Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carnaval em Itapetininga, São Roque, Tietê, Alambari e Jumirim

27 de Fevereiro de 2019 às 13:51

Marinaldo Cruz Filho

Carnaval em Itapetininga Bloco do Motumbo é um dos destaques do Carnaval em Itapetininga (REPRODUÇÃO)

Mais cinco cidades da Região Metropolitana de Sorocaba anunciaram suas programações para o Carnaval 2019. Em Itapetininga, São Roque, Tietê, Alambari e Jumirim, as agendas são voltadas ao divertimento em família, com segurança e comodidade. As atrações incluem desfiles de blocos e escolas de samba, shows com bandas de diversos estilos, bailes e matinês. Confira também como vai ser o reinado de momo em Ibiúna, Tatuí, Piedade, Cerquilho, Araçoiaba da Serra, Itu e Salto.

Itapetininga tem de tudo um pouco

A diversidade continua sendo a marca registra do carnaval itapetiningano. Neste ano, a festa tem desde eventos tradicionais como o Festival do Boteco e a jipeada, até um desfile de escolas de samba.

O início da folia em Itapetininga acontece nesta quinta-feira (28), às 17h30, com o desfile de jipes pelas ruas Campos Salles e Júlio Prestes. O corso reúne foliões da chamada velha guarda, com fantasias e decorações que relembram os carnavais de antigamente. A concentração acontece na Praça Peixoto Gomide e o trajeto segue até o Largo dos Amores.

A chegada da jipeada ao Largo dos Amores, icônico espaço público da cidade, em frente ao Centro Cultural e Histórico, é a deixa para a abertura do Festival do Boteco. Formada por 11 quiosques que oferecem vários tipos de comes e bebes, a praça de alimentação funciona durante todo o Carnaval, até o dia 5 de março.

O Largo dos Amores também recebe as atrações musicais que divertem o público durante o Carnaval. Nesta quinta-feira (28), a partir das 20h, tem o Festival de Marchinhas e um show de samba e pagode com o grupo Amigos dos Santana. Na noite seguinte, as atrações são a Banda Municipal Maestro Edil Lisboa e a apresentação de Cláudio Silva e Grupo. Com a participação especial de Inaiê. No sábado (2), a folia começa mais cedo, às 14h, com matinê. Na sequência vêm apresentações de grupos carnavalescos e da Banda Municipal Maestro Edil Lisboa. Encerrando a noitada, o ritmo muda para o forró, com o show do Quinteto Balancê.

Para o Domingo de Carnaval (3), a programação no Largo dos Amores tem matinê, a partir das 14h. À noite, depois do desfile de blocos e escolas de samba na Rua Dr. Júlio Prestes (leia abaixo), o cenário da festa retorna ao Largo dos Amores, com mais uma apresentação da Banda Municipal Maestro Edil Lisboa e o show Pagode do Pedrinho.

A folia continua mais dois dia no Festival do Boteco: segunda-feira (4), tem mais uma seleção de marchinhas interpretadas pela Banda Municipal Maestro Edil Lisboa (19h) e show do grupo Cabras e D’Peste, com participação especial Larissa Targa (22h30). O encerramento do reinado de Momo, na terça-feira (5), tem matinê de MPB, com o Duo Brisa, às 14h; apresentação da Banda Municipal Maestro Edil Lisboa (20h) e show de música pop e MPB, a partir das 22h30.

Desfile de blocos e escolas - Os organizadores do Carnaval 2019 em Itapetininga optaram por concentrar a participação de blocos e escolas de samba na tarde de domingo (3). A concentração acontece a partir das 18h, no início da Rua Dr. Júlio Prestes. O desfile começa às 19h, seguindo até a Rua Venâncio Ayres, com a apresentação do Rei Momo, da Rainha e das Princesas do Carnaval. A programação prevê, na sequência, os blocos Luxo Só, Dos Inconformados e Motumbo. As escola de samba Aristocratas do Samba (Vila Santana) e Imperador do Samba encerram o desfile em Itapetininga.

Carnaval em São Roque São Roque tem desfiles de blocos e escolas de samba todos os dias da festa (REPRODUÇÃO)

Cinco dias de desfile em São Roque

O destaque Carnaval 2019 em São Roque é a realização de desfiles em todos os dias da festa. O Bloco Haja Fígado se apresenta na sexta-feira (1º de março), das 18h às 23h, no domingo (3) no mesmo horário e na terça-feira (5), das 12h às 16h. A concentração acontece entre a Avenida John Kennedy e Rua Marino Camurça. Já o desfile, segue pela Avenida Brasil em direção a Avenida Bandeirantes, onde o grupo faz as tradicionais paradas e evoluções.

Na segunda e terça-feira (dias 4 e 5), a Passarela do Samba, Avenida Bandeirantes, será das escolas de samba. A programação de segunda-feira começa às 15h, com a participação dos alunos do Projeto Guri, que apresentarão marchinhas e maracatu. Em seguida, às 16h30, é a vez da Fanfarra Municipal Schoenacker mostrar seu repertório especial para o carnaval. Às 20h30, começa o desfile da Escola de Samba Corações Unidos de São João Novo, que traz o enredo “Saudosos Carnavais”. A agremiação é composta por mais de 150 componentes divididos em seis alas.

