Buscar no Cruzeiro

Buscar

Expap reúne agricultura, gastronomia e música em Piedade

04 de Outubro de 2019 às 14:23

Expap 2019 começa nesta sexta-feira (4), em Piedade, e prossegue até domingo (6) Expap 2019 começa nesta sexta-feira (4), em Piedade, e prossegue até domingo (6). Crédito da foto: Divulgação

 

Alcachofra, morango, gastronomia regional, além de músicas de todos os estilos. Estes são os astros da edição 2019 da Exposição de Produtos Agrícolas de Piedade (Expap). O programa deste ano é reforçado por dois outros eventos tradicionais do agroturismo, as festas do Morango e da Alcachofra. Várias outras atrações estão esperando os visitantes, entre elas, a feira de artesanato e o concurso gastronômico.

Toda a programação, de acordo com a Prefeitura, tem entrada gratuita. A Expap, assim como as duas festas, acontecem neste fim de semana, de 4 a 6 de outubro. O recinto é a Praça Municipal de Eventos de Piedade, ao lado do Terminal Rodoviário Artur Hess.

[irp posts="167619" ]

 

A abertura da Expap 2019 acontece nesta sexta-feira (4) às 18h. No sábado e no domingo (dias 5 e 6), as atrações começam mais cedo, a partir das 10h da manhã.

Expap atrai milhares de turistas

Figurando na agenda dos mais importantes eventos do agroturismo no País, a Expap atrai milhares de visitantes todos os anos. O motivo do sucesso, de acordo com os organizadores, é a combinação bem dosada de vitrine do agronegócio com amostra da cultura regional.

Neste ano, de acordo com a Prefeitura, o público terá a oportunidade de conhecer e adquirir cerca de 16o produtos diferentes. Todos eles são cultivados no próprio município, incluindo algumas exclusividades, como, por exemplo, batata yacon e pimenta ancho. As opções variam de frutas, legumes e verduras, a temperos, plantas ornamentais, cogumelos, apicultura e laticínios, além de peixes.

Após a exibição, todos os produtos apresentados na Expap serão comercializados a preços abaixo do mercado. Conforme a Prefeitura, o dinheiro arrecadado será destinado à Santa Casa de Misericórdia de Piedade.

A Expap reúne, ainda, os demais integrantes da cadeia produtiva, como maquinários, insumos, implementos e derivados agrícolas.

Por fim, o turista também conta com uma irresistível praça de alimentação. Sob a responsabilidade das entidades assistenciais da Piedade, a praça terá entre as iguarias dezenas de pratos tradicionais das cozinhas japonesa, italiana e caipira. Além disso, a Expap deste ano oferecerá também inúmeras receitas à base de alcachofra e de morango.

Campeã na produção de alcachofra e morango

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Piedade lidera o ranking nacional da produção de alcachofra. Cerca de 15 produtores cultivam anualmente 120 hectares da flor comestível. Ainda de acordo com o órgão municipal, a estimativa de produção para este ano é de 300 mil caixas de alcachofra.

O município de Piedade alcançou, igualmente, o status de maior cultivador de morango do Estado de São Paulo. Anualmente, os 350 produtores locais que cultivam morango exportam, em média, 3.200 toneladas da fruta para todo o território brasileiro e também para o exterior. Conforme a Secretaria de Agricultura, em 2019, cerca de 100 hectares do município estão plantados com morango.

Atrações para todos os gostos

Conforme a Diretoria de Cultura de Piedade, a Expap reúne atrações para agradar visitantes de todas as faixas etárias e gostos. Os destaques são os shows musicais e os espetáculos de dança. Uma das características da programação dos anos anteriores repetida em 2019 é a valorização dos artistas locais. "A festa deste ano será maior do que a de 2018, com muito mais opções aos visitantes", assegura o prefeito José Tadeu de Resende.

De acordo com o prefeito, dezenas de excursões formadas por paulistanos, moradores do ABC Paulista e de outras regiões metropolitanas do Estado de São Paulo já estavam confirmadas um m~es antes da festa. Tadeu destaca que todos os setores do município estão envolvidos no evento, desde agricultores e comerciantes, às entidades e os órgãos públicos. Ele destaca a participação da Escola Técnica (Etec), responsável pela organização do concurso gastronômico.

A Expap é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e diretorias de Turismo e de Cultura. A estrutura oferecida aos visitantes inclui estacionamento, sanitários, segurança e até um posto de informações turísticas.

Confira a programação cultural

Programação Cultural da Expap 2019 Alcachofra e Morango oferece música, dança e festival gastronômico. Confira os detalhes:

• Sexta-feira (dia 4)

- 19h00 - Abertura Oficial

- 20h00 - Apresentação da Banda Experimental do Conservatório Municipal Davino Tardelli

• Sábado (5)

- 14h00 – Espetáculo de dança "Pliê em movimento", com participação dos bailarinos Maycon Júnior e Mara Ferrera

- 15h00 – Show com cantor Diego

- 16h00 – Show com o cantor Samuel Caires

- 17h30 – Apresentação da CIA#Requebra

- 19h00 – Concurso Gastronômico

- 20h00 – Apresentação da banda Oziel e Os Camará

• Domingo (6)

- 12h30 – Show da Orquestra Jazz Tangarás

- 15h00 – Apresentação da Banda Dijane Paixão

- 17h30 – Apresentação da academia Adrenaline Dance

- 20h0 – Encerrando a programação da Expap 2019, acontece o show da banda Art Nativo

Serviço

A Praça de Eventos está localizada na rua Benjamim da Silveira Baldy, ao lado do Terminal Rodoviário Prefeito Artur Hess. Mais informações sobre a Expap podem ser obtidas pelo telefone (15) 3344-2205 ou no site da Prefeitura de Piedade.

Clique aqui apara saber mais sobre o Concurso Gastronômico 2019.