Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feriado tem show de blues, sertanejo, balé e festa do peão

14 de Novembro de 2018 às 21:50

Nesta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República e início do fim de semana prolongado, pelo menos três municípios da Região Metropolitana de Sorocaba oferecem programas culturais gratuitos. Itu promove o show “República Blues”, Salto tem espetáculo com música e dança de diversos estilos e Piedade abre a sua 9ª Festa do Peão.

Mas a agenda cultural da região continua recheada até o final de novembro. Agenda Metropolitana fala nos próximos posts sobre show de música sertaneja raiz com Juliane e Gabriel (Araçoiaba da Serra, dia 16), Cine Boa Praça (Votorantim, de 22 de novembro a 1° de dezembro), agenda do CEU Jardim Vitória (Itu), espetáculo “Carimbó é o Bicho” (Capela do Alto, dia 25), “A Lenda do Unicórnio” (Cerquilho, dia 18), staand up comedy “Matheu Ceará de cara limpa e boca suja” (Cerquilho, dia 16), Moto Rock (Tietê, dia 24) e muito mais.

O Bardo e o Banjo "República Blues" reúna grandes nomes do estilo musical no Berço da República (DIVULGAÇÃO)

Itu

Berço da República comemora feriado com blues à moda da casa

Itu, o Berço da República, comemora os 129 anos da Proclamação, nesta quinta-feira (15), com uma grande festa. O programa inclui o espetáculo gratuito “República Blues”, que reúne na Praça do Carmo, a partir das 13h, alguns dos artistas que se tornaram referência no estilo musical, como Murillo Augustus, MariElle e a banda O Bardo e o Banjo. O evento ainda oferece uma praça de alimentação recheada de comes e bebes típicos e food trucks.

Murillo Augustus, que se apresenta às 13h30, é figura de destaque nos palcos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de apresentações especiais pelo Brasil afora. Aliando uma carreira autoral com apresentações solo no formato One-Man Band, o artista canta e toca simultaneamente violão, gaita, cajon, kazoo e pandeiro de pé.

No show marcado para começar às 15h30, MariElle apresenta seu novo álbum autoral “Vem K vem K V”, uma mescla de rock, pop e reggae. Depois das músicas autorais dançantes, MariElle contagia o público com sucessos como “Pagode Russo” (de Luiz Gonzaga), “Canto de Boca” (Márcio Mello) e “Havana” (Camila Cabello), entre outras músicas bastante conhecidas do público.

O Bardo e o Banjo sobe ao palco da Praça do Carmo às 17h30, com a missão e encerrar a festa. Nascida e criada nas ruas da Capital Paulista, a banda explora a sonoridade rústica do bluegrass, estilo musical também conhecido como uma vertente da música caipira Norte-Americana. As canções retratam a vida na estrada, relacionamentos e experiências ao longo da carreira. O novo álbum “O Tempo e a Memória” possui arranjos complexos e letras em português, que conectados por uma sinergia dos instrumentos acústicos, criam uma atmosfera envolvente capaz de representar as características culturais do gênero.

Serviço – O evento “República do Blues” é promovido pela Prefeitura Municipal de Itu. Parte da renda obtida na Praça de Alimentação será doada a instituições assistenciais da cidade. Mais informações pelo telefone (11) 4886.9750. *Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu.

Deuber e Leandro Dupla Deuber e Leandro é um dos destaques do evento comemorativo em Salto (DIVULGAÇÃO)

Salto

Reinauguração da Praça XV tem shows musicais e balé

Em Salto, também nesta quarta-feira (15), um extenso programa cultural gratuito comemora a Proclamação da República e marca a reinauguração da Praça XV de Novembro e do Calçadão da Avenida Dom Pedro II, no centro da cidade. O evento, com início às 19h30, inclui show com a dupla sertaneja Deuber e Leandro, apresentações das escolas de balé Faces Ocultas Cia de Danças e Girassol Studio Dance, além de audições dos alunos da Casa da Cultura e do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.

Um espetáculo à parte, segundo a Prefeitura Municipal, será o acionamento da fonte luminosa. Anunciado como novo cartão postal da cidade, o dispositivo atrai as atenções antes mesmo da inauguração. “A cerimônia contará com surpresas que vão encantar o público e muitas atrações para entreter a noite de entrega deste espaço tão importante”, garante o secretário de Cultura, Sandro Bergamo.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas no portal do município na internet.

Newton & William Newton & William, astros do sertanejo universitário, fazem o show de sexta-feira (DIVULGAÇÃO)

Piedade

Festa do Peão combina música, rodeio e comida boa

Para quem prefere esportes rurais, música sertaneja e cozinha caipira, a opção é a 9ª Festa do Peão de Piedade. A festança acontece de quinta-feira a domingo (15 a 18), no Bairro dos Leites, com atrações para cowboys de todas as idades, do campo ou do asfalto.

A agenda competitiva do evento começa nesta quinta-feira (15), às 18h, com o rodeio classificatório. Já o rodeio profissional terá quatro etapas entre sexta-feira (16) e domingo (18). Na tarde do último dia da festa são disputadas as semifinais do torneio. Logo em seguida, os melhores competidores de cada categoria se enfrentam na grande final.

Também no domingo é realizada a tradicional Prova dos Três Tambores. A Festa do Peão 2018 ainda programou teste horse para seis grupos de participantes: jovem, kid, feminino, mirim, aberto e masculino.

Grupo gaúcho Maate Quente dá o tom da festa no sábado (DIVULGAÇÃO)

A parte musical do evento prevê três shows ao vivo e bailão em todas as quatro noites. Na sexta-feira (16), o som fica a cargo da dupla piedadense Newton e William, um dos destaques do sertanejo universitário paulista. O grupo gaúcho Maate Quente é quem dá o tom da festa na noite de sábado. Para o encerramento, no domingo, os convidados são os catarinenses Fiduma & Jeca. A animação dos bailes fica por conta de Klebinho Moraes.

Fiduma & Jeca No domingo (18), é a vez dos catarinenses Fiduma & Jeca na Festa do Peão (DIVULGAÇÃO)

Outras atrações da Festa do Peão do Bairro dos Leites são a praça de alimentação e a feira de artesanato. Os preços dos ingressos variam de acordo com os shows. Na sexta-feira (16) a entrada individual custa R$ 15,00, enquanto no sábado (17) o valor é R$ 20,00. Os outros dois dias da festa (quinta-feira e domingo) têm entrada gratuita. Na abertura, porém, o público é convidado a doar um quilo de alimento não perecível para ser doado a entidades assistenciais.

Serviço – O Bairro dos Leites está localizado na zona rural de Piedade, a aproximadamente 10 quilômetros da SP-79, tendo como referência o acesso localizado próximo ao Bairro Jurupará. A Partir de Piedade, o acesso se dá pela Estrada Vicinal Antônio Vichi. Mais informações no Facebook.

Galeria

Confira a galeria de fotos