A Escola de Samba Unidos da Vila Aguiar é a atração da terça-feira (5). O desfile começa às 19h30, com a participação de aproximadamente 220 componentes. A escola está organizada em seis alas e também leva à Avenida Bandeirantes dois carros alegóricos. O enredo conta sobre a “A Chegada do Carnaval ao Brasil, Cantada e Contada pela Vila”.

O encerramento do desfile de terça-feira tem a Escola de Samba Unidos da Estação Santa Quitéria, a partir das 21h30. O grupo composto por cerca de 350 foliões, tem 11 alas, três carros alegóricos e um tripé. O enredo deste ano é “Na Fé e Devoção, Sou Caipira desse Chão”.

Carnaval em Tiete Participação popular marca o carnaval de rua em Tietê (REPRODUÇÃO)

Bloco Só Alegria abre a festa em Tietê

Em Tietê, o Bloco Só Alegria abre a programação de desfiles carnavalescos neste sábado (2), a partir das 21h. As apresentações para o público seguem até a terça-feira (5), sempre na Praça Dr. Elias Garcia, no centro da cidade. Ainda no Sábado de Carnaval, o público pode se divertir ao som da Bandinha do Frá-Frá e da Banda Sarau Vip.

No domingo (3), a folia começa às 16h, com uma matinê especial. Neste horário, a Praça Dr. Elias Garcia também um especo reservado para a garotada, com brinquedos infláveis gratuitos. Em seguida, tem apresentação da Academia Casafit. À noite, a partir das 21 horas, recomeçam os desfiles, dessa vez com a participação do Bloco Bora Toma Uma e da Escola de Samba Acadêmicos da Cohab. Na mesma noitada, a música segue no palco, com show da Banda Dr JACK.

Para segunda-feira (4), a programação prevê mais uma matinê, com inicio às 16h, e brinquedos infláveis. A partir das 21h, a folia fica por conta do Bloco Só Alegria, da Bandinha do Frá-Frá e do cantor Diego Gigante.

As atrações infantis se repetem na terça-feira (5), com matinê às 16 horas e brinquedos gratuitos. A última noite da festa em Tietê conta com a animação do Bloco Bora Tomar Uma e da Escola de Samba Acadêmicos da Cohab, além de apresentações da Casafit Dança e do Grupo Dança SWING LP.

Uma semana antes – Em Tietê, o Carnaval começou uma semana antes, na noite de 22 de fevereiro. A cidade entrou no clima com o Esquenta Bateria, na Praça Dr. Elias Garcia, que contou com o Bloco Só Alegria e Escola de Samba Acadêmicos da Cohab. No domingo (24), aconteceu o evento Sambar in Love, em prol à Associação Viva Vida, entidade que auxilia pessoas carentes no diagnóstico e tratamento do câncer.

Toda a programação conta com as participações da Rainha e do Rei do Carnaval 2019, Thalia Possignolo e Carlos Eduardo Alves de Moura. já estão preparados com a corte carnavalesca para abrilhantar ainda mais a diversão com os foliões.

Carnaval em Alambari Alambari tem desfile das escolas Imperador do Samba e Aristocrata do Samba (REPRODUÇÃO)

Alambari Folia começa no sábado

O reinado de Momo também acontece em Alambari. A Prefeitura desenvolveu uma programação gratuita destina à diversão das famílias da cidade e também dos visitantes. A abertura acontece no sábado (2), com show de Letícia Coimbra, a partir das 20h, na Praça do Bairro Tatetu.

Na segunda-feira (4), às 21h, começa o tradicional Desfile de Carnaval. A folia fica por conta das escolas de samba Imperador do Samba e Aristocrata do Samba. Em seguida, a cantora Letícia Coimbra protagoniza mais um show, dessa vez na Praça Martinho Nogueira, no centro da cidade.

Carnaval em Jumirim Jumirim tem espaço para foliões de todos os gostos neste carnaval (REPRODUÇÃO)

Jumirim também oferece lazer e diversão

Outra cidade da Região Metropolitana de Sorocaba preparada para oferecer lazer e diversão à população local e aos visitantes neste carnaval é Jumirim. A prefeitura programou quatro dias de festa, com direito a trio elétrico, desfiles, concursos, brinquedos gratuitos e distribuição de pipoca e doces para a criançada. Os eventos acontecem na Praça Central, de 2 a 5 de março, sempre a partir das 16h.

A noite de Sábado de Carnaval (2), foi reservada aos desfiles de blocos. Na tarde de domingo (3), a praça vira território infantil, com diversas atrações livres para todas as idades. Música ao vivo e mais brincadeiras acontecem na segunda-feira (4). Já na terça-feira (5), último dia oficial da folia, o destaque fica por conta do Concurso de Fantasias.

*Com informações das assessorias de imprensa das Prefeituras de Itapetininga, São Roque, Tietê, Alambari e Jumirim.

Galeria

Confira a galeria de fotos