Agenda Metropolitana

Festa dos Exageros tem comidas de tamanho gigante e shows gratuitos

 

Guloseimas gigantes
Festa dos Exageros tem guloseimas para crianças de todos os tamanhos

Por Marinaldo Cruz Filho

Que tal saborear cachorros-quentes com mais de 30 centímetros de comprimento? Ou matar a vontade de comer “salgadinhos” experimentando pasteis de quase meio metro? E se refestelar com bolotas de algodão-doce do tamanho de uma roda de bicicleta? Pois, guloseimas desmesuradas como essas, que fazem parte dos sonhos de crianças de todas as idades, são os astros da Segunda Festa dos Exageros, neste sábado e domingo (dias 20 e 21), em Itu. O evento, que acontece das 12h às 21h, na Praça Padre Miguel (Matriz), ainda oferece shows musicais e diversas atrações gratuitas, em ambiente seguro e descontraído, para a família inteira se divertir.

A proposta da Prefeitura Municipal, organizadora da festa, é valorizar e difundir os atrativos da cidade, conhecida nacionalmente como Cidade dos Exageros. A fama nasceu por volta de 1967, como uma piada do personagem Simplício, interpretado pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, no programa Praça da Alegria, na Rede Globo.

Leia mais  Itu, São Roque, Araçarigama e Tatui têm teatro de graça no fim de semana

Na cena que se tornou clássica, Simplício, chegava à “praça” comanda por Manuel de Nóbrega, acompanhado da mulher, Ofélia, e dizia o texto (com um carregado sotaque interiorano): “Vai, Ofélia, diga para o homem de que tamanho é a abóbora lá de Itu!” – ao que a mulher respondia, abrindo os braços: “É deste tamanho!” – e ele retrucava, bravo: “Não, Ofélia, não é a pitanga, é a abóbora!”

O sucesso do personagem, e também da sua história, foi tão grande, que a brincadeira se concretizou e Itu virou oficialmente a “Cidade dos Exageros”. Por iniciativa da administração municipal foram instalados semáforos e telefones públicos gigantescos. Um boneco de enormes proporções do próprio Simplício se destaca em uma praça que homenageia o divulgador. A iniciativa privada adotou a ideia e passou a atrair turistas produtos com tamanhos acima no normal, como picolés, lanches, pizzas e diversos pratos à base de carne, incluindo bifes à parmegiana e bistecas, além de souvenirs.

Leia mais  Festa do Peão de Pilar do Sul tem competições e música sertaneja

Atrações para a família inteira

Entre as atrações da Segunda Festa dos Exageros estão as barracas com comidas em tamanhos especiais e normais como pastel (40 cm), espetinhos (250 gramas), hot dog (30 cm), brigadeiro (180 gramas), sorvetes (30 cm), algodão doce (80 cm), pipoca, crepe e muito mais.

Nos dois dias, das 12h às 17h a criançada poderá se divertir em brinquedos infláveis, sempre com a descontração do palhaço Berinjela.

Para animar ainda mais o evento, diversos shows serão oferecidos gratuitamente. Neste sábado (20) as apresentações começam às 16h, com Pedro Henrique e Renato; às 18h, tem Gustavo Silveira e às 20h é a vez de Muranno. Encerrando a programação da primeira noite, U2 Cover sobe ao palco da Praça da Matriz às 21h30.

Já no domingo (21), Vecchiotti inicia os shows às 16h. Em seguida, às 18h, apresentam-se Foo Fighters Covers; Open Crazy às 20h e, encerrando a noite e a segunda Festa dos Exageros, Deuber e Leandro, às 21h30.

Leia mais  Exposição, Festival da Apae e canto coral são atrações em Salto

O Espaço Ituano de Turismo e Cultura, que funciona do prédio do Ituano Clube (Praça da Matriz, 188), estará aberto para orientação do público quanto aos pontos turísticos da cidade.

O município de Itu está localizado ao Norte da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 38 quilômetros de Sorocaba, a 60 quilômetros de Araçoiaba da Serra e a 70 quilômetros de Piedade.

Comentários

Sobre o Autor

Agenda Metropolitana

Marinaldo Cruz Filho
Pernambucano de berço, Marinaldo Cruz Filho aportou em Sorocaba em 1978. O plano era cursar engenharia na Facens e seguir carreira na capital paulista. Ao invés disso, se apaixonou pela natureza exuberante da região, enveredou pela seara jornalística e nunca mais pensou em ir embora.
São exatas quatro décadas de conciliação entre o útil e o agradável, dedicadas a divulgar as belezas naturais e o modo de vida regional. Fez isso atuando nas funções de repórter, redator, diagramador, fotógrafo, editor e chefe de reportagem em publicações impressas e on-line do Cruzeiro do Sul – sua verdadeira escola durante quase 15 anos –, passando pelo O Estado de São Paulo, Diário de Sorocaba, Bom Dia Sorocaba e Folha de Piedade. Também encabeçou diversos empreendimentos particulares voltados à comunicação, como jornais e revistas, além de integrar as equipes de assessoria de imprensa das Prefeituras de Sorocaba, Piedade e Ibiúna.
“Agenda Metropolitana”, novo desafio em parceria com o Cruzeiro do Sul, representa um upgrade na divulgação dos atrativos regionais. O blog reunirá as opções de entretenimento oferecidas pelos 27 municípios da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba) às suas populações e aos visitantes.