Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cine Boa Praça exibe filmes de graça em quatro bairros de Votorantim

21 de Novembro de 2018 às 09:17

Cine Boa Praça ocupa espaços públicos para oferecer cultura e lazer (REPRODUÇÃO)

Que tal assistir os filmes preferidos em ambiente de cinema, de graça e sem precisar sair do seu bairro? Essa é a oportunidade que o projeto Cine Boa Praça proporciona aos moradores de quatro regiões de Votorantim, entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro, sempre no início da noite. A iniciativa é do Programa de Ação Cultural (Proac), com apoio da empresa Sorocaba Refrescos e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur). Em seis sessões, serão apresentados os filmes Viva - a vida é uma festa, Como treinar o seu dragão e Cores e botas.

Criado para promover o acesso ao cinema e a outros estilos culturais por meio de sessões de filmes em praças de bairros, o Cine Boa Praça também incentiva a ocupação de espaços públicos pela população. De acordo com os organizadores, o evento é estruturado para promover a interação entre diferentes linguagens e manifestações culturais a partir de atividades lúdicas e educativas que envolvem letramento e distribuição de livros.

 

Cine Boa Praça Estrutura do Cine Boa Praça é inflável e pode ser montada em qualquer lugar (REPRODUÇÃO)

Para que a magia do cinema aconteça é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete, que atrai moradores das mais variadas idades. “Queremos ver a família toda reunida: crianças, jovens e idosos”, comenta Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça.

O projeto prioriza a qualidade dos filmes, sempre escolhendo histórias que possam divertir e fazer refletir. Em 2018, a temática comum nas obras Viva - a vida é uma festa e Como treinar o seu dragão é a batalha para seguir ideais e sonhos, mesmo que eles revolucionem tradições familiares. Já o curta nacional Cores e Botas trata de uma questão presente no dia a dia, o preconceito racial.

Interação

Antes de cada exibição, às 18h, são promovidas atividades culturais e brincadeiras, que têm como objetivo recriar a atmosfera das narrativas que passam na tela. “Mais do que apenas assistir aos filmes, queremos que nosso público amplie seus repertórios culturais. Afinal, cinema também é conhecimento”, lembra Claudia Perrotta, também idealizadora do projeto.

As crianças que participam das competições recebem como premiação brinquedos e livros relacionados à temática dos filmes. “Trata-se de uma forma de incentivar a leitura e a interlocução entre diferentes linguagens”, afirmam as realizadoras do projeto. As sessões de cinema começam às 19h.

 

Cartaz do Cine Boa Praça Neste ano, projeto apresenta três filmes com a temática da superação (REPRODUÇÃO)

Filmes

O filme Viva – A vida é uma festa tem apresentações definidas em quatro bairros: nesta quarta-feira (22) no Bairro da Chave (Praça Asdrúbal Nascimento); na quinta-feira (23), no Jardim Tatiana (Rua Maciel de Queiróz, s/n); no Green Valley (Rua Antônio Pereira de Almeida, 27); e na Vila Garcia (Praça José Silva de Oliveira).

Como treinar seu dragão 1, outra fita incluída no projeto, é exibida na Vila Garcia (Praça José Silva de Oliveira), na sexta-feira (30).

Já o mini-documentário-oficina Cores e Botas é o cartaz de sábado (1° de dezembro), na Rua Adriano Maciel de Queiróz, s/n, no Jardim Tatiana.

Galeria

Confira a galeria de fotos