sexta-feira (23) três programas culturais gratuitos planejados para agradar a todos os gostos. As opções incluem um festival de canto coral e duas exposições enfocando a história e a culinária do Peru. Confira os detalhes:

Festival de Coros Festival de Coros de Itu chega ao segundo ano como um dos mais importantes do estado (DIVULGAÇÃO)

Coros de oito municípios se apresentam até domingo

Entre sexta-feira (23) e domingo (25), a Igreja do Bom Jesus sedia o 2° Festival de Coros de Itu. O evento, considerado um dos mais importantes da categoria em todo o Estado de São Paulo, reúne coralistas de oito cidades em apresentações gratuitas. Neste ano, participam grupos corais de Santos, Arujá, Santo André, São Roque, Itapeva, Lençóis Paulista e Bauru, além de representantes da cidade anfitriã.

Serão, ao todo, 14 apresentações no mesmo local:

• Dia 23 (sexta-feira)

- 20h – Coral Ouvindo Avós, do Sindicato dos Urbanitários de Santos;

- 20h30 – Coral Gerações, da cidade de São Roque;

- 21h – Coral Municipal de Itu.

• Dia 24 (sábado)

- 15h – Coral Encantos da Melhor Idade, de Itu;

- 15h30 – Segunda apresentação do grupo santista Ouvindo Avós;

- 16h – Coral do Clube Aramaçan, de Santo de André;

- 16h30 – Coral Univozes, do Colégio Universitas de Santos;

- 20h – Segunda apresentação do Coral Univozes;

- 20h30 – Coral Vozes de Itu;

- 21h – Coral Municipal de Itapeva.

• Dia 25 (domingo)

- 15h – Coral da Assatemec de Itu;

- 15h30 – Conjunto Vocal Arabesco, de Lençóis Paulista/Bauru;

- 16h – Coral da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB), Subsecção Santos;

- 16h30 – Coro da Escola Livre de Música de Arujá.

SERVIÇO - A Igreja do Bom Jesus fica na Praça Padre Anchieta, sem número, no centro de Itu. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do município.

Machu Picchu Exposição destaca Machu Picchu e os caminhos milenares que cortam os Andes (REPRODUÇÃO)

Exposição traz cultura peruana para Itu

Também nesta sexta-feira (23), Itu inaugura duas exposições fotográficas que enfocam a cultura peruana. “Machu Picchu: A cidade perdida dos Incas” e “Delícias Culinárias do Peru” permanecem até 20 de fevereiro de 2019 no Espaço Ituano de Turismo e Cultura. As exposições, trazidas para a cidade por meio do Consulado Peruano, contam com imagens do caminho Inca Qhapaq Ñan e também da cozinha típica local.

Composta por 80 fotos, a mostra elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo Inca. As imagens são de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

A famosa rota que une a cidade de Cuzco ao sítio arqueológico de Machu Picchu é uma parte mínima do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. O caminho principal tem mais de cinco mil quilômetros de extensão e passa por cinco países andinos. Em termos de patrimônio arqueológico é, sem dúvida, o maior monumento que se conhece no continente. Nessa rota hoje vivem comunidades de agricultores, pastores, mineiros e pescadores.

A rica gastronomia peruana tem uma exposição à parte em Itu (DIVULGAÇÃO)

Já a mostra “Delícias Culinárias do Peru” tem como objetivo ampliar o conhecimento dos visitantes sobre a rica gastronomia peruana. As fotos trazem 20 imagens de pratos tradicionais do país, como ceviche, polvo à oliva, rocoto recheado, lombo salteado, cabrito do norte entre outros.

SERVIÇOS – As duas mostras fotográfica podem ser visitada até o dia 20 de fevereiro de 2019, todos os dias da semana, das 8h às 17h. O Espaço Ituano de Turismo e Cultura fica na Praça Padre Miguel, (Matriz), 118, no Centro. Mais informações podem ser obtidas elo telefone (11) 4013-3813.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itu.

Galeria

Confira a galeria de fotos