Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itapetininga e Salto têm programas especiais para a criançada

08 de Janeiro de 2019 às 21:41

Férias no Parque Projeto desenvolvido no mês de janeiro em Salto une atividades lúdicas e turismo (DIVULGAÇÃO)

Marinaldo Cruz

 

Muitas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba desenvolvem atividades especiais com o objetivo de divertir a criançada durante as férias escolares de verão. Em Salto, a proposta combina lazer com incentivo ao turismo. Resgatar as brincadeiras do tempo dos nossos avós é a temática do projeto Férias Divertidas, desenvolvido em Itapetininga. Além de oportunos e instigantes, os dois programas realizados neste mês de janeiro têm um diferencial importante: são inteiramente gratuitos. Confira os detalhes.

Turismo e atividades lúdicas

Em Salto, a Secretaria do Desenvolvimento Trabalho e Turismo aproveita o período de recesso escolar para realizar o projeto Férias no Parque. O foco da iniciativa é promover o conhecimento histórico, cultural e de preservação dos parques e pontos turísticos do município entre as crianças.

Depois de receber informações sobre os atrativos do município, as crianças passam pelo “Teste de Conhecimento”. Tudo de maneira divertida. Em seguida, o programa assume formato de gincana, ao estilo do game show “Passa ou Repassa”.

As atividades acontecem às segundas-feiras, no Memorial do Tietê, em dois períodos: de manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 16h30. Nas quartas-feiras de janeiro, as mesmas atividades da apresentação são realizadas no Parque da Rocha Moutonnée. Cada período contempla 30 crianças com idades entre 8 a 12 anos. Os participantes são divididos em duas equipes.

A primeira edição deste projeto aconteceu em 2017, em formato diferente, reunindo mais de 40 participantes em um dia no Parque da Rocha Moutonnée.

A secretária municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes, explica que a ação tem o intuito de trabalhar de forma mais efetiva o pertencimento da população saltense. “O turismo é um segmento que gera empregos e contribui com o desenvolvimento econômico de Salto”, diz ela, ressaltando que, pelo fato de o município ser uma estância turística, é importante que a população conheça e valorize os atrativos turísticos locais.

José Orlandini, diretor de Turismo, acrescenta que o projeto quer atrair as crianças e adolescentes para atividades de lazer nos pontos turísticos. “Estamos unindo entretenimento e conhecimento da história da cidade e seus atrativos. Assim, podemos num futuro muito próximo, fazer com que os munícipes se apropriem e cuidem de cada espaço como se fosse o seu lar”, explicou.

Locais de visitação

• O Memorial do Rio Tietê conta com um rico acervo que faz referência às tradições culturais e aos aspectos geográficos atrelados ao mais importante rio paulista. O visitante também pode desfrutar de paisagens surpreendentes, como a centenária Ponte Pênsil, construída ao lado da Fábrica de Tecido Brasital SA, e o Caminho das Esculturas, que faz referência aos principais personagens da história saltense.

Parque da Ilha da Usina Parque Natural da Ilha da Usina é uma das principais atrações em Salto (DIVULGAÇÃO)

• Já o Parque Natural da Ilha da Usina foi criado como um espaço voltado para o turismo pedagógico. O local é uma ilha artificial de 70 mil metros quadrados, no Rio Tietê, com flora e fauna intocados desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920. O turista que visita o lugar percorre 230 metros de passarela suspensa em meio à mata. Painéis ao longo do caminho destacam algumas das espécies animais e vegetais ali existentes. Ao fim do percurso, chega-se a um mirante e um a auditório, onde um breve vídeo institucional conta a história das tribos indígenas nativas da região, o desenvolvimento da geração de energia com a construção da Usina Porto Góes e a produção têxtil na cidade.

• O Parque da Rocha Moutonnée é um atrativo turístico voltado à realização de estudos sobre o meio ambiente, pois permite uma abordagem didática sobre as eras geológicas e a evolução da vida na Terra. Com 43.338 metros quadrados de área, o parque possui painéis explicativos sobre o surgimento da vida no planeta, bem como nove réplicas de dinossauros que entretém e divertem os estudantes interessados em investigar a era mesozoica. O parque ainda conta com resquícios florísticos que indicam as alterações climáticas na escala geológica, bem como oferece um dos mais importantes vestígios geológicos de nosso país: a rocha Moutonnée.

• A Rocha Moutonnée é um granito róseo com o formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (“mouton” em francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirada). Seu diferencial se dá em função das arranhaduras em sua superfície que foram produzidas pelas geleiras da era Paleozóica (há 270 milhões de anos), que juntamente com outras evidências geológicas comprovam cientificamente que a nossa região já passou por alternâncias climáticas significativas. Dada a raridade deste vestígio geológico, o parque foi tombado, em 1990, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo CONDEPHAAT).

SERVIÇO: Os interessados podem se inscrever para as atividades no Parque Moutonnée ou no Memorial do Tietê por meio dos telefones (11) 4602-2622 e (11) 4028-2591 ou, pessoalmente, no horário comercial, no Ponto de Informação ao Turista (PIT), localizado no Complexo da Cachoeira.

Férias Divertidas Férias Divertidas acontecem no Complexo Professor Coca (foto) e na Casa do Adolescente (DIVULGAÇÃO)

Brincadeiras à moda antiga

Em Itapetininga, o Projeto Férias Divertidas proporciona brincadeiras e ações com monitorias. Entre as atrações do programa estão a Gincana da Água e o Pegador, entre outras atrações preparadas para os participantes com idades entre 7 e 14 anos.

O calendário do projeto marca o início para esta quarta-feira (9), das 9 às 12 horas e das 14 h ás 17 horas, no Complexo Esportivo Municipal João Trindade Gomes Filho. Mais conhecido como Professor Coca, o espaço está localizado à Rua Jacyra Holtz, 30, ao lado do Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva, na Vila Barth.

Já no dia 16, as atividades acontecem no mesmo horário, na Casa do Adolescente, na Rua Aparício Vieira, 470, no Jardim Shangri-Lá.

O projeto Férias Divertidas é gratuito, sendo supervisionado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga. Para participar, basta comparecer aos locais das atividades com pelo menos meia hora de antecedência.

SERVIÇO – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3271-7926 ou pelo e-mail [email protected].

Com informações das assessoria de imprensa das prefeituras de Salto e Itapetininga.

Galeria

Confira a galeria de fotos