Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festival leva artistas de 10 países a Cerquilho e Sorocaba

03 de Agosto de 2019 às 11:46

Marinaldo Cruz Filho

Festival Ethno Brazil reúne artistas de 10 países Festival Ethno Brazil reúne artistas de 10 países (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Cerquilho e Sorocaba estão no roteiro do Festival Ethno Brazil 2019. O evento reúne músicos do mundo inteiro com idade entre 18 e 30 anos. Realizado na primeira quinzena de agosto, a mostra promove o encontro de culturas, sons e estilos. Neste ano, os espetáculos gratuitos acontecem também em Bragança Paulista e na cidade de São Paulo.

Dividido em duas fases, o Ethno Brazil 2019 começou no dia 1º de agosto, com um período de imersão na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. Neste local, os artistas eleitos entre os milhares de inscritos em dezenas de países ficam reunidos para práticas coletivas de música, oficinas e shows. A supervisão é feita pelos músicos líderes Suchet Malhotra, da Índia, e Carlinhos Antunes, do Brasil.

Enquanto dividem o mesmo espaço, os jovens artistas partilham músicas, tradições e culturas. Juntos, promovem workshops para ensinar uns aos outros as canções tradicionais de seus países. Após a imersão, os músicos mostram o resultado da interação em quatro shows abertos ao público.

Os objetivos do Ethno Brazil incluem a preservação da cultura tradicional dos diversos países e facilitar a mobilidade de jovens músico Os objetivos do Ethno Brazil incluem a preservação da cultura tradicional dos países e facilitar a mobilidade de jovens músicos (FOTO: REPRODUÇÃO)

 

Cultura mundial

O Ethno Brazil é promovido pela Jeunesses Musicales International (JMI), instituição belga que desde 1945 atua para capacitar os jovens a se desenvolverem através da música em todas as fronteiras. O evento acontece em 20 países, em parceria com a entidade Amigos do Guri, que administra o Projeto Guri no interior e litoral do Estado de São Paulo. Esta é a segunda vez que o festival acontece no Brasil.

Os objetivos do Ethno Brazil são preservar a cultura tradicional dos diversos países, facilitar a mobilidade de jovens músicos e celebrar seus talentos em um ambiente inclusivo e democrático para a criação e performance musical.

A primeira edição do festival no Brasil ocorreu em 2018. O evento reuniu músicos de Moçambique, Congo, Argélia, Alemanha, França, Chile, Argentina e Colômbia, além de artistas brasileiros. O grupo se apresentou em quatro cidades paulistas, inclusive em show emblemático no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Quatro shows

A programação do Ethno Brazil para o público em 2019 começa na sexta-feira (9), às 20h, com espetáculo no Galpão Busca Vida, em Bragança Paulista.

No dia seguinte, o show será apresentado no Auditório do Ibirapuera, na capital paulista, a partir das 19h.

O grupo estará em Cerquilho no domingo (11). A apresentação será no Teatro Municipal, a partir das 15h.

A turnê termina em Sorocaba, na segunda-feira (12). O grupo formado por músicos de 10 países faz espetáculo gratuito às 15h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV).

ProAC e apoios

Patrocinado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), o Festival Ethno Brazil também conta com apoio de empresas. Entre os patrocinadores do evento estão SKY, Tauste, Usina Colorado, West Rock, Aché, Grupo Maringá, Glóvis e Supermercador Rondon.

Serviço

O endereço do Teatro Municipal de Cerquilho é rua Ângelo Luvizotto, sem número, no Centro. Mais informações sobre o Ethno Brazil na cidade podem ser obtidas no site da Prefeitura Municipal.

Cerquilho está localizado no noroeste da Região Metropolitana de Sorocaba, a 60 quilômetros de Itu, 85 quilômetros de Sorocaba e 120 quilômetros de Piedade.

O Tetro Municipal de Sorocaba fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, ao lado do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Sorocaba.

Informações sobre o Ethno Brazil estão disponíveis no site do festival.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos