Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esquadrilha da Fumaça faz show no aniversário de Capela do Alto

26 de Março de 2019 às 15:50

Marinaldo Cruz Filho

Esquadrilha da Fumaça Esquadrilha da Fumaça faz show no encerramento do aniversário de Capela do Alto (REPRODUÇÃO)

O município de Capela do Alto está completando 54 anos de emancipação e Prefeitura comemora com uma programação de eventos gratuitos para a população. A festa começou há uma semana, no dia 19 de março, e prossegue até o próximo domingo (31), com espetáculos de música ao vivo, competições esportivas, inaugurações, atos cívicos e um show aéreo da Esquadrilha da Fumaça.

Esta terça-feira (26), feriado municipal, está reservada aos eventos cívicos organizados pelos dois poderes municipais. Às 16h, a Prefeitura, promove o tradicional Desfile de Aniversário, com a participação dos alunos das unidades de ensino do município, instituições assistenciais, clubes de serviço, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. A marcha percorre as ruas São Francisco e Coronel Guilherme Francisco Wincler, passando pela Praça Padre Cândido Sufia (Praça da Matriz), onde está instalado o palanque das autoridades.

Às 19h a Câmara de Vereadores realiza a Sessão Solene, com a presença de autoridades e população. A sede do legislativo está localizada na Praça São Francisco, 60, no Centro.

Agenda esportiva

As competições esportivas em comemoração aos 54 anos do município começaram no dia 19 de março, com as disputas do Torneio Milho Verde Salão. Diariamente, as melhores equipes locais se enfrentam a partir das 19h, no Ginásio Cleiton Souza Oliveira. As partidas finais e premiação dos melhores colocados acontecem nesta sexta-feira (29).

Já as disputas válidas pelo Torneio Milho Verde de Futebol de Campo são realizadas nos estádios e campos municipais espalhados por vários bairros de Capela do Alto. A tabela de jogos foi aberta no último domingo (24). O encerramento e premiação estão previstos para este fim de semana.

Nesta sexta-feira (29), a partir das 8h, o Ginásio Municipal Cleiton de Souza Oliveira se transforma em domínio da terceira idade, para a disputa dos Jogos de Mesa. As competições se prolongam durante todo o dia. O encerramento, no final da tarde, terá a cerimônia de premiação dos vencedores de cada categoria.

No sábado (30 de março) será disputada mais uma edição da Corrida Pedestre do Milhão, uma das mais concorridas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Com centenas de atletas masculinos e femininos de todas as idades já inscritos, a largada está marcada para as 18h, em frente ao Centro de Integração Comunitária de Capela do Alto (Cicca). O “clube” está localizado na Rua João Felipe, 278, no Jardim Casa Nova. O percurso é de cinco quilômetros , percorrendo trechos com diversos tipos de pavimento.

Capela do Alto Capela do Alto comemora 54 anos de mancipação nesta terça-feira (26) (REPRODUÇÃO)

Inaugurações e melhorias

A Prefeitura de Capela do Alto aproveitou as comemorações pelos 54 anos de emancipação do município para a inauguração de obras e melhorias. No dia 22, com a presença do governador João Dória e do secretário estadual de Habitação, Flávio Amary, foram entregues os títulos de propriedade imobiliária, obtidos por meio do Programa Cidade Legal, a moradores do Jardim Esperança, no Cercadinho. O evento contou com a participação da Banda Marcial São Francisco.

No dia seguinte, o prefeito Péricles Gonçalves, Kéke, inaugurou o Memorial Histórico de Capela do Alto, no Espaço Ganha Tempo, localizado na Praça da Matriz.

Música e show aéreo

A arte e o lazer tomam conta de Capela do Alto neste fim de semana. Na sexta-feira e sábado (dias 29 e 30), o palco montado na Praça da Matriz recebe shows musicais de vários estilos. As apresentações começam às 21h e têm entrada gratuita.

Uma das atrações mais esperadas das festividades acontece na tarde de sábado, no Centro de Tradições João Mori. A partir das 16h30, a cidade ganha de presente uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, o show aéreo mais antigo e empolgante da América do Sul.

Formada por um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea do Brasil, a Esquadrilha existe desde 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica, na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. As demonstrações para o público começaram em 1952.

Seguindo sempre os últimos avanços tecnológicos, a Esquadrilha utiliza atualmente as modernas aeronaves A-29 Super Tucano, produzidas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Trata-se de um turboélice de ataque leve e treinamento avançado. A pintura externa incorpora as cores da Bandeira do Brasil, com tonalidades fortes e marcantes.

O show se prolonga por cerca de 40 minutos, com a execução de diversas manobras e rasantes, com a utilização de fumaça colorida. Em alguns desses movimentos, o rastro deixado pelas aeronaves formam desenhos no céu.

Serviço - Mais informações sobre a festa de aniversário de Capela do Alto podem ser obtidas pelo telefone (15) 3267-8800 e no site da Prefeitura.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Capela do Alto.

Galeria

Confira a galeria de fotos