Buscar no Cruzeiro

Buscar

De graça: “O Barbeiro de Sevilha” tem apresentação única em Itapetininga

22 de Outubro de 2018 às 14:54

Itapetininga recebe espetáculo do Circuito Cultural Paulista Ópera-bufa composta por Rossini, em 1816, é uma das mais conhecidas (Divulgação)

 

“Fígaro - O Barbeiro de Sevilha", uma das óperas cômicas mais célebres do italiano Gioachino Rossini, será apresentada gratuitamente, nesta quinta-feira (25), em Itapetininga. O espetáculo é livre para todas as idades e acontece a partir das 20h, no Auditório Abílio Victor. A montagem faz parte do programa Circuito Cultural Paulista, desenvolvido pela Associação Paulista Amigos da Arte (Apaa) com o objetivo de difundir esta e outras modalidades artísticas menos populares no interior do estado.

A ópera-bufa famosa no mundo inteiro é a segunda versão musicada da polêmica peça “O Barbeiro de Sevilha”, escrita em 1784, pelo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais. Rossini compôs a música em 1816, utilizando libreto do também italiano Cesare Sterbini. O enredo reúne as peripécias de Fígaro, o barbeiro "faz-tudo" da cidade espanhola de Sevilha. Decidido a ajudar o Conde de Almaviva a se aproximar da jovem Rosina, por quem está apaixonado, o “herói” se envolve nas mais improváveis e hilárias complicações. Felizmente, as dificuldades são superadas e os jovens conseguem, finalmente, ficar juntos eviver felizes para sempre.

Como era comum às composições burlescas, a ópera de Rossini recebe uma denominação complementar – ou alternativa: “A Precaução Inútil”. A história do barbeiro sevilhano prossegue em outra ópera muito famosa, “A Bodas de Fígaro”, de autoria do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

A montagem de “Figaro – O Barbeiro de Sevilha” para o Circuito Cultural Paulista é liderada pelo barítono Marcello Mesquita. O elenco conta com três cantores e um pianista. O cenário e os figurinos retratam o ambiente da sociedade espanhola de meados do século XIX. A locução e a direção geral ficam a cargo do tenor Paulo Abrão Esper.

SERVIÇO

A montagem de “Fígaro – O Barbeiro de Sevilha” para o Circuito Paulista tem 60 minutos de duração e é livre para todos os públicos.

O espetáculo será apresentado nesta quinta-feira (25), a partir das 20h, no Auditório Abílio Victor (Praça Nove de Julho), sem número, Centro de Itapetininga.

A apresentação conta com apoio da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Itapetininga.

O Município de Itapetininga está localizado no oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, a 60 quilômetros de Boituva, 70 quilômetros de Sorocaba e 90 quilômetros de Piedade.