Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festival Internacional reúne balões, paramotores e muita diversão em Iperó

31 de Outubro de 2018 às 17:27

Evento tem a participação de 60 balonistas de várias regiões do Brasil, além de canadenses e venezuelanos (REPRODUÇÃO: FACEBOOK)

Por Marinaldo Cruz Filho

Para os competidores e especialistas envolvidos no evento, uma demonstração de técnica, conhecimento e perícia; para o público em geral, um espetáculo quase mágico de cores e acrobacias no céu. Este é o roteiro do Festival Internacional de Balonismo e IV T-REX Brasil de Balonismo, programados para o último domingo de novembro (25), no Centro de Balonismo de Iperó. Inicialmente agendados para o próximo fim de semana (4), a competição-show precisou ser adiada pelos organizadores, por questões de segurança. De acordo com os institutos de meteorologia, chuvas acompanhadas de ventos fortes devem mudar o clima até segunda-feira que vem.

A programação, no entanto, não será alterada. O festival contará com a participação de pelo menos 60 balões representando todas as regiões do Brasil e também de outros países. As atrações incluem diversões para todas as idades, como voos de paramotor, simulador de voo, passeio de charretes, encontro de carros antigos e vintages, exposição de artesanatos locais, praça de alimentação e trio elétrico, entre outras.

 

Balões participam de duas provas competitivas no céu de Iperó: a “Fly in” e a “Caça a Raposa” (REPRODUÇÃO: FACEBOOK)

Competição no céu

O balonismo será a atração principal do festival, com a presença de pilotos do Brasil, Canadá e Venezuela. Os voos dos balões estão previstos para o início do evento, a partir das 6h. Os pilotos participarão de duas provas competitivas no céu de Iperó: a “Fly in” e a “Caça a Raposa”.

Para a “Fly in” haverá um alvo no Centro de Balonismo, demarcado com um X no solo. O objetivo é que os pilotos lancem as suas marcas o mais próximo possível do ponto central. Já na “Caça a Raposa”, um balão identificado como Raposa decola do Centro de Balonismo, devendo ser seguido pelos demais balões. O vencedor é aquele que pousa mais próximo do local onde a Raposa estiver pousada.

Após as provas, os pilotos retornam ao Centro de Balonismo, onde participam de um churrasco e interagir com o público. A proposta é desmistificar a atividade e apresentar curiosidades sobre o balonismo.

No fim da tarde, para o encerramento do evento, um balão será preso por cordas para levar as crianças que estiverem prestigiando o evento. No último encontro em Iperó, em dezembro do ano passado, mais de duas mil pessoas acompanharam o voo dos balões. O campeão do T-Rex em 2017 foi o piloto Fábio Passos Júnior.

Serviço

O Centro Nacional de Balonismo de Iperó, localizado na Avenida Brasil, sem número, ocupa a antiga Oficina de Soldagem de Trilhos da Estrada de Ferro, na Vila Santo Antônio. A área com pouco mais de seis hectares (61 mil metros quadrados) é destinada à prática de esportes, lazer, turismo e ao balonismo. Além dos voos, são realizadas palestras e cursos, inclusive de formação de pilotos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 98382-9996 e no Facebook /centronacionaldebalonismo.

O Município de Iperó fica no centro da Região Metropolitana de Sorocaba, a 75 quilômetros de Piedade, 60 quilômetros de Itu e 28 quilômetros de Sorocaba.

Galeria

Confira a galeria de fotos