Sorocaba Futebol 7 representa a cidade no Paulista de 2020

Por

Software scout mede desempenho dos atletas e identifica as carências de cada um. Crédito da foto: Reprodução

Equipe Sorocaba Futebol 7 treina visando o Campeonato Paulista de 2020. Crédito da foto: Divulgação

 

Sorocaba deve começar a disputar mais uma competição estadual a partir do ano que vem. Os responsáveis pela façanha são os integrantes da equipe Sorocaba Futebol 7. O nome que já desponta com destaque no cenário regional presta homenagens à cidade e também à modalidade do futebol - também conhecida como futebol soçaite ou, simplesmente, fut 7- que mais conquista adeptos no século 21.

A história do clube é recente - pouco mais de cinco meses -, porém, a rápida evolução mostra que as pretensões de ir muito além do divertimento de fim de semana são para valer. “Montamos uma equipe com o pensamento de atingir algo maior”, diz o técnico e representante geral do time, Romário Delbaje Júnior. Segundo ele, desde o início a intenção é montar um time competitivo para o campeonato de 2020.

Criada em 11 de julho de 2019, a equipe priorizou, sobretudo, a construção de uma estrutura sólida, para, consequentemente, formar um elenco forte e competitivo. "Embora o time tenha sido iniciado entre amigos, o grande objetivo sempre foi disputar o campeonato paulista", revela Romário Jr.

Técnico e representante geral Romário Delbaje Jr. coordena a preparação do grupo. Crédito da foto: Nelson Coelho/Divulgação

 

Dedicação que dá resultado

Graças à seriedade do trabalho e ao empenho dos apoiadores, o time se estrutura e cresce a cada dia. Aliás, apenas um mês depois do pontapé inicial, a equipe já possuía espaço para treinar. Cedida por Simei Lamarca, secretário  do Esporte, a "casa" do Sorocaba F7 foi, por alguns meses, o campo soçaite do Centro Esportivo André Matiello, no bairro Pinheiros.

Hoje, a equipe possui um centro de treinamento oficial, que conta com toda a estrutura necessária. Agora, a preparação do Sorocaba F7 é feita na Arena Comatek - no Jardim Hungares -, cedida gratuitamente pelos proprietários da empresa.

[irp posts="192447" ]

 

Estrutura em evolução

Além disso, o time conta com ferramentas modernas de apoio ao treinamento. Um exemplo é o software  scout - utilizado também em amistosos -, para medir o desempenho dos atletas. O sistema identifica, por exemplo, as carências individuais e ajuda a corrigi-las. "Dessa maneira, podemos extrair o melhor de cada atleta", resume o técnico e representante geral do Sorocaba Futebol 7.

Software scout mede desempenho e identifica as carências de cada atleta. Crédito da foto: Reprodução

 

Analogamente, a saúde sempre foi outra prioridade da equipe. Por isso, o time também conta com a participação, de forma voluntária, de uma médica na comissão.

Médica Nana Pereira monitora e orienta atletas do Sorocaba Futebol 7. Crédito da foto: Divulgação

 

O Sorocaba Futebol 7 é formado atualmente por 22 integrantes. São 18 atletas: Pabulo e Mão (goleiros); Careca, André, Samuel, Juninho e Alex (zagueiros); Caio, Nathan, Felipe Sena, Manaus e João Pedro (meias); e, por fim, os atacantes Júlio, Ganso, Peixe, Reginaldo, Biga e Prete.

Outros três voluntários compõem a comissão técnica. Além do técnico e representante geral Romario Delbaje Júnior, o grupo  conta com o auxiliar técnico e scout Fabrício Del Prete, a médica Nana Pereira Delbaje e Guto Poles. Este último é o responsável pelo marketing do clube.

Sorocaba Futebol 7 precisa do apoio de empresas e voluntários para chegar ao Estadual. Crédito da foto: Divulgação

 

Grupo precisa de ajuda

Apesar da rápida estruturação, o Sorocaba Futebol 7, Romário Jr. ressalta que ainda há algumas carências a serem superadas. Segundo ele, o grupo necessita de apoio financeiro para adquirir equipamentos, participar de amistoso e, custear a inscrição do Campeonato Paulista de 2020, entre outras despesas.

A lista de equipamentos necessários inclui desde materiais básicos, como chuteiras e caneleiras, a logística. Uma carência é o custeio dos deslocamentos. Romário chama a atenção, principalmente, para o fato de todos os jogos da competição serem disputados na cidade de São Paulo.

Escudo resume as características do Sorocaba Futebol 7. Tigre simboliza confiança, entre outras qualidades. Crédito da foto: Adriana Massa / Divulgação

 

Para conhecer o perfil do Sorocaba Futebol 7, basta observar os elementos do seu escudo. As cores reproduzem a bandeira sorocabana e as letras utilizadas fazem alusão à estrada de Ferro Sorocabana. Por fim, o tigre, por sua vez, simboliza poder, força, coragem, beleza, ferocidade, independência, inteligência, liberdade, astúcia, perspicácia e confiança.

Quem quiser participar do projeto do Sorocaba Futebol 7, seja como atleta ou patrocinador, pode contatar o Romário Jr. por Whatsapp (15 97401-9369), e-mail, Instagram ou Facebook

Futebol 7 se populariza

O futebol soçaite - aportuguesado do inglês society -, ou, simplesmente fut7, é praticado desde a década de 1960 e vem se desenvolvendo rapidamente no mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, a modalidade é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7). Além disso, a maioria dos Estados possuem federações e competições oficiais. Em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol 7 Society (FPFS)  realiza campeonatos anuais interclubes e das categorias menores.

Com regras semelhantes ao futebol, a modalidade, conforme sugere a denominação, é praticada por equipes de sete jogadores. O campo é retangular e pode ser de grama sintética ou natural. No entanto, as dimensões diferem: o comprimento varia de 45m a 55m, enquanto a largura vai de 25m a 35m.

Até 2017, as competições internacionais mais importantes da modalidade eram os mundialitos de clubes e de seleções. No ano passado, no entanto, aconteceu a primeira Copa do Mundo, com a participações de dezenas de seleções masculinas e femininas. Disputada em Curitiba (PR), sob a supervisão da Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7), o torneio teve o Brasil como vencedor nas duas categorias.

Em 2019, a Copa ocorreu em Roma, de 24 a 28 de setembro. Em solo italiano, a seleção feminina do Brasil conquistou o bicampeonato. Na competição masculina, no entanto, o pódio teve a Rússia em primeiro lugar, seguida do México e, na terceira posição, o Brasil. (Marinaldo Cruz, com informações de Romário Delbaje Júnior, Secom e CBF7)